quarta-feira, 17 de junho de 2015


João 3:8 (ver também João 1:12,13)

"O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito".

Alguns pregadores referem-se a este versículo de João 3:8, dizendo que os crentes são como o vento ao serem dirigidos pelo Espírito Santo. Mas eu não tenho tanta certeza disso!
Acredito mais que, no contexto em que esse versículo estava incerido na pregação do Senhor Jesus a um mestre da Lei chamado Nicodemos, não se estava a referir a crentes mas à obra do Senhor. Melhor explicando, a pregação do Senhor era sobre salvação da alma e como entrar no Reino de Deus e isso só seria alcançado pela Graça de Deus e não pelas obras da Lei. 
Não nos podemos esquecer de que Nicodemos era um homem da Lei, um fariseu conhecedor das Sagradas Escrituras a quem o Senhor Jesus ainda assim estava a pregar-lhe a salvação pelo poder do Espírito Santo e pela fé e pela graça que Ele mesmo trouxe aos homens. É o Senhor Jesus quem nos salva e justifica e não as nossas obras; é o Espírito quem dá a vida (João 6:63) e o Senhor Jesus é a Vida (João14:6). É o Senhor Jesus quem baptiza com o Espírito e com fogo.
Foi a pensar nestas coisas todas que o Senhor me mostrou João 1:12,13: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus", onde é dito que só Deus é que opera esse novo nascimento e era isso que o Senhor estava a pregar para Nicodemos. 
Nicodemos respondeu, e perguntou de seguida ao Senhor: "Como pode ser isso?"
Ao que o Senhor Jesus respondeu, e disse-lhe: "Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?"

Nicodemos, um homem que deveria saber que o Senhor Jesus era o Salvador, o Messias anunciado, visto ser um conhecedor das Sagradas Escrituras. Ele deveria ter reconhecido a voz do Senhor ao invés de ficar só curioso. É por tudo isto que o Senhor Jesus lhe diz:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (vrs.16,17).

O versículo 19 é a divisão das águas: "E a condenação é esta: "Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más".

Conclusão: O Senhor Jesus pregou para um fariseu mestre na Lei e conhecedor das Sagradas Escrituras, que não seria pelas obras da Lei que ele obteria a salvação, mas pelo novo nascimento da água (para arrepedimento por Israel não reconhecer o Senhor Jesus como Messias) e do Espírito, porque a salvação seria pela Graça de Deus e não pelas obras da Lei, para todo aquele cresse no Nome do Senhor Jesus: "“Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo" - Mateus 3:11.





Muitos dizem que, quem crê no relato literal de Genesis, é porque é um fanático religioso, um crédulo em lendas, mitos e alegorias. E até sei que muitos que se dizem crentes no Senhor Jesus Cristo acreditam que não passa de um relato simbólico, de algo que não se deve levar à letra. Há uma nova geração de "crentes" que afirmam que o Senhor Jesus e o evolucionismo são compatíveis. Mas o que disse o próprio Senhor Jesus ao se referir a Genesis?
Sobre Adão e Eva: 

Mateus 19:4,5 e também Marcos 10:6 referindo-se a Genesis 1:27 e 2:24 : "Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?"

Em Lucas 11:51 referindo-se a Genesis 4:2 sobre o sangue de Abel:

"...desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim lhes digo, esta geração será considerada responsável por tudo isso".

Os apóstolos também mencionaram os episódios da criação e do dilúvio em:

2Pedro 3:6:

"E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído".

E ainda em Hebreus 11:3 e 7:

"Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível". (3)

"Pela fé Noé, quando avisado a respeito de coisas que ainda não se viam, movido por santo temor, construiu uma arca para salvar a sua família. Por meio da fé ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé". (7)


É caso para se perguntar: Quem determina o que é um mito e o que não é? O Senhor Jesus ou os homens?

Deixo uma pergunta neste apontamento sobre o Princípio

Corre pela cristandade um ensinamento de que o Princípio referido em Genesis 1 é ilustrativo do princípio da humanidade e do mundo visível, mas não é o princípio do que existe no mundo espiritual.
Mas em João 1:1,2 é dito: "No princípio era Aquele que é a Palavra (ou Verbo). Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, sem Ele, nada do que existe teria sido feito".

Pergunto: Como podem os anjos, que foram criados por Deus e são seres espirituais, não terem sido criados no Princípio? 

O apóstolo João não mente e muito menos o Espírito Santo que o inspirou, portanto se tudo o que existe foi feito no Princípio, então o que existe no mundo espiritual também o foi, naquele Princípio que é referido em Genesis 1...ou existe outra explicação?