"CASE STUDY"
Judas Iscariotes é um "case study"! A sua vida enterra de vez duas doutrinas que permeiam a cristandade, a de: "Uma vez salvo, salvo para sempre"; e a de que: Deus predestinou e escolheu uns para a salvação, e outros para a condenação, façam eles o que fizerem.
Mas a Palavra de Deus ensina que, o Senhor Jesus chamou, escolheu e elegeu Judas para ser apóstolo, juntamente com outros onze que também chamou, escolheu e elegeu. Esta é uma Verdade inegável.
O Senhor Jesus chamou Judas para ser santo, ou para continuar pecador? Esta parece-me ser uma questão pertinente; o Senhor Jesus chamou Judas mesmo sabendo que ele nunca conseguiria corresponder ao Seu chamado, ou não? E você? Também foi chamado para nunca conseguir cumprir o Seu chamado? Não se esqueçam que aqueles que Deus chama, o são para serem santos – Romanos 1:7; 1Coríntios 1:2, e se pensam que não foram, estarão a chamar Deus de mentiroso.
Portanto, foi Judas uma marioneta nas mãos do Senhor Jesus, de modo a que ele cumprisse a Sua vontade de o condenar e assim cumprisse o que as Escrituras profetizaram sobre a traição que o Senhor sofreria?
Desde já deixo aqui o esclarecimento de que, eu creio que o Senhor Jesus chamou Judas para ele ser santo mas ele caiu da Graça. Porque é que eu digo isto: porque está escrito que em 1 Timóteo 2:3,4: "Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade."; e também: "Teria eu algum prazer na morte do ímpio? Palavra do Soberano, JEOVÁ. Ao contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?"
Quando o Senhor enviou os Doze às ovelhas perdidas de Israel, para eles expulsarem demónios, curarem todas as doenças e ressuscitarem os mortos – Mateus 10:1-16, Judas fazia parte deles; ele participou dos "poderes da era que há-de vir" - Hebreus 6:5 – mas a sua carne falou mais alto e satanás aproveitou a oportunidade: Quem não é com o Senhor, é contra Ele. - Lucas 11:23.
Em João 12:6, podemos ler que Judas, além de não se interessar pelos pobres, era ladrão, porque era o responsável pela bolsa do dinheiro do grupo e costumava tirar o que nela era colocado. Não foi uma pessoa confiável e fiel ao seu Senhor e como muitas vezes a maldade leva à maldade...acabou por o trair, pelo preço de trinta moedas de prata, o preço que Jeová disse ao profeta Zacarias, que o povo O avaliou – Zacarias 11:12,13, é também aqui que vemos que Jeová é Jesus e Jesus é Jeová!
Durante três anos, Judas ouviu as pregações que o Senhor fez sobre servos infiéis, astutos, fraudulentos e inconfiáveis, mas entrou-lhe nos ouvidos a cem e saiu-lhe a mil.
O apóstolo João relatou que o Senhor Jesus disse: "Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!” (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.)" - João 6:70,71.
Poderão dizer: Vês? Judas já estava condenado à perdição mas mesmo assim Jesus escolheu-o, sabendo isso: "Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei no nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura."
Parece-me que as profecias são isto mesmo..."ver" o que acontecerá! Alguém iria trair o Senhor porque o rei David profetizou esse acontecimento no Salmo 109:8 e o profeta Zacarias em 11:12,13.
Na última Ceia, o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá." - João 13:21 a 27. Todos os discípulos olharam uns para os outros sem saberem quem seria o traidor, e parece-me que não estavam lá muito seguros de si mesmos. Quando Pedro teve a revelação de que o Senhor Jesus era o Filho de Deus, o Messias, encheu-se de orgulho espiritual a defender o Senhor, dizendo-lhe que Ele não iria para a cruz – Mateus 16:21 a 23 - e o Senhor repreendeu-o dizendo: "Para trás de mim satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus mas nas dos homens." Então o Senhor não disse que um deles era um diabo? O Senhor também profetizou que Pedro iria negá-Lo três vezes mas Pedro arrependeu-se amargamente e o Senhor perdoou-o. Podia ter sido qualquer um mas foi Judas, o ladrão ganancioso e hipócrita!
As nossas más escolhas são catastróficas e tudo começou com a transgressão de Adão. Adão caiu e toda a humanidade nasce caída depois dele. - Romanos 5:12. Adão foi criado à imagem e semelhança de Deus; mas a sua descendência foi gerada à imagem e semelhança de Adão, uma semelhança caída . Genesis 3:5 – Mas o Senhor Jesus veio abrir-nos o caminho de volta ao Pai, de volta à vida, pois estávamos mortos no pecado e trazer salvação aos que Nele cressem. Judas deixou de crer no Senhor! Deve ter pensado que o Senhor afinal não era o Messias anunciado, pois quem diz que será crucificado e morto não pode ser o Rei esperado, o libertador de Israel, afinal o EU SOU não pode morrer...isto penso eu, mas não está escrito na Bíblia, mas quando as expectativas são goradas, muitos cristãos retrocedem. Assim Judas, tal como Adão, Caim Saul, Esaú e tantos outros, caiu da Graça de Deus, porque pecou deliberadamente.
Mas dirão muitos: Em Romanos 9:13, Deus diz que rejeitou Esaú, amou Jacob mas rejeitou Esaú. É verdade...mas rejeitou para quê? Para a escolha da linhagem terrena do Senhor Jesus, o que nada tem a ver com a salvação individual dele. Esaú era profano, vendeu a sua herança de filho mais velho por um prato de lentilhas ao seu irmão Jacob, que foi espertalhão e oportunista. Se Esaú se tivesse arrependido dos seus maus caminhos, eu creio que o Senhor o salvaria.
A Graça de Deus é uma oferta gratuita de vida eterna que Deus faz a toda a humanidade mas nem todos a aceitarão!: "Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor de Jeová. Mas aquele que de mim se afasta, a si mesmo se agride; todos os que me odeiam amam a morte." - Provérbios 8:35,36.
Isto quer dizer que Deus é amor mas faz com que alguns O odeiem e pequem? Claro que não! Mas na Sua justiça plantou no jardim do Éden, a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e avisou Adão para não comer dela se não morreria. Isto é simples de entender mas difícil de obedecer e o diabo veio e perverteu a Palavra de Deus e enganou Eva e Adão. O que disse satanás sobre Deus? Disse que Deus era um mentiroso e um vaidoso opressor, que os queria manter na ignorância. - Genesis 3:4: "Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”.
Ainda hoje, este argumento é válido para milhões de pessoas. Não é um argumento verdadeiro mas é válido, porque na Sua justiça, Deus deu-nos a livre escolha, para quê? Para crer no Seu Filho Jesus Cristo...ou cair na mentira do diabo!
Judas tal como Adão, escolheu fazer o mal! Ele não permaneceu, no entanto foi chamado para ser santo, participou do ministério do Senhor Jesus, esteve sempre ao Seu lado, mas caiu e não foi reconduzido ao arrependimento; Judas foi tomado pelo remorso – Mateus 27:3, mas a tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz a morte - 2Coríntios 7:10 - e Judas enforcou-se!
A mente da carne é morte, mas a mente do Espírito é vida e paz; a mente da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo, quem é dominado pela carne não pode agradar Deus. - Romanos 8:6 a 8. Precisa do Espírito Santo, para para não ser dominado pelo pecado.
Nós cristãos é que somos a geração eleita, o sacerdócio real, povo exclusivo de Deus, nação santa, para anunciar as grandezas Daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. - 1Pedro 2:9.
Judas foi chamado? Foi! Permaneceu na Graça de Deus? Não!