quinta-feira, 21 de abril de 2011

TEMOS ALGO MUITO PRECIOSO

Temos algo muito precioso que vem de Deus, pela Sua graça e de graça. Esse algo chama-se fé.

Romanos 12:3  
Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”

É Deus quem nos dá a fé de que necessitamos! Ela não vem de nós, nem pelo mérito, nem pela nossa capacidade. Ela vem de Deus como um presente muito precioso. Quando Deus nos chama, Ele já nos concedeu uma medida, uma porção de fé para podermos andar no caminho ao qual Ele nos conduziu. Ele dá-nos as capacidades para realizarmos esse propósito para o qual Ele nos chamou. E a principal ferramenta é a fé!

Hebreus 11:1
Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”

A fé é a certeza do que Deus É, do que Jesus fez e do que o Espírito Santo traz! Essa fé pode ser medida como sendo pouca, muita, ou mesmo não tendo nenhuma. Percebemos que é algo indispensável para se caminhar com Deus, para se agradar a Deus e para se alcançar o que Deus tem para nós nas regiões celestiais:

Hebreus 10:38
"Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”

1Pedro 1:7
"Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado."

Efésios 1:3
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”

Algo tão precioso para Deus e para nós cristãos tem de ser muito bem guardado e vigiado porque certamente é alvo de grande cobiça. Sabemos que temos um grande inimigo, que se chama satanás, que tudo fará para nos roubar a fé em Deus e na Sua Palavra. Ele irá usar todas as armas que tem disponíveis para nos roubar a fé que Deus nos deu, e nós cristãos, temos de aprender a reconhecer essas armas satânicas, para nos podermos defender delas, de modo a proteger a nossa fé. A Bíblia diz em:

João 10:10
O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir;”

O ladrão é satanás que só quer roubar a fé pela qual temos de viver, agradar e alcançar o que Deus tem para nós. E isso não porque ela lhe faça falta mas para destruir o que nos possibilita a entrada no Reino dos céus e a uma vida abundante aqui na terra; e assim levar-nos com ele para o lago que arde com fogo e enxofre, ao qual ele já está condenado. Satanás ataca a nossa mente com três armas poderosas: a dúvida, a condenação e a descrença. E porque é a mente que ele ataca? Porque é lá que se determina que tipo de pensamento irá determinar a nossa atitude. Ou levaremos todo o pensamento cativo a Jesus Cristo, ou estaremos em sérios problemas como aconteceu com Pedro quando começou a afundar no mar:

Mateus 14:25 a 31
Alta madrugada , Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!”
“Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”

Aprendemos neste episódio, que Pedro teve coragem, com a fé que Deus lhe deu, de sair do barco e começar a andar sobre a água. Ele fez o seu pedido, a sua oração dizendo: “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. E acreditou que era possível, ou seja, colocou a sua fé em Jesus Cristo. Mas pouco tempo depois a dúvida assaltou-o e a mente dele começou a duvidar da promessa de Jesus, se teria sido mesmo Jesus a falar com ele. Isto é o que satanás diz á nossa mente para nos desencorajar, para duvidarmos do que Deus diz na Sua palavra. Satanás não quer que tomemos conhecimento e muito menos tenhamos fé no que Deus diz na Sua Palavra, que é a Bíblia, porque Deus ensina-nos:
João 8:31b,32
Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.

Esta Verdade que é Jesus, só se alcança pela fé, por isso satanás fará tudo ao seu alcance para nos introduzir duvidas, manipulando a nossa mente com medos, preocupações, traumas, ansiedade, de modo que ela não possa “ouvir” o que o Espírito Santo fala ao nosso coração. Se dermos mais “ouvidos” a esses pensamentos malignos poderemos cair na descrença.

Romanos 10:17
Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

Por isso o Senhor Jesus disse a Pedro:” homem de pequena fé, porque você duvidou”? A dúvida coloca incerteza na nossa mente e a fé começa a diminuir. Faz-nos oscilar entre dois caminhos. Retira-nos a paz. Afasta-nos daquele lugar seguro e livre que só Deus nos concede. Começamos a ficar desorientados, confusos, medrosos, e a fé começa a esvair-se. Satanás sabe orquestrar muito bem esses pensamentos, afinal ele é uma anjo e tem um aliado, a nossa carne, a nossa velha natureza inimiga de Deus:

Romanos 8:5
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja."

João 20:27 a 29
"E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. Disse-lhe Tomé: “Senhor meu e Deus meu!” Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram”."

Tiago 1:6,7
"Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz."

Marcos 11:22,23
"Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito."

Logo a seguir à duvida, vem aquela “voz” que nos acusa dizendo: “És uma incapaz! Deus não se agrada de ti! Só sabes pecar! Nunca vais ser capaz de fazer o que a Bíblia ensina!" Está sempre a fazer tudo errado!” E a nossa carne muitas vezes concorda: “Não consigo! Não valho nada! Tem pena de mim Deus! Não consigo mudar! Essa condenação não vem de Deus. Jesus veio para nos salvar, nos libertar e dar-nos uma vida abundante. Só no dia do juízo final é que Jesus nos julgará e condenará. Mas agora, veio para nos ajudar pelo Seu Espírito Santo, a percorrer o caminho até à vida eterna. Nunca acredite em pensamentos que lhe dizem que não consegue, não é capaz, que Deus lhe virou as costas. Deus deu-nos fé! Para quê? Para o seguinte:
Vá”, disse Jesus, “a sua fé o curou”.”

Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.”

Jesus disse à mulher: “Sua fé a salvou; vá em paz”.”

Se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderão dizer a esta amoreira: ‘Arranque-se e plante-se no mar’, e ela lhes obedecerá.”

Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêm e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver.”

“…isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé.”

Temos de tomar a decisão de acreditar em Deus e na Sua Palavra que é a Bíblia. E quando satanás vier tentar desencorajar-nos, confundir-nos com pensamentos que desestabilizam os nossos sentimentos e atitudes perante Deus, temos de o enfrentar com a Palavra de Deus. Como? Com a Palavra falada (ou lida) como fez Jesus ao responder a satanás quando foi tentado no deserto; louvando e cantando a Deus de coração (que também é uma forma de falar a Palavra de Deus); e nas nossas orações, petições e clamores a Deus (que é falar com Deus). E tudo isto: EM NOME DE JESUS, PARA A GLÓRIA DE DEUS TODO PODEROSO.