terça-feira, 21 de outubro de 2025

OS PRESENTES DOS MAGOS

oferecidos ao Senhor Jesus quando do Seu nascimento, eram usados específicamente no lugar santo, dentro do tabernáculo no deserto e posteriormente no templo em Jerusalém.

Ouro - Metal que não perece, nem enferruja. Revestiu a arca da aliança e o altar de incenso. - Hebreus 9:4.

Incenso - O altar de incenso era revestido a ouro - Exodo 30:1-10 - e eu penso que representava as orações dos santos - Apocalipse 6:9,10 e 8:3,4; Hebreus 9:3,4.

Mirra - A mirra era usada para fazer o óleo da unção. Esse óleo era usado para consagrar os utensílios do Lugar Santo - 1João 2:20,27.

A mirra também era usada com as especiarias aromáticas nos corpos das pessoas que faleciam. Mirra e aloés envolveram o corpo do Senhor Jesus com faixas de linho após o Seu sepultamento - João 19:39, 40:

"E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro." 


A morte do Senhor Jesus, abriu-nos o caminho para o Santo dos Santos, rasgando o véu:

"Na verdade a mente deles se fechou, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. De facto, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações. Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado." - 2Coríntios 3:14-16.


Na antiga aliança, o sumo-sacerdote e todos os outros sacerdotes, eram ungidos com o óleo sagrado. - Exodo 30:22-33.

Nós igreja somos agora o santuário santo e sagrado de Deus. - 1Coríntios 3:16,17; daí a santidade, a consagração, isto é, a separação da mentalidade da carne em prol da mentalidade do Espírito, ser tão importante. - Romanos 8:2-11. 

A unção do Senhor que é a verdadeira permanece em nós:

"Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento...Quanto a vocês, a unção que receberam Dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção Dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam Nele como Ele os ensinou." - 1João 2:20,27.


Na antiga aliança, no Santo dos santos, o incenso misturado com sal era moído em frente às tábuas da aliança. Penso que esta era a representação do que viríamos a ser na Nova Aliança superior no sangue puro do Senhor Jesus: o sal da terra sempre na Presença de Deus: O Senhor Jesus é a Presença de Deus em nós. - Exodo 30:22-38; Mateus 5:13; João 14:23.


Nada na Bíblia é ao acaso, tudo tem o seu significado e tudo aponta sempre para o Senhor Jesus. É por tudo isto que eu sei que a igreja tem de ser santa e separada do mundo, isto é, sagrada.

Estes presentes dos magos, tinham também estes significados, e foram aferecidos ao Rei dos reis e Senhor dos céus e da terra, o Salvador do mundo.