sábado, 1 de outubro de 2011


O QUE NOS SEPARARÁ ETERNAMENTE

Numa altura em que assistimos à aproximação entre a igreja católica romana e as igrejas protestantes, com o lema: “Vamos dar as mãos porque são mais as coisas que nos unem do que as que nos separam” e sabendo que esse movimento ecuménico não quererá parar por aí, quero expressar o que, eu creio, nos separará eternamente:

Idolatria

As imagens de Cristo e da Virgem Mãe de Deus, e de outros santos, devem estar e ser mantidas, especialmente nas igrejas, e a devida honra e veneração lhes serão dadas. (Ensino oficial da igreja católica romana, aprovado no concílio de Trento, 25th sess.-1563).

Em Êxodo 20:4 e 5, a Bíblia, que é a imutável Palavra de Deus, diz: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o SENHOR, o teu Deus, sou Deus zeloso...”

Assim, visto que somos descendência de Deus, não devemos pensar que a Divindade é semelhante a uma escultura de ouro, prata ou pedra, feita pela arte e imaginação do homem. No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam”. (Actos dos Apóstolos 17:29,30).

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. (Romanos 1:22,23)

Sei que os católicos afirmam que não adoram as imagens mas que simplesmente as veneram e lhes prestam homenagem, como se fossem fotografias de alguém da família, para servirem como exemplo de vida santa e piedosa. Essa é a teoria mas não é a prática! Já agora fica a saber que no dicionário a palavra veneração também significa prestar culto. De qualquer maneira Deus decreta como mandamento que não se façam imagens ou ídolos feitos pela arte ou imaginação do homem.

O papa afirma ser o representante de Deus na Terra.

A Bíblia ensina: Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. (1Timóteo 2:5 e 6)

Diz-se sucessor do apóstolo Pedro como papa.
 
É o próprio apóstolo Pedro que explica quem é a pedra ou a rocha sobre a qual será erigida a igreja. Essa pedra não é Pedro, porque não é o apóstolo que salva, nem é ele o cabeça da igreja mas sim o Senhor Jesus Cristo: Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem,“a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. (1Pedro 2:7,8); 
  
A Bíblia informa que o apóstolo Pedro nunca permitiu títulos ou mérito próprio ao fazer a obra de Deus. Com temor só se curvou a Deus e nunca permitiu que se curvassem, ou o reverenciassem ou ainda o venerassem enquanto foi vivo: Quando Pedro ia entrando na casa, Cornélio dirigiu-se a ele e prostrou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro o fez levantar-se, dizendo: “Levante-se, eu sou homem como você”. (Actos dos Apóstolos 10:25,26).

Para se ser papa ou sacerdote tem de se praticar o celibato

Não temos nós o direito de levar connosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro? (1Coríntios 9:5). Acredito que a Bíblia não obriga o celibato. Ela diz que ele é opcional. O apóstolo Pedro era casado e o apóstolo Paulo não o era. Ambos foram santos homens usados pelo Espírito Santo para fazerem a obra de Deus. Sem pompa, sem requinte, sem grandes recursos financeiros, sem carro à prova de balas. A diferença é que tinham o poder e a unção de Deus e estavam revestidos de verdadeira santidade.

O que o papa decreta é lei.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correcção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2Timóteo 3:16,17)

A Bíblia é muito clara quanto aos ensinos e tradições criadas pelos homens: Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: “ ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’ ”. (Mateus 15: 7-9)

A infalibilidade papal é uma autêntica anedota em relação a muitos assuntos e decretos mas ela fica totalmente exposta à luz da verdade histórica quanto ao pecado da idolatria. Os papas Gregório III e Constantino V, condenaram a idolatria. Entretanto nos tempos actuais, basta entrar num templo católico em qualquer parte do mundo, para esbarrarmos nela. Basta ir ao “santuário” de Fátima e ao de Lourdes para verificarmos quem de facto é adorada nesses locais. Os mais espertos chamam-lhe apenas de veneração, mas o povo não liga à semântica "hipócrita" e cultua assim mesmo, prostra-se diante, reza terços infindáveis, oferece flores, velas e promessas nesses altares erigidos especialmente a Maria e aos “santos” das suas preferências.

Imaculada Conceição
Outra doutrina que nos separará eternamente é a da imaculada Conceição (decretada pelo papa Piu IX, em 1854). Ou seja, que Maria nasceu sem pecado. Foi um papa que decidiu isso e não a Palavra de Deus. A Bíblia ensina que o único que nasceu sem pecado foi o Senhor Jesus, quando veio pelo ventre de Maria a este mundo. Adão não nasceu, foi criado por Deus, por isso foi o primeiro ser humano sem pecado e depois da sua queda, toda a humanidade nasceu debaixo do pecado, inclusive Maria mãe do Senhor Jesus.

A virgindade eterna de Maria. O Senhor Jesus Cristo não teve irmãos, filhos de sua mãe Maria:

Maria depois do nascimento do Senhor Jesus, teve mais filhos, por isso não permaneceu virgem: Então chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficando do lado de fora, mandaram alguém chamá-lo. Havia muita gente assentada ao seu redor; e lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e te procuram”. “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?”, perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Marcos 3:31-35); Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas?” E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. (Mateus 13:55-57). 
O apóstolo Paulo também relata que quando subiu a Jerusalém para conhecer Pedro, não encontrou outros apóstolos a não ser Tiago irmão do Senhor: Depois de três anos, subi a Jerusalém para conhecer Pedro pessoalmente, e estive com ele quinze dias. Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.( Gálatas1:18,19)

Maria “Mãe de Deus”

Esta é uma heresia que definitivamente nos afastará por toda a eternidade. Maria foi mãe do corpo físico de Jesus mas nunca da Sua divindade. O Senhor Jesus é Deus! O Criador criou Maria e não o contrário.

O confessionário

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16).
Este versículo bíblico não ilustra ninguém fechado dentro de uma casinha a falar os seus pecados para outro irmão em Cristo os perdoar. Dentro do corpo de Cristo não há casinhas de confissão. Esta confissão serve para nos ajudarmos uns aos outros em amor.
Só Deus pode perdoar pecados e o único homem na terra que pôde fazê-lo foi Jesus Cristo: Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: “Por que vocês estão remoendo essas coisas em seu coração? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados— disse ao paralítico — “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. (Marcos 2:7b-11)

Indulgências

Nenhum papa nos poderá dar os méritos do Senhor Jesus Cristo como recompensa por obras feitas ou penitência. Ou seja não pode ser a igreja católica romana a conceder a remissão dos pecados. O arrependimento é o único método para fugir à punição eterna que o pecado nos trás. E mesmo esse não será eficaz na blasfémia contra o Espírito Santo ou se se pecar deliberadamente vez após vez. E esse arrependimento é concedido ao filho de Deus directamente por seu Pai que está no céu, através do sacrifício do Senhor  Jesus na cruz. O Senhor Jesus intercede por nós à direita do Pai, mais ninguém! Nunca poderemos obter mérito pelas obras que fazemos; “somos servos inúteis, apenas cumprimos o nosso dever “.(Lucas 17:10). Tudo é pela fé, é o que ensina a Bíblia. Maria ou outro “santo católico” por sua grande “piedade” e excedentes méritos nunca poderá suprir algum crente menos “santo”. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8,9)

Purgatório

É extraordinário mas não se encontra semelhante local em toda a Bíblia porque ele não existe. E é fácil de entender porquê! Se ele existisse, o sacrifício redentor que o Senhor Jesus fez por nós na cruz do Calvário não teria sido completo. Estaria a faltar qualquer coisa para a pessoa que "peca pequeno", enquanto que para o que "peca em grande" é o inferno declarado. Foi baseado nessa crença que surgiu o purgatório, um local entre o céu e o inferno, para aqueles cujos pecados não são graves e entretanto morrem. Esse tipo de crença não é de admirar por quem se prostra ao Senhor Jesus só para que a figura de sua mãe Maria se destaque. Há-de perceber que o Senhor Jesus aparece sempre como um menino ao colo de sua mãe ou deitado no seu regaço já morto. Mas o Senhor Jesus diz na cruz: Está consumado! (João 19:30). Claro que para crer nisto, é preciso ter a fé em Deus.

Baptismo de crianças

O baptismo nas águas é para arrependimento de pecados. Pergunto assim a um católico: Numa dessas cerimónias que presenciou, quantas confissões de pecados é que ouviu da parte de uma criança de três meses de idade, ou de uma com três anos? Percebo que o Senhor Jesus concede uma franquia até haver uma idade responsável, ainda que nascidos debaixo da maldição de Adão.

Transubstanciação

Os católicos acreditam que quando o padre consagra o vinho e a hóstia, estes automaticamente se transformam literalmente no corpo e sangue do Senhor Jesus Cristo. A esta mudança é chamada transubstanciação. Mas a Bíblia não ensina nada disso. O que Jesus disse para fazermos? Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: “Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus (fruto da videira será sempre vinho e não sangue) ”. Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês. (Lucas 22:17-20).
Façam isto em memória de mim”, são as palavras que lemos na Bíblia. O Senhor Jesus muitas vezes se referiu a si próprio simbolicamente, Eu sou a porta, Eu sou a videira, Eu sou o bom pastor, Eu sou o Alfa e o Ómega, etc etc. Agora Ele diz para fazermos a Santa Ceia em memória Dele para nunca nos esquecermos do Seu santo sacrifício feito por nós, simbolizado pelo pão e o vinho representativos do Seu sangue e corpo. Assim, nas missas os católicos celebram um verdadeiro e propiciatório sacrifício oferecido a Deus ou seja, um sacrifício idêntico ao do Senhor Jesus na cruz. E repetem-no missa após missa. Isso é totalmente contrário ao que a Bíblia ensina. Ela nos diz que o sacrifício do Senhor  Jesus foi único e completo: Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele o fez uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu. (Hebreus 7:27).

Portanto concluo que estes exemplos, são mais do que suficientes para eu perceber, que existem coisas totalmente contrárias e não fundamentadas na Palavra de Deus, que me separarão não só da igreja católica romana, como de todo o movimento ecuménico que ela fomenta. E essa separação será eterna. De Deus não se zomba. O Senhor é muito claro na Sua Palavra quando avisa sobre falsos profetas, ensinos estranhos e de pecados que levam à morte, como o da idolatria: Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. (1Coríntios 5: 9-11); Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido connosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos. (1João 2:18,19). Assim não posso unir as minhas mãos, a quem deturpa a Palavra de Deus, deliberadamente, há tanto tempo. A verdade é só uma: Jesus Cristo é o Senhor e o Seu evangelho a única verdade que salva, pela fé Nele. Não é a tradição dos pais e a doutrina da igreja católica ou a igreja propriamente dita que salva a nossa alma mas a fé no Senhor Jesus Cristo ressuscitado o Único e suficiente Salvador e Redentor, cujo sangue puro e sem pecado nos redimiu da perdição eterna. Nem Maria nem nenhum dos papas foram para a cruz em meu lugar. Mas o Senhor Jesus Cristo foi! Deus deixou-nos a Sua Palavra, para exercermos o nosso livre-arbítrio.