CONTRA-MÃO
"Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus...aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus." - João 3:3,5.
"O temor de JEOVÁ é a chave da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento." - Provérbios 9:10.
Nicodemos foi um religioso fariseu, uma autoridade entre os judeus e no
entanto não percebeu nada do que o Senhor Jesus lhe disse. A
religião não entende nada destas coisas e quando percebe,
esconde-as, porque estão mais interessados em perpetuar rituais,
cimentar os seus cleros, adquirir riquezas e poder. Nascer de novo
trás o poder do Espírito Santo, foi por isso que Nicodemos não
percebeu nada, porque não tinha nascido de novo, não tinha o
Espírito Santo e não sabia nada sobre o amor de Deus, só sabia a
Lei e ela apenas ressalta o pecado.
"Mas o conhecimento do Santo é entendimento, e o Santo é o Senhor Jesus, e isso é buscar o Reino dos céus, procurar conhecer o nosso Rei, Aquele que é a vida. Uma vez que os nossos corações são iluminados por este conhecimento, nunca mais O queremos largar, Ele torna-se o nosso tesouro na terra, porque ao contrário do que acontece na religião, temos um encontro com Ele, algo que é bastante pessoal, o Espírito Santo vem e nascemos de novo, torna-mo-nos filhos de Deus. Já não nos interessa a aparência das coisas, nem rituais, nem comemorações religiosas, nem campanhas de fidelização, nem o copo meio cheio; só nos interessa a comunhão com o Senhor, pelo Seu Espírito Santo e a unção plena, e isto tudo é pela fé.
Deus é Espírito, assim os homens não O podem ver, mas puderam ver o Senhor Jesus e ainda podem, Deus feito homem, a expressão exacta do Ser Deus mas vindo em carne, o resplendor da glória de Deus. Podemos vê-Lo ao lermos a Palavra de Deus, Ele é a Palavra criadora de Deus. - João 1:1-3. A Palavra é a revelação divina.
O Espírito Santo mostra-nos a Verdade, revela-nos o que está escrito na Bíblia e glorifica o Senhor Jesus, a própria Verdade. - João 14:6 e 16:13,14.
Nele temos paz com Deus, a reconciliação e o Seu Espírito vivifica-nos para vivermos uma nova vida santa, pela fé no Santo que morreu para nos libertar do pecado e ao terceiro dia, ressuscitou. Ele o Primeiro, depois quando nos vier buscar também ressuscitaremos num corpo glorificado como o Dele. Portanto: Hoje é o dia da salvação, dia para nascer de novo e não perder tempo com coisas que não adiantam para se alcançar o Reino de Deus.
O Senhor Jesus é a vida e é o Espírito Santo quem nos dá vida!
Ele vivifica aquele que estava morto no pecado: "Do pecado porque os homens não crêem em mim...". - João 16:9.
Passámos do reino das trevas para o Reino da Luz. Fomos gerados por Deus, pelo Seu Espírito, como o Senhor Jesus foi:
"Contudo, aos que O receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus." - João 1:12,13.
É por isso que eu creio, que não se pode blasfemar contra o Espírito Santo, porque é Ele que nos dá a vida; sem Ele reina a morte. É Ele quem nos vivifica e habita em nós. Não virá outro depois Dele para nos dar vida, nos guiar em toda a verdade, para que conheçamos o nosso Senhor e Salvador; não virá outro para capacitar a igreja dando dons para a sua edificação, a cada membro dela; não virá outro para glorificar o nosso Senhor Jesus; para nos regenerar e renovar, de modo a nos "aperfeiçoarmos na santidade e no temor a Deus" – 2Coríntios 7:1.
Depois do Espírito Santo, virá o Justo Juiz de toda a humanidade – Cristo - provando a obra de cada um. É pelo Espírito que nos aproximamos do Senhor e O glorificamos "santificando Cristo como Senhor nos nossos corações"- 1 Pedro 3:15, pela fé.
Se alguém disser que o Espírito Santo é um espírito imundo, não terá outra oportunidade, caiu da Graça e não será novamente conduzido ao arrependimento. - Hebreus 6:4-6.
Sabendo todos nós que compareceremos perante o tribunal de Cristo – 2Coríntios 5:10 – tenhamos temor a Ele nesta jornada terrena, porque esse temor trava em nós as tentações do diabo, que quer sempre levar-nos a pecar, quase sempre apresentando o pecado como uma coisa desejável e de menor importância. Mas nós cristãos temos de ter um espírito pronto, apesar da carne ser fraca. A palavra de Romanos 6, dá-nos conhecimento e ensino, dá-nos a conhecer a verdade:
"Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do vosso corpo a Ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça." - Romanos 6:11-14.
É o mesmo que pediu o salmista:
"Dirige os meus passos conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine." - Salmo 119:113.
Devemos resistir ao diabo permanecendo firmes na fé. - 1Pedro 5:8,9.
Desejarmos a santidade é o avivamento no nosso íntimo, para que Deus seja glorificado. A Palavra viva, pela fé viva, revela-me pelo Espírito Santo, o Senhor Jesus em toda a Sua beleza, pureza, santidade e amor; quando se tem esta visão real, diminuimos e Ele cresce em nós. Os vasos de barro têm ainda os pés na terra mas as suas cabeças já estão nos céus!
"Como o Pai me amou assim eu os amei; permaneçam no meu amor, isto é o que o Senhor deseja para nós. Estamos a ser transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor que é o Espírito. - 2Coríntios 3:18 – que avivamento maravilhoso; que desejo de servir ao Senhor; que visão única do nosso Salvador. Que glória há em diminuir? Toda a glória! O mundo ensina-nos a ser os maiores, os mais bem sucedidos, com mais fama...mas o Senhor Jesus diz para diminuirmos e Ele nos fará reinar com Ele. É andar na contra-mão mesmo!