segunda-feira, 10 de novembro de 2025

É RADICAL? NÃO, É O EVANGELHO!


É facto que os meus últimos textos têm sido muito focados a desmitificar assuntos que considero muito importantes, para o caminhar cristão: o crente que se diz santo e que por isso se consagra a Deus; o facto de que só há um caminho e um Nome que leva à salvação: Jesus!; e que é o nosso Senhor Jesus quem virá julgar a humanidade toda: uns ressuscitarão para a vida eterna e outros ressuscitarão para a condenação, apenas pelo mal que fizeram e não porque Deus os destinou a ela, fizessem eles o que fizessem. - João 5:29.


A simplicidade do Evangelho, por vezes pesa em mentes, digamos, mais delicadas, desejosas de aligeirar as partes mais “cruas” e assim florear aquilo que consideram inapropriado para os tempos actuais. É por isso que versículos radicais como os de 2 Tessalonicenses 1: 8 a 10: “Ele punirá os que não conhecem Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder. Isso acontecerá no dia em que Ele vier para ser glorificado nos seus

santos e admirado em todos os que creram, inclusive vocês que creram no nosso testemunho.”, são evitados nos actuais cultos onde se esforçam por pregar que Deus é amor, esquecendo-se de que Ele também é Justiça e Santidade.


A mim parece-me que o cristão esqueceu-se do testemunho dos primeiros cristãos, que ao contrário do que se pensa, nunca foram apaparicados com conforto, regalias mundanas e vida fácil. Todos querem ser o apóstolo Paulo, mas ninguém quer passar pelo que ele passou, para ser “aperfeiçoado” e alcançar o alvo da sua fé – Filipenses 3:10 a 15.


Deus é amor e é verdade, Deus deu o Seu Filho Único para quem Nele crer não morra eternamente. Mas o Senhor Jesus já veio, já morreu na cruz e já ressuscitou, deixando-nos a esperança da vida eterna: “Quem crer e for baptizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” - Marcos 16:16. Cabe agora a nós, fazer a nossa parte e amá-Lo com todas as nossas forças e entendimento.

Mas Deus também é Justo e Santo. Toda a justiça tem uma lei e punições para quem desobedece; e a lei de Deus é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo.” - Lucas 10:27.


Tenho ouvido muitos dizerem que já abdicaram de muitas coisas, algumas bem prazeirosas, por causa de Jesus...abdicaram?...de quê?...talvez de coisas que Deus não se agrada? Coisas prejudiciais aos santos – Efésios 5:3; desconfio logo que algo está errado, quando um cristão diz que “abdicou de algo por causa de Jesus”...o Senhor Jesus é que abdicou da Sua glória para vir até nós e morrer na cruz, para nos substituir e abrir o caminho de volta à vida eterna, portanto sejamos agradecidos e fiéis e tenhamos temor, porque Ele é que virá julgar todos no último Dia. É Ele que punirá os que não conhecem Deus e não obedecem ao Seu Evangelho.

Mas porque é que Deus condena quem não O conhece? Então têm culpa de não O conhecerem, se ninguém foi pregar para eles? E lá vêm com a conversa das pessoas que não nasceram no Ocidente, ou em culturas em que a Bíblia é proibida, etc, etc. Isto é o que chamo: engessar Deus e chamá-Lo de injusto, como se Deus só levasse em conta os ocidentais; e como se Deus não tivesse poder nenhum. Aliás...a maioria dos ocidentais não quer conhecer Deus ou contenta-se com um “jesus” fraquinho e tolerante com o pecado e está-se nas tintas para o que está escrito na Bíblia, que é um livro difícil de entender, escrito por pastores de cabras e violento... que para o caso, tem de ser actualizada e modernizada para se conformar aos costumes e moral vigentes mais elásticos e tolerantes. Os ocidentais estão de tal forma afastados da justiça de Deus, que o pecado já não é pecado, antes é reformulado de modo a dizer-se que alguém errou o alvo. Mas se errou, é porque alguém estabeleceu o que deveria ser o “alvo” certo, não é? Mas quem diz o que é o certo ou errado?

A inteligência artificial está a ganhar terreno a Deus e ao diabo, e isto na cristandade. A inteligência artificial rapidamente está a tornar-se um deus: pergunta-se e ela responde, e essa voz é ouvida; ela diz o que é certo e errado, e o pecado foi atirado para as catacumbas dos tempos.


Mas Deus não muda; o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre e não vai ser um algoritmo que O destronará no último Dia. Sim...as pessoas querem respostas às suas questões, de preferência sem fazerem esforço e sem abdicarem de nada, mas irão ter de prestar contas a Ele...creia Nele ou não creia! E não conhecem Deus porque não querem, porque desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, o seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido Deus, não O glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos foram vaidosos e o coração ignorante deles obscureceu-se. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.” - Romanos 1:18 a 23, é o que disse o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo.


Quanto aos que não obedecem ao Evangelho do Senhor Jesus Cristo, a resposta é o próprio Senhor que a dá: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsámos demónios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” - Mateus 7:21 a 23.

Esperem lá...estes tinham dons dados pelo Espírito Santo e não estão salvos? Mas está escrito em Hebreus 6:4: “Ora, para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir, e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.”: aqui está a resposta! Usaram indevidamente as coisas espirituais de Deus, sem amor, e caíram no pecado. Parece-me que há pessoas que só pensam nos seus ganhos e benefícios ao fazerem a “obra”. Pensam que o poder que têm os isenta de prestarem contas a Deus. Já não fazem as obras por amor ao Senhor Jesus, dizem que tudo o que fazem é para Jesus mas não é verdade, é para eles próprios e para os seus descendentes; levam grande parte dos cultos que fazem a pedir dízimos e ofertas e a forjar formas de sacar mais dinheiro aos seus seguidores. Mercantilizam a Palavra de Deus e assim não estão salvos.

Sem comentários: