quinta-feira, 27 de novembro de 2025

 NA CEIA COM AMOR


Ainda nem dois mil anos se passaram e na igreja continua a haver divisões, discussões doutrinárias, egoísmos...e a santa Ceia do Senhor é comida indignamente! Aliás...já não fazem Ceia nenhuma, porque os membros pouco se conhecem, principalmente nos cultos das mega-empresas eclesiásticas...e dinásticas, a Ceia já não é comida em conjunto entre irmãos, apenas é celebrada com um pedacinho de pão e um golinho de vinho; em muitas até só se celebra com sumo de uva, à laia de faz-de-conta. O catolicismo romano ensina a doutrina da transubstanciação mas são eles os únicos a adoptá-la, também serão os únicos a prestar contas a Cristo por ela.

As divisões continuam e os rituais instalam-se, a beleza, a pureza e a simplicidade da Ceia perdeu-se e o seu significado foi reduzido a um ritual e a um hábito. A memória do sacrifício e morte do Senhor Jesus, o porquê dele ter acontecido e o necessário discernimento sobre o Corpo de Cristo, foi-se diluindo com o tempo a passar.

No fundo percebo que, a falta de amor de uns pelos outros, fazia e faz haver divisões, e egoísmos nas reuniões e celebrações da santa Ceia, se houvesse um só Espírito e uma só fé, essas coisas não aconteceriam.

Por exemplo: em Corinto no tempo do apóstolo Paulo, a memória do Senhor Jesus não acontecia na celebração da santa Ceia nem a lembrança da Sua crucificação e morte estavam presentes nas suas mentes; eles comiam-na e bebiam-na uns contra os outros e sem esperarem uns pelos outros, por isso alguns membros eram fracos, doentes e outros até já tinham morrido. O apóstolo Paulo instruiu-os e admoestou-os por não terem amor uns pelos outros; e também pela falta de discernimento que demonstravam pelo Corpo do Senhor.

A santa Ceia deve ser celebrada com amor e fraternidade – 2 Pedro 1:7 – e não cada um servir-se de forma egoísta deixando os outros sem nada; sem pensarem nas necessidades de cada um. Mas isto foi há quase dois mil anos atrás. A igreja estava a ser implantada, sobretudo no meio pagão; o Novo Testamento estava a escrever-se e a desenrolar-se e as pessoas, muitas vezes, não sabiam o que fazer nem saber o que era e não era pecado. Mas quase dois mil anos passados, a igreja comporta-se agora pior do que no tempo dos apóstolos, pois está tudo escrito, revelado e à disposição e também à distância de um click. Até parece que quando a Palavra de Deus se disseminou, serviu para a multiplicação de doutrinas e credos divisórios, adaptações, deturpações, rituais e tradições humanas e práticas religiosas que se afastaram da Palavra de Deus. Surgiram nova denominações e dogmas; há mais desamor e mais desarmonia e também menos desculpas para haver esta salada de “evangelhos” e pecado, pois está tudo escrito e à mão. Até penso que há muito ditos cristãos que acreditam que no tribunal de Cristo, poderão debater com Ele quanto à sua salvação, o que é um engano terrível.

Se a Palavra de Deus nos informa que é para celebrarmos a santa Ceia em memória do Senhor Jesus, do Seu sacrifício, anunciando a Sua morte até que Ele venha, porque é que inventam outras coisas? Se tudo o que foi escrito, o foi de modo a que possamos discernir o corpo do Senhor, que nos liberta do pecado e das doenças e enfermidades, porque é que continuam a ignorar isso? - Isaías 53:4; Salmo 103:3; 1 Pedro 2:24.

Não terem fé para crer, é uma coisa...ainda há esperança, sempre podem pedir ao Senhor: aumenta a nossa fé!...mas por causa disso, sobreporem à Palavra de Deus outros ensinamentos....é outra coisa!

Porque é que discutem como estaria presente o Senhor, na celebração da santa Ceia? Isto é o que me causa mais perplexidade...então os cristãos não sabem isto que está escrito?:

E aquele que se une ao Senhor é um só espírito.” - 1 Coríntios 6:17.

E vós sois o corpo de Cristo, e cada um de vós, em particular, é membro dele.” - 1 Coríntios 12:27.

Ora, vós não estais na carne, mas no Espírito, se de facto o Espírito de Deus habita em vós; e, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse não é dele.” - Romanos 8:9.

Ainda continuam a discutir a Presença do Senhor na santa Ceia? Então não sabem que a igreja é o corpo de Cristo? Deus tem morada em nós, porque somos santuário de Deus santo e sagrado:

Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. O Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.” - João 14:23.

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” - 1Coríntios 3:16.

Será que a igreja pode concentrar-se em crer no que diz a Palavra de Deus?

Nós fomos baptizados na Sua morte, para vivermos uma vida nova e fomos crucificados com Ele - Romanos 6:4 – para sermos justificados, santificados e para vivermos uma vida santa; porque se o Cabeça é Santo, o Seu corpo, a igreja, é também santa e cada membro dela também o é. Porque é que se continua a agir como se isto não fosse verdade?

Toda a cristandade afirma que a Ceia é santa e no entanto, na sua maioria, afirmam-se pecadores...mas julgam mesmo que pecadores podem participar, mesmo com subterfúgios de última hora com confissões apressadas, da santa Ceia do Senhor e não serem condenados?

Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para a sua própria condenação.” - 1 Coríntios 11:27-31.

É o que eu chamo: a incongruência dos incongruentes! Penso que a cristandade ao dizer-se pecadora está a julgar-se muito humilde na Presença de Deus e acabam por se comportarem como pecadores: a boca fala do que está cheio o coração. - Mateus 12:34.

Mas voltando ao apóstolo Paulo, ele diz claramente que, a forma indigna e sem discernirem o corpo do Senhor ao celebrarem a santa Ceia, fez alguns ficarem fracos, doentes e até morrerem mas se se examinassem não teriam obtido juízo.

Na Bíblia quando alguém morre no Senhor, adormece, não morre, porque está vivo apenas está a aguardar a vinda do Senhor Jesus, e crê que vai ressuscitar para a glória:

Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?” - João 11:25,26.

Você crê em tudo o que citei da Palavra de Deus?

Se cremos, sabemos que não morremos; esta promessa que o Senhor nos fez, é o fundamento do Cristianismo.

O Senhor Jesus está presente em nós... e na igreja quando celebramos a santa Ceia: Pois onde se reunirem dois ou três no meu nome, ali Eu estou no meio deles”. - Mateus 18:20 - isto deveria acabar com essas divisões sobre a Presença do Senhor na santa Ceia, de uma vez por todas.

E é por isso que o apóstolo Paulo, admoestou os coríntios, por eles celebrarem a santa Ceia indignamente e sem discernimento sobre o corpo de Cristo, o que fez com que alguns fossem fracos, doentes e também já terem morrido.

Temos de santificar o Nome do Senhor Jesus nas nossas vidas e crer no que está escrito.

Creia na Palavra de Deus, no que ela nos diz e nas promessas e bençãos que já temos. Um caminho livre e santo, é um caminho sem doenças e paz com Deus, porque estamos a viver a Graça de Deus, este é um caminho garantido. A nossa fé é a certeza do que esperamos.

De facto, o amor é uma força divina! O amor é uma palavra difícil de explicar no mundo e também ao mundo! Mas vejo que, ela é a própria essência do Senhor; o motor da santidade, a força que nos impulsiona a trilhar o caminho correctamente e ainda é o mandamento de Deus.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

 1 Coríntios 1:1,2


Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...”. - 1 Coríntios:1 1,2.


Tanta coisa é dita, nestes dois primeiros versículos de 1 Coríntios! Muitos mistérios são revelados.

O apóstolo Paulo escreveu que, foi enviado – ou apóstolo – pelo Senhor Jesus pela vontade de Deus, para proclamar o Evangelho.

Paulo quis dizer que não foram os apóstolos, que andaram com o Senhor Jesus que o enviaram; não foram outros discípulos ou pastores que o enviaram mas quis deixar bem claro, que foi o Senhor Jesus que o fez apóstolo e o enviou.

Quando se tem um encontro com o Senhor, nunca mais o esquecemos e a lembrança desse encontro, há medida que percorremos o caminho, fortalece a nossa fé. Eu volto lá a esse encontro, muitas vezes, isso faz-me andar humildemente com o meu Deus, porque sei muito bem quem eu era, antes de me converter.

O apóstolo Paulo, escreveu esta carta à igreja que estava em Corinto. A igreja é sempre a mesma, os locais onde ela está é que mudam. Entretanto de há uns séculos para cá, parece-me que acontece o contrário: a igreja é que muda e os locais onde estão implantadas pouco interessam!

O apóstolo não se dirigiu à igreja metodista que estava em Corinto; ou à igreja pentecostal, ou ainda há igreja católica-romana, luterana, presbiteriana, baptista, eu sei lá que mais...as placas das igrejas não salvam ninguém! No tempo de Paulo, uns diziam-se de “Paulo” e outros de “Apolo”, outros de “Pedro” e ainda outros de Cristo. De lá para cá, as coisas agudizaram-se! Os homens gostam de dividir para reinar!

Mas Paulo admoesta-os por causa dessas divisões, dirigindo a sua carta aos: “santificados em Cristo Jesus” e isto é, sobretudo hoje em dia, uma revelação poderosa! Esta é a obra que só Deus pode realizar, e Ele realizou-a indo para a cruz... por mim, por si, e por quem O receba. - João 1:12; repare-se que, Paulo não se dirigiu aos pecadores que estavam em Corinto mas aos santificados pelo Senhor Jesus, por causa Dele é que podemos ser santos; foi por causa disto que Ele entrou no Santo dos santos triunfante, abrindo-nos um caminho novo. Não nos podemos esquecer que o Santo é o Senhor Jesus e o santos, somos nós cristãos, purificados e santificados pelo Seu sangue, porque sem derramamento de sangue não há perdão. - Hebreus 9:22. Nós cristão, devemos ver estas coisas desta maneira.

Só Ele pode fazer com que nasçam filhos de Deus! Quando leio que a religião produziu mais um “santo” por decreto, percebo que abandonaram há muito o temor a Deus. Mas o Evangelho de João 1:1-3, revela-nos que não nascemos por descendência de sangues, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de homem algum, mas nascemos de Deus, porque o Senhor Jesus deu-nos esse direito a nós que, pela fé cremos Nele.

Neste início de carta, também ficamos a saber que, além de sermos santificados em Cristo, também fomos chamados para sermos santos, isto não é exactamente a mesma coisa: na santificação a obra é totalmente feita pelo Senhor; mas na santidade a nossa colaboração é muito importante e necessária, para não cairmos nas armadilhas e tentações do diabo:

Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” -2 Coríntios 7:1.

O apóstolo Paulo só invocava o nome do nosso Senhor Jesus, Senhor deles e nosso. Não há outro Senhor em toda a Bíblia!

Tenho falado muitas vezes sobre a santidade que o Senhor Jesus requer de nós, esta é uma questão fundamental para se ter comunhão com o Senhor e se ter o Seu poder, pois sem santidade há-de haver quem diga: Senhor, Senhor...mas não entrará no Reino dos céus – Mateus 7:21; temos de zelar para corresponder ao nosso chamado e fazer a nossa parte.

A Sua igreja tem de ser santa, porque Ele é Santo e é a autoridade máxima da igreja; assim cada membro da Sua igreja, tem de ser santo. A santidade não é um título que alguém se acha no direito de usar; é antes uma condição espiritual.

O cristão, invoca o Nome Santo do seu Senhor!

Não invocamos o nome dos apóstolos, não invocamos o nome de Maria; não invocamos o nome da instituição/denominação religiosa; só invocamos o Nome de Jesus para a salvação, porque o apóstolo Pedro pregou que: não há outro nome dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos. - Actos 4:12; é por causa do Senhor que somos enriquecidos em tudo: em toda a palavra e em todo o conhecimento.

Portanto: o temor ao Senhor é para nós uma reverência que Lhe devemos por Ele ser Deus. Parece-me que há cristãos, mais reverentes ao seus patrões terrenos do que ao Senhor. Ninguém quer chatear o seu patrão e muito menos que ele o despeça; mas parece que é o Senhor que os tem de servir e não o contrário.

À medida que vamos conhecendo o Senhor, de coração sedento Dele, a reverência também é um estado de paz: Aquele que abandonou temporariamente a Sua glória para se fazer servo e morrer na cruz, tornando-se pecado por nós, para que Nele nos tornássemos justiça de Deus – 2 Coríntios 5:20 – é assim que ficamos a saber que, o maior acto de amor é também o maior acto de justiça, feito pelo Senhor...por nós; a justiça de Deus Pai cumpriu-se no Filho...observo que esta verdade cristã, parece uma loucura a muitos cristãos, sedentos de serem abençoados pelo Senhor mas catatónicos quanto à santidade por Ele requerida, desconfio que é por se dizerem pecadores, que julgam que se ilibam da santidade, que pensamento desastroso!

Quanto mais conhecemos o plano de Deus para os homens, mais magistral o achamos, e esse plano foi realizado pelo Senhor Jesus, o nosso Salvador...quem O conhece, conhece o Pai, quem O vê, vê o Pai. Amém.

terça-feira, 18 de novembro de 2025

 HEBREUS - 3 de 3


Glória a Deus, que nunca nos deixa desinformados acerca da Verdade!

Está escrito em Hebreus 9 :27,28: “E assim como está reservado aos homens morrerem uma só vez, e depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo- se uma vez, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O esperam para a salvação.”

Não há mais purificação após a morte terrena; não há nada dessas coisas, entre a morte e o juízo, e as doutrinas que dizem o contrário, estão erradas, são mentirosas e enganadoras. Milhões de almas enganadas acreditam nesses ensinamentos mas eles não são bíblicos; mesmo que usem de artifícios e purgas, tais ensinamentos prometem o que não podem dar: a salvação!

A verdade em Hebreus 9, confirma o que está escrito no Salmo 49:7 a 9: “Homem algum pode redimir o seu irmão ou pagar a Deus o preço da sua vida, pois o resgate de uma vida não tem preço. Não há pagamento que o livre para que viva para sempre e não sofra decomposição.” e também: “...como o Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida de resgate por muitos.” - Mateus 20:28.


Só o Senhor Jesus pagou o preço na cruz: “Vocês foram comprados por alto preço...”. - 1 Coríntios 6:20; no entanto Ele foi traído por um discípulo Seu, que o vendeu por trinta moedas de prata à religião e os religiosos entregaram-No aos romanos, para eles O executarem.


Quem morre pecador, fica pecador...não entrará no Reino dos céus. Não importa a instituição/denominação religiosa a que pertença, nem o que ela o ensinou; qual a sua importância no mundo e qual a sua antiguidade, se o ensinaram de que há mais purificação após a morte terrena e ainda poderá ascender aos céus, esse está perdido!

A Bíblia é a Palavra de Deus e ela afirma que todos nós temos a obrigação de conhecer o nosso Deus...e de lhe obedecer com temor e tremor. E que o temor é a chave da sabedoria: quem procura...encontra! - Provérbios 9:10 e Tiago 1:5 a 8.


A Verdade, nestes tempos de apostasia, pouco interessa verdadeiramente às pessoas. Muitos julgam que a Verdade “serve” para mim e até ficam muito felizes por mim, mas não serve para eles. Muitos pensam que é uma muleta para pessoas fracas e isto é orgulho; para outros é o preconceito de acharem que: vão pensar deles o que eles pensam de nós cristãos; ou então, que há muitos tipos de Cristianismo, uns mais permissivos que outros e calha sempre pensarem que a Verdade “não é bem assim”. Até já ouvi dizerem que o “Jesus deles é mais misericordioso do que o meu”...incrível... quando se sabe dos adultérios, das fornicações, das hipocrisias, das mentiras...etc, mas vai-se lá convencer alguém, do que ele não quer ser convencido?

Ai o amor...tem sido muito deturpado, creio eu! O amor tem de estar colado com a justiça; sem ela, o amor é permissivo e a justiça sem amor, é desanimadora, legalismo. Leia-se o que diz 1 Coríntios 13:4 a 7 - O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura os seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

E agora leia-se, o que diz Hebreus 12:5,6 - Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que Ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho.”

Só nestas duas passagens bíblicas, ficamos a saber que: Deus disciplina, repreende e castiga quem ama, como um Pai aos Seus filhos. O amor sem a justiça, torna o filho mimado; e a justiça sem amor, torna o filho ressentido. O amor e a justiça têm de andar juntos, como vemos que andou o Senhor Jesus e os Seus apóstolos.

Muitas vezes a Verdade soa dura mas ela é sempre amorosa, pois o seu objectivo é que a alma se salve. Depois da pregação dura, escrita no capítulo 6 do evangelho de João, muitos discípulos, a partir daquela hora deixaram de segui-Lo. - João 6:66; 

Os nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.” - Hebreus 12:10. 


O Senhor Jesus virá na Sua glória, com todos os Seus anjos, ao som da trombeta de Deus e todo o mundo O verá. Será o segundo maior acontecimento mundial. Não é que já veio secretamente nem sem ser secretamente, porque no Dia em que Ele vier não passará despercebido mas antes todo o olho O verá, independente da sua religião, credo, doutrina, tradição, seja santo, seja ímpio ou pecador...todos O verão, no que será o segundo maior acontecimento da História humana: a segunda vinda do Senhor Jesus à terra!

Mas agora...Ele ainda espera o Dia em que os Seus inimigos sejam colocados debaixo dos Seus pés, porque onde os pecados foram perdoados, não há mais necessidade de sacrifício por eles.

Para quê sacrificar o Senhor várias vezes ao dia?

Para quê pagar-se o preço para tentar obter o que os homens não podem dar após a morte terrena, se Ele já pagou o preço da nossa salvação?

É facto, que agora não o vemos claramente, mas veremos face a face; é facto, que agora conhecemos em parte mas conheceremos o Senhor plenamente, como agora por Ele somos conhecidos – 1 Coríntios 13:12;

o apóstolo João escreveu: O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida. A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada.” - 1 João 1:1,2, isso acontecerá novamente e isso tem sido um grande conforto para mim!


O nosso espírito nasceu de novo; nós somos os adoradores que o Pai procura para O adorarmos em espírito e em verdade, porque a igreja é o santuário de Deus no templo que é o Seu Corpo. - João 2:19 a 21; 1 Coríntios 3:16; Gálatas 2:9; 1 Timóteo 3:15 e Apocalipse 3:12.

O cristão é peregrino na terra e já chegámos em espírito a Sião, à Nova Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo, apenas aguardamos a redenção do nosso corpo. - Hebreus 12:22 a 24 e Romanos 8:23, 24.


“visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.” - 2 Coríntios 7:1.

Por vezes Deus disciplina-nos e ela dói, mas Deus disciplina-nos para que participemos da Sua santidade. Há coisas que não são próprias para os santos e outras que embora lícitas, não nos convém.

Tudo neste mundo, vai ser removido para que permaneça o que não pode ser abalado: o Reino de Deus.


Temos de ter em mente, que: pecadores, não obtêm as bençãos de Deus! 

Pecadores deliberados, caem da Graça de Deus!

Precisamos muito de ler a Bíblia, pois a fé vem com o conhecimento de Cristo Jesus!

E que os Seus, Ele nunca abandonará.

Glória a Deus!

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

 HEBREUS - 2 de 3


O livro de Hebreus exorta-nos a amadurecer na fé e a crer plenamente na Palavra de Deus. E demonstra que apesar dos ensinamentos esquisitos que são transversais a toda a cristandade, uma vez salvo, não se está salvo para sempre; pessoas antes salvas caíram da graça de Deus por terem cauterizado as suas consciências e deliberadamente continuam a pecar. - Hebreus 10: 26,27; para esses, já não resta sacrifício nem serem reconduzidos ao arrependimento, pois crucificam de novo o Senhor, sujeitando-O à desonra pública. A cristandade é farta em terra que só produz espinhos e ervas daninhas, cujo fim é ser queimada. Mas a terra que absorve a chuva que cai frequente, dá colheita proveitosa e recebe a benção de Deus. Temos de ter fé no que Deus nos deu no Senhor Jesus, porque Deus jurou por si mesmo, que nos faria herdeiros junto com o Seu Filho e que nos deixaria a promessa da vida eterna. Glória a Deus!

Estas duas coisas: juramento e promessa, são imutáveis, tal como o Senhor é! É por isso que temos uma esperança firme, resultante do facto de o Senhor nos ter aberto o caminho ao entrar no Santo dos santos, sendo designado por Deus sumo-sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, o rei sacerdote do Deus Altíssimo. O seu nome significa – rei de justiça e rei de Salém, que quer dizer: rei de paz! Este Melquisedeque é semelhante ao Senhor Jesus, sem princípio de dias nem fim de vida. Isto significa que, houve sempre quem servisse a Deus, mesmo sem o sacerdócio levítico, que viria mais muitos anos mais tarde. Deus sempre reservou pessoas para O servirem, sem ter necessidade de Lei ou templo. E Abraão reconheceu a grandeza desse sacerdote-rei. Assim, o Senhor Jesus, feito à semelhança de Melquisedeque, foi feito rei de paz e o nosso sumo sacerdote para sempre na casa de Deus – a igreja – e foi descendente de Judá e não de Levi. A Lei teve o seu tempo e vigorou até à vinda do Senhor Jesus à terra, mas depois tornou-se inútil, porque o Senhor a cumpriu; a Lei serviu para ressaltar o pecado, mas é fraca e inútil quanto à salvação.

O Senhor Jesus veio para tirar o pecado do mundo, como Cordeiro de Deus. A Lei apenas cobria os pecados temporariamente, a Graça de Deus e o sacrifício do Senhor Jesus feito na cruz, é para sempre. O sangue puro do Senhor derramado na cruz, não cobre apenas os pecados mas remove-os para sempre. Antes da Sua vinda, havia sumo sacerdotes que cumpriam as suas obrigações no templo, em Jerusalém, ofereciam sangue de carneiros e bodes, no Santo dos santos, pelos seus pecados e pelos pecados do povo; mas o sangue do Senhor Jesus que veio até nós sem pecado, puro e imaculado, torna desnecessários mais sacrifícios de animais, pois o sacrifício Dele pagou o preço exigido pela justiça de Deus, a favor de nós os que cremos, e dando-nos o Seu Espírito Santo; por isso é dito: “Porei as minhas leis na sua mente e as escreverei no seu coração. Serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Ninguém mais ensinará o seu próximo nem o seu irmão dizendo: Conheça o Senhor, porque todos eles me conhecerão - João 8:19 e 14:23 – desde o menor até ao maior, porque Eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.” - Hebreus 8:10 a 13.

O apóstolo João, explica na sua primeira carta, que a unção que recebemos do Espírito, fica em nós e não temos necessidade de que alguém nos ensine mas que a Sua unção nos ensina todas as coisas e é verdadeira, devemos permanecer no Senhor Jesus. - 1João 2:27.

O mesmo apóstolo João, ouviu o Senhor dizer aos seus apóstolos, antes dos Seu sacrifício: “Permanecei em mim, e Eu em vós; assim como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podeis dar fruto, se não permanecerdes em Mim.” - João 15:4.


É o Espírito Santo que nos santifica, nos lava e nos regenera – Tito 3:4 a 7 – é devido a isso que somos santos e devemos manter-nos no caminho de santidade...com todas as nossas forças! A compreensão disto é muito importante, para que o cristão não caia da graça e dê ouvidos a rebeldes e desobedientes a Deus, a pseudo-profetas e pseudo-mestres. A plena compreensão da utilidade das duas alianças, é fundamental para a nossa vida, para que não pisemos o sangue do Senhor, que nos libertou do pecado e da morte.

O Senhor Jesus disse que era o Pão da Vida, comparando-o com o maná que alimentou os israelitas durante quarenta anos no deserto. No tabernáculo que os acompanhou, havia o lugar Santo, onde estavam o candelabro, a mesa e os pães da Presença. Tudo isto representava o Senhor Jesus, a Sua obra redentora e a Sua santidade: a Luz dos homens; o Pão da Vida e a mesa santa que representava a futura Santa Ceia do Senhor. - 1 Coríntios 10:21. Por detrás do véu, estava o Santo dos santos, onde ficava o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, também revestida a ouro. Foi neste lugar que o nosso Senhor entrou triunfante, abrindo-nos o caminho de volta à santidade e à Sua glória eterna. - Salmo 24:7 a 10 e Salmo 68:24 e Hebreus 4:14; por isto tudo, temos acesso ao trono da Graça, com toda a confiança, para recebermos graça e misericórdia no momento da necessidade. - Hebreus 4:16. Este é um versículo glorioso, pois revela-nos que temos acesso directo a Deus, não precisamos de outro mediador, intermediário ou clero, para chegar a Ele; é um versículo que tem firmado muito a minha fé em dias maus, porque sei que posso recorrer a Ele sempre que necessito, o Seu sangue puro derramado, derramou também esta enorme benção sobre todos os que Nele depositam a sua fé. Glória a Deus!

Tudo o que é sagrado teve sempre de ser purificado com sangue, agora percebemos o porquê de na antiga aliança as coisas sagradas terem sido aspergidas com sangue de animais, numa sombra do que viria a ser aspergido com o Sangue do Cordeiro de Deus: o Senhor Jesus.

Nesta nova aliança superior ainda vigora o sangue puro do Senhor Jesus.

A santidade e a eternidade são as marcas de Deus, portanto, tudo o que o nosso Rei e Senhor faz é divino.


domingo, 16 de novembro de 2025

 HEBREUS - 1 de 3

Hebreus é um livro extraordinário!

Por causa da missão salvadora do Senhor Jesus, realizada aqui na terra, este livro remata e explica que, o judaísmo acabou e o porquê de ter acabado.

Este é um livro pouco lido por aqueles ditos cristãos, que querem voltar às sombras da Lei e/ou apoiam aqueles que ainda querem perpetuar, uma aliança antiquada e que já terminou na vinda do Senhor Jesus. - Hebreus 8:13.


Neste livro, ficamos a saber que, o Evangelho proclamado pelo Senhor Jesus, é a última palavra de salvação e a última aliança de Deus dada aos homens: a revelação do mistério oculto desde os tempos eternos, revelada e manifestada pelo Senhor Jesus vindo à terra, na plenitude dos tempos. E não deixa de ser bastante sugestivo que, Ele tenha vindo, exactamente quando o povo de Israel vivia oprimido e ocupado pelo império romano. Eles precisavam de libertação da opressão e esperavam o Messias que os libertaria, mas nunca imaginariam que o Rei guerreiro que esperavam que os libertasse, fosse pendurado numa cruz romana; e muito menos, que esse Messias fosse a figura principal de toda a História humana.


Continua a ser um mistério para os homens, como é que Deus, mesmo despido da Sua glória, a resplandece? - Hebreus 1:3. Como é que o Senhor Jesus criou tudo pela Sua Palavra e tudo sustenta pela mesma? Como é que ressuscitou dos mortos, por receber autoridade de Deus para o fazer, sendo Ele próprio Deus? Como pôde o espírito do Senhor ser revestido pelo Espírito Santo, se ambos são o mesmo?

Todo o homem, nesta vida, pode dar a sua vida, digamos...pela sua família, por um amigo, por uma causa ou até mesmo suicidar-se, mas não consegue voltar à vida depois de morto, por si próprio. Mas o Senhor Jesus, deu a Sua vida e a retomou - João 10:17,18.

Penso que é assim, que a ressurreição de Cristo, é também, uma prova de que Ele é Deus!

No princípio do livro de Hebreus, isto fica bem explicado, para não se pensar que o Senhor Jesus é um anjo ou um homem que neste momento está sentado no trono de Deus na glória divina, porque o Seu trono é o trono que subsiste para sempre e só o Rei Eterno é que se pode sentar nele. - 1Timóteo 1:17 e 6:15,16. O Filho herdou tudo do Pai e reina para sempre. O Senhor Jesus é a “figura que parecia um homem” sobre o trono da glória, que os profetas Isaías e Ezequiel, viram; o Senhor Deus todo-Poderoso. É disto que eu creio que trata o primeiro capítulo de Hebreus.

O Senhor Jesus, é o que se pode ver de Deus; Ele é o Criador do universo – Hebreus 1 10,11 – a expressão exacta do Ser Deus – Hebreus 1:3 – e Nele está todo o poder – Hebreus 1:3. No Apocalipse, o Cordeiro está no centro do trono de Deus – Apocalipse 5:6 – Ele tinha sete chifres – poder divino – e sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra – toda a plenitude de Deus. E Ele aguarda que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos Seus pés. Mas depois do juízo final e após a redenção da igreja – Apocalipse 22:5 - o Cordeiro desaparece e fica só o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas – 1 Pedro 1:11 - que, “enviou o Seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” - Apocalipse 22:16.


Este mundo envelhecerá e desaparecerá enrolado como um manto, pelo Senhor Jesus, mas Ele permanecerá o mesmo, eternamente – Hebreus 1:13 e 13:8.

Vivemos na matrix de Cristo, e ao que se sabe e alguns viram, é que Ele morreu na cruz e nela estava “tão desfigurado que se tornou irreconhecível como homem” - Isaías 52:14 – e não se via a sua coroa de honra e glória, apenas uma coroa de espinhos. Mas o cristão, quando olha para a cruz com os olhos da fé, vê o seu Rei Vencedor, Perfeito e Glorificado, o nosso Salvador Eterno; não O vemos desfigurado e derrotado; vemos que o Filho de Deus começou a reinar e trouxe-nos a Sua graça gloriosa, libertadora; saímos do reino das trevas e fomos para o Reino da Luz Eterna. Destronou todos os seus inimigos com a Sua espada- o Evangelho. Ele reina na casa de Deus – a igreja – e todos ouvimos a Sua voz e não devemos endurecer os nossos corações ao ouvi-la...é a Ele que devemos temor!


As coisas espirituais são entendidas espiritualmente. O “descanso de Deus”, não é “guardar o sábado” como o dia da semana quando não se trabalha...mas a entrada na glória depois Dele ter criado novos céus e nova terra onde habitará a justiça. Quando o Senhor acabou de criar este universo, no sétimo dia descansou; novamente Ele criará novos céus e nova terra que serão eternos e nós entraremos no Seu descanso eterno. - Hebreus 3:6. Na Sua justiça, muitos não entrarão, porque foram incrédulos, negligenciaram a salvação oferecida, proporcionada pelo Senhor, a Palavra viva e eficaz, a Palavra que separa a vida da morte, e nada está oculto aos Seus olhos, é por isso que Ele disse que veio trazer espada...divisão! Mas para os Seus, Ele abriu o caminho no Santo dos santos, Ele que é a fonte de salvação eterna, para todos os que lhe obedecem. - João 7:37 e Jeremias 2:13.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

 PESCADINHA DE RABO NA BOCA

Nestes tempos de apostasia, os poucos que verdadeiramente se interessam pelo Senhor Jesus e ainda estão a cirandar pela cristandade, devem sair dela e agarrarem-se à fé no Senhor Jesus e na Sua Palavra. Ele é a Verdade e esse conhecimento trás responsabilidade espiritual.

A cristandade é prolifera em guerrilhas denominacionais e em doutrinas “milenares” e muitas outras semelhantes que, não têm a mínima importância para a salvação das almas dos crentes, apenas levam a controvérsias e contendas que só levam ao...pecado...é o que creio!


O rei David lutou muitas batalhas e foi um estadista enquanto reinou, no entanto pediu ao Senhor Deus: “E vê se há em mim um mau caminho, e guia-me pelo caminho eterno!” - Salmo 139:24.

Creio eu que, este deve ainda ser o parâmetro cristão!

E não é nada fácil mudar, quando somos confrontados; é uma questão de percepção sobre nós próprios e do que aprendemos ao longo da vida e que o Senhor começa a desconstruir. Um dia, Smith Wigglesworth, um pregador da Palavra de Deus do século passado, disse que: “A vida do Senhor Jesus devora tudo o que não é essencial”, e o que é essencial no Cristianismo? É, amar o Senhor Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças e amar o nosso próximo como a nós mesmos. Parece tão fácil, mas não é, por isso precisamos de empregar todas as nossas forças! Dentro de nós há barreiras, que nem sabemos que existem. E quando nos confrontamos com coisas que o Senhor disse, como por exemplo, o que está escrito em Lucas 6:27-36, é que percebemos a dificuldade e porque também disse que, sem Ele nós não podemos fazer coisa alguma – João 15:5.

É tão difícil renovar a nossa mente e conformá-la ao que está escrito...! Não basta dizer que temos a mente de Cristo – 1 Coríntios 2:16 – só porque compreendemos as coisas espirituais, até porque é o Senhor Jesus, pelo Seu Espírito, que nos revela tudo, de modo a que possamos renovar a nossa mente...é uma pescadinha de rabo na boca!


É verdade que, o Senhor Jesus procurou sempre um povo que fosse consagrado a Ele e santo, que lhe obedecesse. O Senhor foi sempre bondoso – Romanos 2:4 – paciente e disciplinador, para que se salvassem. Quando a maioria do povo judeu se apostatou, o Senhor disse-lhes: “Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.”- Mateus 21:43; e avisou-os: “Saiam dela”; da Jerusalém terrena e aspirem pela Nova Jerusalém, a cidade do Deus vivo. Mas eles...mataram-no – Actos 2:22,23.

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim e nenhuma árvore ruim dá fruto bom – Mateus 12:33. Mas o que fazer quando o mal se disfarça de bem? Temos de fazer o que o Senhor Jesus recomenda: “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.” - João 7:17.

E qual é a vontade de Deus? A mim parece-me que é: Sejam santos em tudo o que fizerem...sejam santos, porque eu sou santo – 1 Pedro 1:6 e Levítico 11:44 - “Vocês precisam de perseverar, de modo que quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará”. - Hebreus 10:36.

Sei que só quem é santo é que se salvará, “Pois é da vontade de Deus que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”. -1 Tessalonicenses 4:3; “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” - 1João 2:17.


Para mim está muito claro: a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade – 1 Timóteo 2:3 a 6 – e a verdade é o Senhor Jesus – João 14:6 – que é Santo e portanto nós também devemos ser santos, para que possamos alcançar a vida eterna, nessa esperança fomos salvos. - Romanos 8:24 – esta, é outra pescadinha de rabo na boca.


Não dá para contornar: “Sem santidade ninguém verá o Senhor.” - Hebreus 12:14; pois é Ele que se revela a nós e é pelo Seu Espírito que somos guiados em toda a Verdade. Todo o nosso esforço deve ser empreendido para conhecermos o Senhor Jesus, que é o tema principal da nossa Bíblia, termos fé Nele e na Sua promessa da vida eterna. Mesmo errando algumas vezes, o nosso íntimo é o que o Senhor Jesus vê, por isso comecei este texto com o salmo escrito pelo rei David – Salmo 139:24, que pediu ao Senhor, para que Ele visse se havia nele algum caminho mau e o guiasse no caminho eterno, e o Caminho é o Senhor, a Verdade e a Vida; tudo o que Ele nos ensinou, leva-nos a trilhar o caminho eterno. Não devemos negligenciar tão grande salvação.


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

É RADICAL? NÃO, É O EVANGELHO!


É facto que os meus últimos textos têm sido muito focados a desmitificar assuntos que considero muito importantes, para o caminhar cristão: o crente que se diz santo e que por isso se consagra a Deus; o facto de que só há um caminho e um Nome que leva à salvação: Jesus!; e que é o nosso Senhor Jesus quem virá julgar a humanidade toda: uns ressuscitarão para a vida eterna e outros ressuscitarão para a condenação, apenas pelo mal que fizeram e não porque Deus os destinou a ela, fizessem eles o que fizessem. - João 5:29.


A simplicidade do Evangelho, por vezes pesa em mentes, digamos, mais delicadas, desejosas de aligeirar as partes mais “cruas” e assim florear aquilo que consideram inapropriado para os tempos actuais. É por isso que versículos radicais como os de 2 Tessalonicenses 1: 8 a 10: “Ele punirá os que não conhecem Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que Ele vier para ser glorificado nos seus santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram no nosso testemunho.”, são evitados nos actuais cultos onde se esforçam por pregar que Deus é amor, esquecendo-se de que Ele também é Justiça e Santidade.


A mim parece-me que o cristão esqueceu-se do testemunho dos primeiros cristãos, que ao contrário do que se pensa, nunca foram apaparicados com conforto, regalias mundanas e vida fácil. Todos querem ser o apóstolo Paulo, mas ninguém quer passar pelo que ele passou, para ser “aperfeiçoado” e alcançar o alvo da sua fé – Filipenses 3:10 a 15.


Deus é amor e é verdade, Deus deu o Seu Filho Único para quem Nele crer não morra eternamente. Mas o Senhor Jesus já veio, já morreu na cruz e já ressuscitou, deixando-nos a esperança da vida eterna: “Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” - Marcos 16:16. Cabe agora a nós, fazer a nossa parte e amá-Lo com todas as nossas forças e entendimento.

Mas Deus também é Justo e Santo. Toda a justiça tem uma lei e punições para quem desobedece; e a lei de Deus é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.” - Lucas 10:27.


Tenho ouvido muitos dizerem que já abdicaram de muitas coisas, algumas bem prazeirosas, por causa de Jesus...abdicaram?...de quê?...talvez de coisas que Deus não se agrada? Coisas prejudiciais aos santos – Efésios 5:3; desconfio logo que algo está errado, quando um cristão diz que “abdicou de algo por causa de Jesus”...o Senhor Jesus é que abdicou da Sua glória para vir até nós e morrer na cruz, para nos substituir e abrir o caminho de volta à vida eterna, portanto sejamos agradecidos e fiéis e tenhamos temor, porque Ele é que virá julgar todos no último Dia. É Ele que punirá os que não conhecem Deus e não obedecem ao Seu Evangelho.

Mas porque é que Deus condena quem não O conhece? Então têm culpa de não O conhecerem, se ninguém foi pregar para eles? E lá vêm com a conversa das pessoas que não nasceram no Ocidente, ou em culturas em que a Bíblia é proibida, etc, etc. Isto é o que chamo: engessar Deus e chamá-Lo de injusto, como se Deus só levasse em conta os ocidentais; e como se Deus não tivesse poder nenhum. Aliás...a maioria dos ocidentais não quer conhecer Deus ou contenta-se com um “jesus” fraquinho e tolerante com o pecado e está-se nas tintas para o que está escrito na Bíblia, que é um livro difícil de entender, escrito por pastores de cabras e violento... que para o caso, tem de ser actualizada e modernizada para se conformar aos costumes e moral vigentes mais elásticos e tolerantes. Os ocidentais estão de tal forma afastados da justiça de Deus, que o pecado já não é pecado, antes é reformulado de modo a dizer-se que alguém errou o alvo. Mas se errou, é porque alguém estabeleceu o que deveria ser o “alvo” certo, não é? Mas quem diz o que é o certo ou errado?

A inteligência artificial, na cristandade está a ganhar terreno no coração das pessoas e isto é obra do diabo. A inteligência artificial rapidamente está a tornar-se um deus: pergunta-se e ela responde, e essa voz é ouvida; ela diz o que é certo e errado, e o pecado foi atirado para as catacumbas dos tempos.


Mas Deus não muda; o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e não vai ser um algoritmo que O destronará no último Dia. Sim...as pessoas querem respostas às suas questões, de preferência sem fazerem esforço e sem abdicarem de nada, mas irão ter de prestar contas a Ele...creia Nele ou não creia! E não conhecem Deus porque não querem, porque desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, o seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos foram vaidosos e o coração ignorante deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.” - Romanos 1:18 a 23, é o que disse o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo.


Quanto aos que não obedecem ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo, a resposta é o próprio Senhor que a dá: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsámos demónios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” - Mateus 7:21 a 23.

Esperem lá...estes tinham dons dados pelo Espírito Santo e não estão salvos? Mas está escrito em Hebreus 6:4: “Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.”: aqui está a resposta! Usaram indevidamente as coisas espirituais de Deus, sem amor, e caíram no pecado. Parece-me que há pessoas que só pensam nos seus ganhos e benefícios ao fazerem a “obra”. Pensam que o poder que têm os isenta de prestarem contas a Deus. Já não fazem as obras por amor ao Senhor Jesus, dizem que tudo o que fazem é para Jesus mas não é verdade, é para eles próprios e para os seus descendentes; levam grande parte dos cultos que fazem a pedir dízimos e ofertas e a forjar formas de sacar mais dinheiro aos seus seguidores. Mercantilizam a Palavra de Deus e assim não estão salvos.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

 A PAZ QUE EXCEDE


Em Efésios 1:3, o apóstolo Paulo revela-nos, que Deus nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Estas bençãos, só Deus nos pode dar; coisas que só Deus por intermédio do Senhor Jesus, pode fazer por nós; coisas maravilhosas com o Seu cunho eterno: a Sua Graça, fé, unção do Seu Espírito, paz, sermos chamados filhos de Deus, a salvação e redenção, purificação, justificação, dons, a nova aliança no sangue do Senhor Jesus, enfim, tudo o que precisamos para a vida e para a piedade – 2 Pedro 1:3 – isto é, para desejarmos viver na Sua Presença e de forma que tenhamos revelação do Senhor. Esse é o lugar onde quero estar, onde o meu coração glorifique o nosso Senhor, onde tudo flui e a fé é viva, onde ouço a voz de Deus. Somos chamados quando ouvimos a Sua voz – Hebreus 1:1 – a voz que muitas vezes, o Senhor Jesus disse que teríamos de ter ouvidos para ouvir.


Quem nasce de novo, não tem vontade de pecar – Romanos 6 – quer consagra-se a Deus e ser santo. Os nossos pensamentos, actos e intenções do coração, têm de ser levados cativos a Cristo, como fazia o apóstolo Paulo, e também temos de nos oferecer num sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o nosso culto espiritual. - Romanos 12:1.

Tem de haver uma separação entre o mundo e o Reino da Luz e a Palavra é que separa, pois “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, e ela penetra até ao ponto de dividir alma e espírito – alma que tem de ser renovada e o espírito é que nasceu de novo – juntas e medulas – o que está debaixo da nossa pele – e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante Daquele a quem havemos de prestar contas.” - Hebreus 4:12,13. É este o temor sábio e santo que nos faz querer estar na Presença de Deus, para que o Seu Espírito nos revele mais do Senhor Jesus, para que o Seu amor e unção flua mais em nós. Todos os nossos pensamentos são para Ele. É a Palavra que separa o trigo do joio; o santo do pecador; o crente do descrente; o que é santificado do que é profano;  o Espírito de Cristo dá vida, o mundo dá a morte:


Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” - Romanos 8:5,6.


O Senhor Jesus disse que veio trazer espada à terra – Mateus 10:34 – e a Sua Palavra é a verdade que Ele personifica; tudo o resto é mentira e é o Seu Espírito que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.


O amor do Senhor é para que possamos ser santos e entrarmos na Sua glória eterna; é para que tenhamos uma fé viva, de modo a podermos aproximar-nos do Seu trono da Graça com toda a confiança – Hebreus 4:16 – o trono do nosso Rei amoroso e misericordioso. Se assim não fosse, porque teria Ele então, morrido na cruz, para nos substituir? Maior amor tem aquele que dá a sua vida pelo seu irmão. É o Senhor que nos leva para aquele lugar de paz, que excede todo o entendimento, de onde não queremos sair. O apóstolo Paulo quando foi arrebatado ao terceiro céu, escreveu: Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.” - 2 Coríntios 12:2; são coisas que acontecem e que excedem todo o entendimento, apenas sei que acontecem coisas quando adoramos o Senhor, que não se conseguem explicar.

O amor do Senhor rodeia-nos, transforma-nos e expulsa todo o medo, além disso, faz com que tenhamos sede Dele, o nosso íntimo percebe que pertencemos a Ele:“Quem tem sede venha a mim e beba...”. E não teremos mais sede, porque a água que Ele nos dá, torna-se em nós uma fonte a jorrar para a vida eterna. - João 4:13. Gosto de pensar nestas coisas e ter vislumbres do que está por vir!

O nosso Rei Santo, diz hoje: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava a se referir ao Espírito, que mais tarde receberiam os que Nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.” - João 7:38, 39. O nosso espírito recebe o Espírito Santo que glorifica o Senhor Jesus e nos guia em toda a Verdade, o tempo todo. O nosso espírito pulsa com a nova vida e a nossa alma vai-se renovando com a Palavra de Deus, que nos dá conhecimento e sabedoria; Deus já nos abençoou com estas coisas celestiais em Cristo. E a nossa vida pulsa com uma esperança viva, uma certeza de fé viva, confiante nas Suas promessas. Nesta esperança fomos salvos!


Tu me fizeste conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua Presença, eterno prazer à tua direita” - Salmo 16:11.


quinta-feira, 6 de novembro de 2025

A PAZ PÔDRE

Quando se simplifica tudo o que acontece no mundo e o que a Bíblia nos informa e ensina, fica mais fácil de entender espiritualmente os acontecimentos. 

O padrão do mundo é o domínio do próximo e o pecado! Por exemplo: o Manuel tem armas poderosas, nucleares, para se defender do Joaquim, que também tem armas poderosas e nucleares. O Manuel diz que não as quer usar e o Joaquim diz exactamente o mesmo; o Manuel diz que quer a paz com o Joaquim e o Joaquim diz que quer a paz com o Manuel. 

É caso para se perguntar: Porque é que então, se ambos querem a paz e não desejam utilizar as suas armas poderosas e nucleares, porque é que  as têm? E buscam ter mais? Para nos defendermos, dirão. Mas se dizem que não as querem usar, do que têm medo?

Penso que a resposta é: porque são ambos mentirosos e ambos querem dominar-se um ao outro. Porque cobiçam e invejam os bens que ambos têm e querem apropriar-se deles pela força dado que sem empregarem a força não conseguem obter nada. 

A Bíblia expõem sem máscaras, a natureza pecaminosa do ser humano caído: "Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias." - Mateus 15:19.

O Senhor Jesus veio mostrar-nos que é possível viver-se uma vida plena, santa e em paz, na verdadeira paz; mas o ser humano caído não consegue viver assim, sem conflito, guerras, destruição, roubos, homicídios, porque vive debaixo da influência mentirosa do deus desta era: satanás!

"Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas." - Lucas 6:43,44.

Portanto, nem o Manuel nem o Joaquim querem viver em paz um com o outro; querem dominar-se porque ambos cobiçam os bens de cada um; porque ambos são orgulhos e ambos ambicionam ser os maiores reis do mundo, dominar tudo e todos a seu bel-prazer. O orgulho é sempre competitivo!

Outro exemplo: Um americano, um europeu, um africano e um asiático, estavam todos a bater trigo com um pilão, para obterem farinha. Todos tinham força suficientes para o fazer, uns mais lentos, outros mais rápidos, uns a bater com mais força, outros a bater com menos força, mas todos faziam farinha igualmente. Até que um deles, olhou discretamente para os seus companheiros e pensou: Sou mais inteligente do que eles, por que é não os domino, aproprio-me da sua farinha e os faço escravos a trabalharem para mim de graça? Mas como deviam estar todos a pensar o mesmo, uns conseguem defender-se melhor do que outros mas o conflito estala!

Toda a prosperidade de uns é devido ao domínio que tem sobre outros e o escraviza e se apropria dos seus bens. Quem tem menos escrúpulos, consegue enganar os outros durante mais tempo, mas não os engana o tempo todo... daí as guerras, os conflitos, as revoluções, os golpes de Estado, as insurreições...o caos! 

O ser humano caído gosta de dominar porque é um filho do diabo, e o diabo só veio para matar, roubar e destruir!

O que fazer? 

Bem...se a Bíblia informa-nos e ensina-nos que o ser humano é caído e nomeia as suas más obras e pior...não vai ao encontro do que eles ambicionam e querem fazer os outros acreditar, têm de fazer novas bíblias, com novas versões, que vão de encontro ao que o Estado, a seita, o clã, a sociedade maioritária, deseja implementar...para dominar o próximo.


sábado, 1 de novembro de 2025

 SANTI...QUÊ?


Praticamente todos na cristandade consideram-se pecadores e acham-se muito humildes por o verbalizarem e confessarem.

Mas o que diz a Palavra de Deus?

Primeiro, diz que o Senhor Jesus, foi entregue à morte pelos nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação. - Romanos 4:25 – Ele veio para levar os nossos pecados no madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; pelas Suas feridas fomos curados. - 1Pedro 2:24; todo o Evangelho significa isto: a boa-nova.


Se o Senhor Jesus morreu para que fôssemos santos, porque é que se dizem pecadores?


“De maneira nenhuma. Nós, os que morremos para o pecado como podemos continuar nele?...Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os vossos corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos vossos desejos...vocês foram libertados do pecado e tornaram-se escravos da justiça.” - Romanos 6:2,12,18.


Escravos? Escravos do pecado ou escravos da justiça!

Se o cristão diz que é nova criatura, a viver uma vida nova e na nova aliança por causa de Cristo Jesus, por que é que continua a dizer-se um pecador, a pecar como quando era velha criatura, a viver a antiga vida e não se diz santo como é Santo o seu Senhor? Porque não vive uma vida santa, como Ele manda?


“Mas, assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. - 1Pedro 1:15,16.


E então? Continuam a dizer que são pecadores?


“E ali haverá uma grande estrada, um Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho, os insensatos não o tomarão”. - Isaías 35:8.


O apóstolo Paulo falou à multidão o seguinte: “Persegui os seguidores deste Caminho até à morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão...”. - Actos 22:4. Que caminho é este se não o que Isaías profetizou que haveria de vir? O mesmo que o Senhor Jesus disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. - João 14:6.


O apóstolo Paulo também escreveu: “A todos os que em Roma são amados por Deus e chamados para serem santos...”. - Romanos 1:7.


Na cristandade farto-me de ouvir falar em “chamados” mas nunca ouvi ninguém dizer que foi chamado para ser santo. Isso até soa mal, alguém dizer-se santo, até cai mal e é-se olhado com desdém e com desconfiança.

Mas o apóstolo Paulo insiste: “...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda a parte, invocam o Nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso...”. - 1Coríntios 1:2.


E aos efésios, declarou: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos crentes em Cristo Jesus...”.- Efésios 1:1.


Se julgam alguns que é uma invenção de Paulo isto de chamar santos aos crentes, o apóstolo Pedro também escreveu: “...escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito Santo para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do Seu sangue...”. - 1Pedro 1:2.


E então? Quem é santificado pela obra do Espírito Santo, continua a ser um pecador? Não, claro que não - dirão! - Mas depois de nos convertermos quem é que não peca?


No livro de Hebreus 10:26,27, instruí: “Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.”

Caíram da Graça! É a Palavra de Deus que afirma isto e não eu! Eu só creio nisto!

A verdade é que uma vez salvo, você não está salvo para sempre. E a chave disto está no pecado deliberado! Mas se você continua a dizer que é um pecador, quando o Senhor Jesus diz que você é santo, então você faz Dele um mentiroso e está, de facto, a pecar; e se está a pecar não está salvo!

A humildade não é se dizer um pecador; a humildade é ter temor ao Senhor, por Ele ser o Justo Juiz que virá julgar toda a humanidade.

O apóstolo Pedro escreveu:” Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e se começa primeiro connosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao Evangelho de Deus? E se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador?” - 1Pedro 4:16-18.

Reparem que o ímpio referido, é já um pecador e Deus não é redundante nas suas palavras. Aqui o pecador referido é alguém que se diz salvo mas continua a pecar deliberadamente.


É difícil ser salvo? Não, é facílimo!!! O nosso Senhor disse que a porta é estreita e o caminho é apertado, porque é um brincalhão. E disse também, para carregarmos a nossa cruz e segui-Lo, porque ser santo no meio de um mundo pecador e ímpio é facílimo; viver na contra-mão do que o mundo é e faz, é trigo limpo e farinha amparo, é fácil. Nem sei por que é que o nosso Senhor se deu ao sofrimento, para nos abrir o caminho no Santo dos santos...se são todos humildes pecadores?

A mim parece-me, que há palavras e os seus significados bíblicos, que foram esquecidas, deturpadas, pervertidas, e a santidade é uma delas e além disso está fora de moda, pois afasta o fiel, que vai “à igreja” mas não é para se chatear. O pecado agora é “fraqueza moral”, e a santidade é um palavrão que não dá lucro!

Mas a santidade é o fundamento da nova vida em Cristo tal como a fé e o amor.


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” - Hebreus 12:14.


Penso que o santo não peca deliberadamente, isto é, não quer pecar, quer ficar firme na fé, na Palavra e resistir ao diabo. Nem sempre consegue mas o Senhor vê se o seu arrependimento é verdadeiro ou se é apenas um remorso negligente. A pessoa tem de se esforçar, perseverar e o Senhor dá o escape para resistir, porque vê o coração e não a aparência.


Jeová firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois Jeová o toma pela mão.” - Salmo 37:23,24.


O Cordeiro de Deus ainda está a trabalhar e o Pai ainda trabalha também.

Não se pense que é por orgulho ou superioridade moral, que o crente se afirma santo, porque é o Senhor Jesus que ensina que, é o pecado que afasta as pessoas Dele. Aquele que nasceu de novo, não quer pecar (Romanos 6).

Quando o santo peca sem ser deliberadamente e se arrepende profundamente do que fez, o Senhor o restaura. Foi o que fez, por exemplo com o rei David. Quando o profeta o admoestou pelo pecado cometido por ele reconheceu o seu pecado, e não o refutou para se justificar. Creio que é por isso que o rei David, foi um homem segundo o coração de Deus. Deus restaurou-o por causa do seu arrependimento verdadeiro e atendeu ao seu pedido de lhe dar vida.


Lemos em João 17:15-17, o que o Senhor Jesus orou ao Pai: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.


E a Verdade afirma que os cristãos foram chamados para serem santos. Nós não fomos chamados para continuarmos pecadores, ou para sermos beatos, canonizados, ou deuses, ou ainda amigos do mundo. A santidade não é um título para alguns sobressaírem e também não é uma condição espiritual  que os homens possam decretar. Tem de haver uma separação entre o crente e o descrente, o santo e o pecador.  Até à vinda do Senhor Jesus, o apóstolo Pedro recomenda-nos que, vivamos de maneira santa e piedosa, de forma imaculada e inculpável – 2 Pedro 3:12, 14 - coisa que um pecador nunca alcançará.

A santidade não é para as coisas do mundo; a santidade é para termos paz com Deus!