quarta-feira, 4 de maio de 2011



VENHA A NÓS O TEU REINO - 3ªparte

Jesus afirma na Sua Palavra que é a Bíblia, em João 14: 6:Eu sou o caminho…”. Que caminho é esse? Isaías profetizou ácerca desse caminho:

Isaías 35:8 a 10
E ali haverá uma grande estrada, um caminho que será chamado Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá apenas aos que são do Caminho; os insensatos não o tomarão. Ali não haverá leão algum, e nenhum animal feroz passará por ele; nenhum deles se verá por ali. Só os redimidos andarão por ele, e os que o SENHOR resgatou voltarão. Entrarão em Sião com cantos de alegria; duradoura alegria coroará sua cabeça. Júbilo e alegria se apoderarão deles, e a tristeza e o suspiro fugirão.”

Todo o cristão tem de andar por este caminho ou então não é cristão. Até pode parecer um cristão, pode falar como um cristão, mas não pratica o que um cristão tem de praticar: o que Deus diz que é certo na Bíblia, ou seja, a justiça de Deus. Temos de buscar a comunhão com o Espírito Santo, que é quem nos revela toda a verdade sobre Jesus Cristo, pois não veio para falar de si próprio, mas para nos ajudar a percorrer o caminho de santidade. No livro “O essencial sobre Smith Wigglesworth”, diz o seguinte: “A santidade absoluta de coração e de vida determinam o poder que obteremos de Deus. Portanto cabe a nós morrermos para o nosso ego e para o pecado e permanecermos no Senhor contínuamente.”

1ª carta aos Tessalonicenses 4:7
Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.”

Salmo 16:11
Tu me farás conhecer a vereda da vida, (diz Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. – João 14:6) a alegria plena da tua presença, (cheio do Espírito Santo) eterno prazer à tua direita (no centro da vontade de Deus).

2ªcarta aos Coríntios 7:1
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”

Quanto mais conhecemos Deus, a Sua Majestade, Soberania e Amor, mais temor desenvolvemos nos nossos corações. Mais horror teremos a pecar e mais determinados estaremos a buscar a face de Deus. Não queremos sair da Sua maravilhosa Presença, nem daquele local de liberdade e de paz que só Ele nos pode dar, onde tudo parece tão fácil. Quem já experimentou essa paz no meio de uma luta contra o mal, seja na sua vida ou na vida do seu próximo, ou mesmo no meio de uma provação, sabe do que se está a falar aqui.

João 15:7
Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.”

Só com o poder do Espírito Santo a derramar a Sua unção nas nossas vidas é que podemos fazer as obras que Deus já preparou para as realizarmos.

Lucas 17:20, 21
Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível, nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está dentro de vocês”.”

O Espírito Santo habita em nós:

Romanos 8:9
Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne (o nosso “eu”, os nossos desejos), mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.”

A santidade é andar em obediência à Palavra de Deus. É manifestar o fruto do Espírito (Gálatas 5: 22) nas nossas atitudes. É colocar a fé em Deus, agindo essa fé, crendo que os sinais a acompanharão:

Marcos 16:17,18
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demónios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.”

Marcos 11:22
Respondeu Jesus: “Tenham fé em Deus. Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.”

Por outras palavras: Se eu tiver fé em Deus, Deus fará o milagre, desde que o pedido esteja em conformidade com o que é a Sua vontade. Só na Bíblia é que se conhece a vontade de Deus.

Salmo 101:6
Meus olhos aprovam os fiéis da terra, e eles habitarão comigo. Somente quem tem vida íntegra me servirá.”

Lucas 9:23 a 26
Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser (Jesus não obriga ninguém a ser santo) acompanhar-me (só se pode acompanhar Jesus quando nos afastamos do pecado e andamos em obediência à Sua Palavra – “Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo?” – Amós 3: 3), negue-se a si mesmo (é negar o que pensamos e o que queremos fazer por nós próprios, com a nossa força e sabedoria humana, pois a nossa carne está sempre em desacordo com a vontade de Deus ), tome diariamente a sua cruz (é uma caminhada que todos os dias retomamos) e siga-me (Jesus faz-nos um convite para sermos santos).”

1ª carta de Pedro 1:13 a 23
Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus. Agora que vocês purificaram a sua vida pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

Mateus 5:48
Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”

É muito importante, sabermos que, o Senhor Jesus nunca nos pediria nada, que nós não fôssemos capazes de alcançar, SEMPRE com o Seu ensino e o poder do Espírito Santo, a capacitar-nos. Mas temos de tomar decisões neste caminho de santidade, e são sempre decisões difíceis para a nossa carne. Fica muitas vezes difícil de não seguir os conselhos e não aceitar as opiniões de quem não está neste caminho. E muitas vezes essas pessoas fazem parte da nossa família ou são os nossos amigos mais chegados. Por isso é muito importante sabermos PELA FÉ, quem nós somos para Deus, o que Jesus Cristo, FEZ POR NÓS na cruz do Calvário e a obra que o Espírito Santo FAZ em nós, dia após dia, para nos ajudar a percorrer esse caminho:

Gálatas 3:11
“…o justo viverá pela fé.”

A fé que vai buscar as bençãos que Deus já nos deu. 


Efésios 1:3 
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo."

João 11:40
Disse-lhe Jesus: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?”

É a unção do Espírito Santo que torna fácil, aquilo que nos parece tão difícil:

Lucas 18:27
Jesus respondeu: “O que é impossível para os homens é possível para Deus”.”


VENHA A NÓS O TEU REINO - 2ªparte

Jesus fez uma promessa muito poderosa a todo aquele que a ler na Sua Palavra que é a Bíblia:

Atos dos Apóstolos 1:8
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.”

Como Jesus não faz excepção de pessoas e não muda (“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” – Hebreus 13: 8), essa promessa está ainda em vigor, e esse poder pode ser recebido por todo o filho de Deus que esteja disposto a pagar o preço de ser um seguidor de Jesus Cristo.

Atos dos Apóstolos 2:2 a 4
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.”

Atos dos Apóstolos 2: 17 e 18
“ ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. (O Espírito Santo foi derramado sobre toda a Humanidade e não só sobre aqueles que estavam em Jerusalém à dois mil anos atrás). Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”

Atos dos Apóstolos 2: 38 e 39
Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja baptizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.”

Atos dos Apóstolos 8: 14 a 17
Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.”

A capacidade para fazermos a obra de Deus vem do Espírito Santo:

2ª carta aos Coríntios 3: 5
Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.”

Efésios 3: 20
Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que actua em nós…”
É o Espírito Santo que nos dá os Seus dons para que a igreja ou congregação, seja edificada e possa crescer em amor.

1ª carta aos Coríntios 12:4 a 11
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de actuação, mas é o mesmo Deus quem efectua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, , pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.”

O Espírito Santo dá-nos também o Seu fruto, que são características da Sua personalidade a operar em nós.

Gálatas 5: 22 e 23
Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”

E funções ministeriais para nos tornarmos participantes da Sua divindade.

Efésios 4: 11 a 13
E ele (Jesus designou e o Espírito Santo distribui conforme quer) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”

1ª carta de Pedro 4: 10
Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”

1ª carta aos Coríntios 14: 12
Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.”

Esta é uma orientação que o apóstolo Paulo dá a cada cristão, que verdadeiramente queira servir a Deus. Este texto tem uma 3ª e última parte. Clique aqui!

VENHA A NÓS O TEU REINO - 1ªPARTE


Mateus 6:9 e 10
Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.”

Mateus 6:33
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”

Marcos 16:17 e 18
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome (NOME de JESUS) expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.”

Mateus 12:28
Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus.”

Como Deus é maravilhoso, ao nos ensinar na Sua Palavra, como devemos fazer para que o Seu Reino de poder chegue a nós. Ficamos a saber pelo ensino de Jesus como devemos orar e que temos de pedir ao Pai para que o Seu nome seja santificado na nossa vida. Isto é: Deus deve estar acima de tudo na nossa vida. A obediência à Sua Palavra deve ter sempre prioridade na nossa vida “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”. Convidamos Jesus a entrar na nossa vida “venha o teu reino” e é ELE quem passa a governá-la. E entramos no Caminho de Jesus, na Verdade de Jesus e na Vida de Jesus! E em Nome de Jesus chegamos ao Reino de Deus! Reino de poder, reino onde a unção do Espírito Santo é derramada. Reino onde reina a santidade. Mas quem é o Espírito Santo e qual é a missão Dele? O Espírito Santo é Deus. E Ele reúne os dois maiores atributos de Deus: Espírito (porque Deus é Espírito) e Santidade (porque Deus é Santo). Jesus diz em:

João 15:26
Quando vier o Conselheiro, (O Espírito Santo aconselha-nos a toda a hora. Quem nos revela as verdades na Bíblia e os bons conselhos que lá estão?) O Espírito Santo que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito (Santo) da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.”

João 16:7 a 15
Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

Esta é a principal missão do Espírito Santo: a santificação das nossas almas.

Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. “Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”

É o Espírito Santo que nos mostra toda a Verdade, Ele é que nos traz unção, revelação, sabedoria, tudo o que precisamos para nos afastarmos do pecado e da impiedade. Capacita-nos para obedecermos à Verdade de Jesus e a cada vez mais nos tornarmos santos e piedosos:

Isaías 11:2
O Espírito do SENHOR repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do SENHOR.”

O mesmo Espírito Santo que ungiu Jesus, para Ele iniciar o seu ministério aqui na terra, é o mesmo que nos unge hoje, quando também somos chamados. Ele repousa também em nós; também nos dá sabedoria e entendimento; é Ele que nos traz conselho e poder; conhecimento e temor ao Senhor. O Espírito Santo é Deus e Deus não muda (Malaquias 3:6):

Salmo 143:10
Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; que o teu bondoso Espírito (Santo) me conduza por terreno plano.”

Isaías 40:13
Quem definiu limites para o Espírito do SENHOR, ou o instruiu como seu conselheiro?”

Salmo 139:7
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito (Santo)? Para onde poderia fugir da tua presença?”

Efésios 2:19 a 22
Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito (Santo).”

1ªcarta aos Coríntios 3:16
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?”

O Espírito Santo, que é Deus, habita em nós. Essa é uma revelação bíblica muito poderosa. Foi o poder do Espírito Santo que ressuscitou Jesus dos mortos. Foi esse poder que capacitou Jesus para fazer milagres. Ele mesmo nos capacita e realiza em nós tudo o que precisamos para a vida e para a piedade (2ª carta de Pedro1:3). A Bíblia mostra que o Espírito Santo não falará de si próprio mas receberá do que é de Jesus e o tornará conhecido a nós. Jesus diz assim:

João 3:5
Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.”

O que quer Jesus ensinar aqui? Há uma porta estreita por onde temos de entrar, essa porta é Jesus Cristo. É Jesus que nos dá acesso ao Reino de Deus. Depois temos de passar pelo batismo de arrependimento ou nascer da água e também temos de buscar o batismo do Espírito Santo:

João 1:32 e 33
Então João (Baptista) deu o seguinte testemunho: “Eu vi o Espírito descer dos céus como pomba e permanecer sobre ele. Eu não o teria reconhecido, se aquele que me enviou para batizar com água não me tivesse dito: ‘Aquele sobre quem você vir o Espírito descer e permanecer, esse é o que batiza com o Espírito Santo’.

O que é o batismo com o Espírito Santo e para que temos de o buscar? Qual foi a poderosa promessa que Jesus nos fez antes de subir aos céus? Convido todos a lerem a 2ª parte deste texto. Clique aqui!
















A ORAÇÃO DE EZEQUIAS

Este é um exemplo de oração extraordinário. O rei Ezequias confrontado com uma terrível ameaça de guerra e destruição, tanto para o seu povo, como para si e para a cidade de Jerusalém, orou a Deus da seguinte forma:

 Isaías 37:14 a 20
“Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do SENHOR, abriu-a diante do SENHOR e orou: “SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra. Dá ouvidos, SENHOR, e ouve; abre os teus olhos, SENHOR, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo. “É verdade, SENHOR, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto. Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas. Agora, SENHOR nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, SENHOR, és Deus.”

Simples, claro e sem pieguices, confiante de que Deus faria justiça. E nem explicou as suas fraquezas, nem o poderio do rei da Assíria. Mas fez uma exposição puramente espiritual da situação, entregando o seu fardo pesado nas mãos de Deus. 

Mateus 11: 28,29
“Venham a Mim(Jesus), todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.”

Foi o que o rei Ezequias fez com esta oração. E devemos aprender com os exemplos que Deus colocou na Bíblia. Se sabemos que temos um Deus poderoso e somos mais que vencedores, temos de deixar de parte o choramingar e a pieguice quando oramos/conversamos com Ele. E passar a expor as coisas que nos criam problemas com a maior clareza que consigamos. Ao fazermos isto desta maneira, ajuda-nos a “arrumar” as ideias e os pensamentos e também a ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Por exemplo quando vamos tratar de um assunto secular em que necessitamos de um advogado, seja para um assunto particular ou não, tentamos ser o mais explícitos possível. É o que temos de nos esforçar por fazer com Deus, não porque Deus não saiba o que se passa connosco e com a nossa vida, porque Ele melhor do que ninguém sabe, mas para que aprendamos a confiar e a ouvir o que Ele tem para nos dizer:

Salmo 37:5
“Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá”

Provérbios 3:5,6
“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Romanos 8: 36,37
“Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”
 

Tolerância é uma palavra muito “fashion”, muito actual e os “tolerantes” desfilam-na orgulhosamente da boca para fora. É fascinante verificar o quanto ela é utilizada para manter conversas que se desfiam longamente sem conclusões à vista. Em atitudes hipócritas, desempenhando bem o seu papel, para defenderem os seus “mundinhos” religiosamente. “Tolerante sim, mas desde que a tua atitude não invada o meu território ou a tua opinião não me enerve”. Mas tolerância não é nada disso! Tolerância, no dicionário é igual a: condescendência ou indulgência para com aquilo que não se quer ou não se pode impedir. Também é boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões contrárias às suas. Uma vez assim decifrado o sinónimo da palavra tolerante e das atitudes tolerantes, vamos colocá-la à luz da Palavra de Deus. Jesus é o nosso exemplo! O que tem Ele a dizer sobre a tolerância e a razão de se ser tolerante? É um facto de que Jesus era convidado para festas e banquetes em casa de pessoas que não eram seus seguidores e convivia com eles. Mas sabemos o que Ele fazia nessas festas: pregava o evangelho da salvação para todos:

Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa. Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas. Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’?” Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.(Lucas 5: 29 a 32).

Fico assim convicta de que Jesus não era condescendente com o caminho que esses pecadores e publicanos trilhavam e queria impedi-los de continuarem no caminho da perdição. Por outro lado, imaginem um convidado vosso, dizer-vos durante um jantar em vossas casas: ”Arrependam-se porque o Reino dos céus está próximo”; que comentário mais intolerante e desagradável para se fazer quando todos se tentam divertir.
O capítulo 23 do evangelho de Mateus é um capítulo recheado de comentários indulgentes e tolerantes feitos por Jesus, aos mestres da lei e fariseus, ou seja, ás autoridades religiosas do seu tempo. Nesse relato Jesus chama-os de “mestres da lei e fariseus hipócritas “ cerca de sete vezes. Também os acusa de serem cegos espiritualmente e de conduzirem as pessoas à mesma cegueira. E ainda os chama de “serpentes” e de serem uma “raça de víboras condenadas ao inferno”. Cada vez que leio esta passagem na Bíblia, tento imaginar o tom de voz de Jesus nesta conversa. Terá sido com um tom amável, suave e baixo para “não incomodar” os mestres da lei e fariseus hipócritas? Que desagradável que é chamar nomes às pessoas e acusá-las de irem para o inferno. O que falaria Jesus, para os “mestres da lei” actuais que ensinam que a Palavra de Deus, que é a Bíblia, é incompleta e insuficiente para se conhecer Deus; que Maria, mãe de Jesus é tão ou mais importante do que Ele próprio; que Jesus é um arcanjo; que o culto a imagens não ofende a Deus; que o Seu Nome não tem mais poder; de que Ele não é o único mediador entre Deus e os homens porque existe um homem que se intitula Papa, que também o é; de que o Seu sacrifício na cruz não foi completo para a salvação das nossas almas, porque existe um local de purificação de almas após a morte terrena, chamado purgatório, que completa o sacrifício de Jesus; beatificações, procissões, reencarnações, etc, etc. Tanta doutrina, tanto ritual que não se encontra na Palavra de Deus. Iria Jesus ser tolerante e indulgente com essas pessoas que se recusam a obedecer aos Seus mandamentos e ensinamentos?

Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’ ”. (Mateus 15: 7 a 9)

Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo. Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar”. (Mateus 18: 5,6)

Não encontro muita tolerância nas posições, atitudes e ensinos de Jesus. Não encontro tolerância quando Ele afirma: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento” (Mateus 22:37). Se só posso adorar Deus como posso ser tolerante com os deuses das outras religiões e seus ensinamentos diferentes do que está escrito na Bíblia? Se só posso adorar Deus com todas a minhas forças e dedicação como posso ser tolerante com a adoração ou veneração a outras coisas ou pessoas, que não Ele? Jesus também ensina: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39). Estará finalmente Jesus a ensinar a nos tornarmos tolerantes com as diferentes crenças dos outros mesmo que sejam nossos familiares ou amigos? Jesus afirma peremptoriamente acerca de si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14:6). Como amarei o próximo como a mim mesma, se o vejo a ir por outro caminho, a obedecer a outra “verdade” que não é Jesus Cristo, e não faço nada para o alertar? E se a pessoa por causa de um falso profeta, de um mestre de lei cego, até está convencida que está no caminho e na verdade que é Jesus? Não terei de amá-la e dizer-lhe para ir confirmar, na Bíblia, o que Jesus ensina, para não permanecer no engano? Jesus ensina a quem quiser ser cristão:

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.(Mateus 16:24).

Este é um dos versículos menos lidos e menos ensinados da Bíblia. Jesus está a nos dizer que, para o seguirmos teremos de ser intolerantes para com as nossas antigas crenças, nossos hábitos, regras de conduta moral, nossos pensamentos, atitudes, nossas conveniências, nossos confortos. O apóstolo Paulo também pregou o mesmo em Gálatas 2: 20 diz: Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

Pergunto se não será por um amor que é intolerante que Jesus diz: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

O padrão deste mundo gosta de um "jesus" que é tolerante com todas as crenças. Tolerante com o pecado e tolerante com a cultura de cada povo, com frases tipo “todos os caminhos conduzem a Deus”.

“Aquele que não está comigo (com Jesus) é contra mim, e aquele que comigo não ajunta, espalha". (Lucas 11: 23)

Ainda outro disse: “Vou seguir-te, Senhor, mas deixa-me primeiro voltar e despedir-me da minha família”. Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lucas 9: 61,62)

Outro discípulo lhe disse: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”. Mas Jesus lhe disse: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus próprios mortos”. (Mateus 8:21,22)

Se alguém não os receber nem ouvir suas palavras, sacudam a poeira dos pés quando saírem daquela casa ou cidade. Eu lhes digo a verdade: No dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. (Mateus 10:14,15)

Pois Eu (Jesus) vim para fazer que “o homem fique contra seu pai, a filha contra sua mãe, a nora contra sua sogra; os inimigos do homem serão os da sua própria família:“Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará. (Mateus 10: 35 a 39)

Mas Eu (Jesus) lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados”. (Mateus 12: 36, 37)

Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou Ele (Jesus). E, estendendo a mão para os discípulos, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mateus 12:48 a 50)

Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele (Jesus) que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. (Mateus 10:28)

Vocês pensam que vim trazer paz à terra? Não, Eu (Jesus) lhes digo. Ao contrário, vim trazer divisão! De agora em diante haverá cinco numa família divididos uns contra os outros: três contra dois e dois contra três. Estarão divididos pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra”. (Lucas 12:51 a 53)

Todas estas frases intolerantes e amorosas de Jesus mostram e ensinam a importância do primeiro mandamento de Deus. Mesmo que à primeira leitura não entendamos o seu significado, não vamos fechar os nossos ouvidos a elas. São por demais importantes no caminhar cristão, rumo à vida eterna. Um cristão terá sempre de se cingir às Boas Novas anunciadas, pregadas e ensinadas pelo nosso Salvador Jesus Cristo. Não existem outras Boas Novas, não há outro caminho para a Salvação. Só há um Único Deus: Jesus Cristo. Já está tudo escrito na Bíblia, claramente e de diversas formas e estilos para que ninguém se perca. Então, ser tolerante com outros credos é negar Deus e dar crédito a satanás, o eterno inimigo das nossas almas. Deus continuará a ser sempre o Eterno, Soberano e Poderoso. Satanás continuará condenado. E o tolerante perde a oportunidade de se reconciliar com Deus.

Há caminho que parece recto ao homem, mas no final conduz à morte. (Provérbios 16:25)