sexta-feira, 13 de maio de 2011

Bubu charmosa
QUEM PEDE RECEBE


É maravilhoso como a Bíblia é sempre actual e as pessoas, independente dos tempos em que vivem, têm comportamentos iguais. Este episódio que se passou no tempo do profeta Jeremias é um exemplo desta afirmação.

Jeremias 42:1 a 22

Então todos os líderes do exército, inclusive Joanã, filho de Careá, e Jezaniasa, filho de Hosaías, e todo o povo, desde o menor até o maior, aproximaram-se do profeta Jeremias e lhe disseram: “Por favor, ouça a nossa petição e ore ao SENHOR, ao seu Deus, por nós e em favor de todo este remanescente; pois, como você vê, embora fôssemos muitos, agora só restam poucos de nós. Ore rogando ao SENHOR, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer”.

Sabemos que este tipo de pedido é muito actual e habitual nos dias de hoje, como era no tempo do profeta Jeremias, no Antigo Testamento. As pessoas habitualmente procuram um homem de Deus para saberem o que Deus diz e pedirem oração, ácerca de algum assunto ou problema que tenham que resolver.

Eu os atenderei”, respondeu o profeta Jeremias. “Orarei ao SENHOR, ao seu Deus, conforme vocês pediram. E tudo o que o SENHOR responder eu lhes direi; nada esconderei de vocês.”

Todo o homem de Deus tem o dever de falar exactamente o que Deus mandou escrever na Sua Palavra que é a Bíblia, sem retirar nem acrescentar nada. Sem florear, aligeirar, adocicar. Esconder, saltar e sublimar versículos ou passagens bíblicas, é um erro fatal.

Então disseram a Jeremias: “Que o SENHOR seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, caso não façamos tudo o que o SENHOR, o seu Deus, nos ordenar por você. Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao SENHOR, o nosso Deus, a quem o enviamos, para que tudo vá bem conosco, pois obedeceremos ao SENHOR, o nosso Deus”.

O Senhor Deus diz que “...trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações.” (1 Coríntios 4:5b)

Dez dias depois o SENHOR dirigiu a palavra a Jeremias, e ele convocou Joanã, filho de Careá, e todos os comandantes do exército que estavam com ele e todo o povo, desde o menor até o maior. Disse-lhes então: “Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, a quem vocês me enviaram para apresentar a petição de vocês: ‘Se vocês permanecerem nesta terra, eu os edificarei e não os destruirei; eu os plantarei e não os arrancarei, pois muito me pesa a desgraça que eu trouxe sobre vocês. Não tenham medo do rei da Babilônia, a quem vocês agora temem. Não tenham medo dele’, declara o SENHOR, ‘pois estou com vocês e os salvarei e os livrarei das mãos dele. Eu terei compaixão de vocês, e ele também, e lhes permitirá retornar à terra de vocês’. Contudo, se vocês disserem ‘Não permaneceremos nesta terra’, e assim desobedecerem ao SENHOR, ao seu Deus, e se disserem: ‘Não, nós iremos para o Egipto, onde não veremos a guerra nem ouviremos o som da trombeta, nem passaremos fome’, ouçam a palavra do SENHOR, ó remanescente de Judá. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Se vocês estão decididos a ir para o Egipto e lá forem residir, a guerra que vocês temem os alcançará, a fome que receiam os seguirá até o Egipto, e lá vocês morrerão. Todos os que estão decididos a partir e residir no Egito morrerão pela guerra, pela fome e pela peste; nem um só deles sobreviverá ou escapará da desgraça que trarei sobre eles’. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: ‘Como o meu furor foi derramado sobre os habitantes de Jerusalém, também a minha ira será derramada sobre vocês, quando forem para o Egipto. Vocês serão objeto de maldição e de pavor, de desprezo e de afronta. Vocês jamais tornarão a ver este lugar’. “Ó remanescente de Judá, o SENHOR lhes disse: ‘Não vão para o Egipto’.

Não se pode dizer que Deus não foi claro no Seu conselho, usando a boca do profeta Jeremias. O problema é que este conselho de Deus não era o que os outros esperavam ouvir. Isto acontece muito, pedir-se conselho a Deus, com um já formulado na mente. Só para verificar se o de Deus coicide com o nosso. Pensamos por Deus e decidimos o que Deus deveria pensar. É uma atitude totalmente diabólica. Totalmente centrada nos nossos egos com o único fim de agradar às nossas carnes.

Estejam certos disto: Eu hoje os advirto que vocês cometeram um erro fatal quando me enviaram ao SENHOR, ao seu Deus, pedindo: ‘Ore ao SENHOR, ao nosso Deus, em nosso favor. Diga-nos tudo o que ele lhe falar, e nós o faremos’. Eu lhes disse, hoje mesmo, o que o SENHOR, o seu Deus, me mandou dizer a vocês, mas vocês não lhe estão obedecendo.

Tudo o que se fala tem repercussões no mundo espiritual, tanto para o Bem como para o Mal. Deus diz: “Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir. Não permita que a sua boca o faça pecar. E não diga ao mensageiro de Deus: “O meu voto foi um engano”. Por que irritar a Deus com o que você diz e deixá-lo destruir o que você realizou?” (Eclesiastes 5:4 a 6)

Agora, porém, estejam certos de que vocês morrerão pela guerra, pela fome e pela peste, no lugar em que vocês desejam residir”.

Jeremias 44:15 a 19

Então, todos os homens que sabiam que as suas mulheres queimavam incenso a outros deuses, e todas as mulheres que estavam presentes, em grande número, e todo o povo que morava no Egito, e na região de Patros, disseram a Jeremias: “Nós não daremos atenção à mensagem que você nos apresenta em nome do SENHOR!

Não lhes agradou o conselho de Deus. Normalmente o que Deus diz é contrário ao que a carne quer ouvir e imediatamente se levantam “muros” dentro dos corações. A mente justifica as atitudes que levam a pessoa a afastar-se do que Deus diz:

É certo que faremos tudo o que dissemos que faríamos — queimaremos incenso à Rainha dos Céus e derramaremos ofertas de bebidas para ela, (esta atitude é muito comum: recorrer a outros deuses que vão mais ao encontro das nossas expectativas) tal como fazíamos, nós e nossos antepassados, nossos reis e nossos líderes, nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém (todos seguem as mesmas tradições feitas por homens). Naquela época tínhamos fartura de comida, éramos prósperos e nada sofríamos . Mas, desde que paramos de queimar incenso à Rainha dos Céus e de derramar ofertas de bebidas a ela, nada temos tido e temos perecido pela espada e pela fome” (satanás também tem poder, embora dê para depois tirar). E as mulheres acrescentaram: “Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e derramávamos ofertas de bebidas para ela, será que era sem o consentimento de nossos maridos que fazíamos bolos na forma da imagem dela e derramávamos as ofertas de bebidas?”
Não vale a pena dirigir-se a Deus se Ele não for o Único Deus no seu coração e na sua vida. Não vale a pena fazer votos de obediência se não tiver decidido submeter-se totalmente ao conselho de Deus. Também não vale a pena pedir orações ao homem de Deus, já que não acredita verdadeiramente, que ele fala por Deus. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. (Tiago 4: 7,8)