sexta-feira, 6 de maio de 2011

AS ÁGUAS DE MERIBÁ

Quantas vezes ao lermos este relato bíblico, perguntamos: “Porque é que o Senhor castigou Moisés e Arão?” Porque Moisés e Arão não souberam honrar a santidade do Senhor perante os israelitas?

Êxodo 17:7
 "E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o SENHOR à prova, dizendo: “O SENHOR está entre nós, ou não?"

Números 20:6 a 13
“Moisés e Arão saíram de diante da assembleia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do SENHOR lhes apareceu. E o SENHOR disse a Moisés: “Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem”. Então Moisés pegou a vara que estava diante do SENHOR, como este lhe havia ordenado. Moisés e Arão reuniram a assembleia em frente da rocha, e Moisés disse: “Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para  lhes dar?” Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam. O SENHOR, porém, disse a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em Mim para honrar Minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou”. Essas foram as águas de Meribá, onde os israelitas discutiram com o SENHOR e onde Ele manifestou Sua santidade  entre eles.”

Aparentemente não fez Moisés e Arão o que o Senhor lhes ordenou? Não pegaram na vara, e não reuniram toda a comunidade para falarem à rocha, e tiraram água para todos beberem? Então porque disse-lhes o Senhor que eles, por não honrarem a santidade Dele, não entrariam na terra prometida? Porque os dois aceitaram a murmuração do povo, levando-a à presença do Senhor por não confiarem Nele. Enervados com a rebelião do povo, rebelaram-se eles também, perderam a mansidão e não obedeceram a Deus. Ele não mandou Moisés chamar o povo de rebeldes, mas Moisés chamou-os mesmo assim. Deus mandou Moisés falar à rocha mas Moisés bateu duas vezes na rocha e ainda falou sem reflectir como se fosse dele e de Arão, a capacidade de fazer o milagre. Moisés deu a entender ao povo que o Senhor estava zangado com eles; Moisés não soube representar o Senhor devidamente. Tanto Moisés quanto Arão não deram glórias a Deus, quando a rocha verteu água e o milagre aconteceu porque Deus é bom com o Seu povo:

Salmos 106:32,33.
“Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram-se contra o Espírito de Deus, e Moisés falou sem reflectir.”

Quantas vezes por não se reflectir, se perde a mansidão, e somos levados pelo mundo ou por satanás, a pecar contra Deus: 

Romanos 8:8.
“Quem é dominado pela carne* não pode agradar a Deus.” 

E foi o que aconteceu com Moisés e Arão. Dominados pela carne caíram no pecado da desobediência. Deus perdoou-lhes o pecado mas sofreram as consequências dele:

 Números 20:24.
“Arão será reunido aos seus antepassados. Não entrará na terra que dou aos  israelitas, porque vocês dois se rebelaram contra a minha ordem junto às águas de Meribá.”

Números 27: 12 a 14
“Então o SENHOR disse a Moisés: “Suba este monte da serra de Abarim e veja a terra que dei aos israelitas. Depois de vê-la, você também será reunido ao seu povo, como seu irmão Arão, pois, quando a comunidade se rebelou nas águas  do deserto de Zim, vocês dois desobedeceram à minha ordem de honrar Minha santidade perante eles”. Isso aconteceu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim.”

Deuteronômio 32: 51, 52
“Assim será porque vocês dois foram infiéis para comigo na presença dos israelitas, junto às águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim, e porque vocês não sustentaram a Minha santidade no meio dos  israelitas. Portanto, você verá a terra somente à distância, mas não entrará na terra que estou dando ao povo de Israel.”

O Senhor nunca poderá ser infiel à sua Palavra:

 2ª carta a Timóteo 2:13
"...se somos infiéis, Ele permanece fiel, pois não pode negar-se a Si mesmo."

E foi exactamente por Ele não poder negar-se a si mesmo, que apesar dos israelitas terem discutido com Ele, o Senhor manifestou a Sua Santidade entre eles. Deus nunca libertaria o povo de Israel da escravidão do Egipto, para os abandonar à morte no deserto. Muito menos depois de tantos feitos miraculosos, e tantas demonstrações do Seu amor e bondade. Cabia a Moisés e a Arão, representar o Senhor perante o povo, mas desobedeceram e não souberam honrá-Lo:

Lucas 12: 47,48
“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido.”

Ao longo dos tempos o povo de Deus não tem sabido honrar a Sua Santidade:

Ezequiel 36:23
"Mostrarei a santidade do meu santo nome, que foi profanado entre as nações, o nome que vocês profanaram no meio delas. Então as nações saberão que eu sou o SENHOR, palavra do Soberano, o SENHOR, quando eu me mostrar santo por meio de vocês diante dos olhos delas."

Ezequiel 38:16
"Você avançará contra Israel, o meu povo, como uma nuvem que cobre a terra. Nos dias vindouros, ó Gogue, trarei você contra a minha terra, para que as nações me conheçam quando eu me mostrar santo por meio de você diante dos olhos delas."

O Espírito Santo realiza a Sua obra santificadora em nós, afastando-nos dos pecados, e é nosso dever honrar o Seu Nome e a Sua Santidade, pois se somos chamados pelo Nome do Senhor, como Seus filhos, é só pela Sua Misericórdia, Graça e Santificação a operar em nós. Nunca pelas nossas capacidades ou talentos, mas pela obra santificadora do Espírito Santo em nós. Deus quer mostrar a Sua Santidade através de nós para ser glorificado:

1ª carta de Pedro 4:11
"Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.”