quinta-feira, 13 de novembro de 2025

 PESCADINHA DE RABO NA BOCA

Nestes tempos de apostasia, os poucos que verdadeiramente se interessam pelo Senhor Jesus e ainda estão a cirandar pela cristandade, devem sair dela e agarrarem-se à fé no Senhor Jesus e na Sua Palavra. Ele é a Verdade e esse conhecimento trás responsabilidade espiritual.

A cristandade é prolifera em guerrilhas denominacionais e em doutrinas “milenares” e muitas outras semelhantes que, não têm a mínima importância para a salvação das almas dos crentes, apenas levam a controvérsias e contendas que só levam ao...pecado...é o que creio!


O rei David lutou muitas batalhas e foi um estadista enquanto reinou, no entanto pediu ao Senhor Deus: “E vê se há em mim um mau caminho, e guia-me pelo caminho eterno!” - Salmo 139:24.

Creio eu que, este deve ainda ser o parâmetro cristão!

E não é nada fácil mudar, quando somos confrontados; é uma questão de percepção sobre nós próprios e do que aprendemos ao longo da vida e que o Senhor começa a desconstruir. Um dia, Smith Wigglesworth, um pregador da Palavra de Deus do século passado, disse que: “A vida do Senhor Jesus devora tudo o que não é essencial”, e o que é essencial no Cristianismo? É, amar o Senhor Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todo o nosso entendimento e de todas as nossas forças e amar o nosso próximo como a nós mesmos. Parece tão fácil, mas não é, por isso precisamos de empregar todas as nossas forças! Dentro de nós há barreiras, que nem sabemos que existem. E quando nos confrontamos com coisas que o Senhor disse, como por exemplo, o que está escrito em Lucas 6:27-36, é que percebemos a dificuldade e porque também disse que, sem Ele nós não podemos fazer coisa alguma – João 15:5.

É tão difícil renovar a nossa mente e conformá-la ao que está escrito...! Não basta dizer que temos a mente de Cristo – 1 Coríntios 2:16 – só porque compreendemos as coisas espirituais, até porque é o Senhor Jesus, pelo Seu Espírito, que nos revela tudo, de modo a que possamos renovar a nossa mente...é uma pescadinha de rabo na boca!


É verdade que, o Senhor Jesus procurou sempre um povo que fosse consagrado a Ele e santo, que lhe obedecesse. O Senhor foi sempre bondoso – Romanos 2:4 – paciente e disciplinador, para que se salvassem. Quando a maioria do povo judeu se apostatou, o Senhor disse-lhes: “Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.”- Mateus 21:43; e avisou-os: “Saiam dela”; da Jerusalém terrena e aspirem pela Nova Jerusalém, a cidade do Deus vivo. Mas eles...mataram-no – Actos 2:22,23.

Nenhuma árvore boa dá fruto ruim e nenhuma árvore ruim dá fruto bom – Mateus 12:33. Mas o que fazer quando o mal se disfarça de bem? Temos de fazer o que o Senhor Jesus recomenda: “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo.” - João 7:17.

E qual é a vontade de Deus? A mim parece-me que é: Sejam santos em tudo o que fizerem...sejam santos, porque eu sou santo – 1 Pedro 1:6 e Levítico 11:44 - “Vocês precisam de perseverar, de modo que quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará”. - Hebreus 10:36.

Sei que só quem é santo é que se salvará, “Pois é da vontade de Deus que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”. -1 Tessalonicenses 4:3; “O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” - 1João 2:17.


Para mim está muito claro: a vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade – 1 Timóteo 2:3 a 6 – e a verdade é o Senhor Jesus – João 14:6 – que é Santo e portanto nós também devemos ser santos, para que possamos alcançar a vida eterna, nessa esperança fomos salvos. - Romanos 8:24 – esta, é outra pescadinha de rabo na boca.


Não dá para contornar: “Sem santidade ninguém verá o Senhor.” - Hebreus 12:14; pois é Ele que se revela a nós e é pelo Seu Espírito que somos guiados em toda a Verdade. Todo o nosso esforço deve ser empreendido para conhecermos o Senhor Jesus, que é o tema principal da nossa Bíblia, termos fé Nele e na Sua promessa da vida eterna. Mesmo errando algumas vezes, o nosso íntimo é o que o Senhor Jesus vê, por isso comecei este texto com o salmo escrito pelo rei David – Salmo 139:24, que pediu ao Senhor, para que Ele visse se havia nele algum caminho mau e o guiasse no caminho eterno, e o Caminho é o Senhor, a Verdade e a Vida; tudo o que Ele nos ensinou, leva-nos a trilhar o caminho eterno. Não devemos negligenciar tão grande salvação.