sexta-feira, 7 de novembro de 2025

 A PAZ QUE EXCEDE


Em Efésios 1:3, o apóstolo Paulo revela-nos, que Deus nos abençoou com todas as bençãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Estas bençãos, só Deus nos pode dar; coisas que só Deus por intermédio do Senhor Jesus, pode fazer por nós; coisas maravilhosas com o Seu cunho eterno: a Sua Graça, fé, unção do Seu Espírito, paz, sermos chamados filhos de Deus, a salvação e redenção, purificação, justificação, dons, a nova aliança no sangue do Senhor Jesus, enfim, tudo o que precisamos para a vida e para a piedade – 2 Pedro 1:3 – isto é, para desejarmos viver na Sua Presença e de forma que tenhamos revelação do Senhor. Esse é o lugar onde quero estar, onde o meu coração glorifique o nosso Senhor, onde tudo flui e a fé é viva, onde ouço a voz de Deus. Somos chamados quando ouvimos a Sua voz – Hebreus 1:1 – a voz que muitas vezes, o Senhor Jesus disse que teríamos de ter ouvidos para ouvir.


Quem nasce de novo, não tem vontade de pecar – Romanos 6 – quer consagra-se a Deus e ser santo. Os nossos pensamentos, actos e intenções do coração, têm de ser levados cativos a Cristo, como fazia o apóstolo Paulo, e também temos de nos oferecer num sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, este é o nosso culto espiritual. - Romanos 12:1.

Tem de haver uma separação entre o mundo e o Reino da Luz e a Palavra é que separa, pois “a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes, e ela penetra até ao ponto de dividir alma e espírito – alma que tem de ser renovada e o espírito é que nasceu de novo – juntas e medulas – o que está debaixo da nossa pele – e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante Daquele a quem havemos de prestar contas.” - Hebreus 4:12,13. É este o temor sábio e santo que nos faz querer estar na Presença de Deus, para que o Seu Espírito nos revele mais do Senhor Jesus, para que o Seu amor e unção flua mais em nós. Todos os nossos pensamentos são para Ele. É a Palavra que separa o trigo do joio; o santo do pecador; o crente do descrente; o que é santificado do que é profano;  o Espírito de Cristo dá vida, o mundo dá a morte:


Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” - Romanos 8:5,6.


O Senhor Jesus disse que veio trazer espada à terra – Mateus 10:34 – e a Sua Palavra é a verdade que Ele personifica; tudo o resto é mentira e é o Seu Espírito que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo.


O amor do Senhor é para que possamos ser santos e entrarmos na Sua glória eterna; é para que tenhamos uma fé viva, de modo a podermos aproximar-nos do Seu trono da Graça com toda a confiança – Hebreus 4:16 – o trono do nosso Rei amoroso e misericordioso. Se assim não fosse, porque teria Ele então, morrido na cruz, para nos substituir? Maior amor tem aquele que dá a sua vida pelo seu irmão. É o Senhor que nos leva para aquele lugar de paz, que excede todo o entendimento, de onde não queremos sair. O apóstolo Paulo quando foi arrebatado ao terceiro céu, escreveu: Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado ao terceiro céu. Se foi no corpo ou fora do corpo, não sei; Deus o sabe.” - 2 Coríntios 12:2; são coisas que acontecem e que excedem todo o entendimento, apenas sei que acontecem coisas quando adoramos o Senhor, que não se conseguem explicar.

O amor do Senhor rodeia-nos, transforma-nos e expulsa todo o medo, além disso, faz com que tenhamos sede Dele, o nosso íntimo percebe que pertencemos a Ele:“Quem tem sede venha a mim e beba...”. E não teremos mais sede, porque a água que Ele nos dá, torna-se em nós uma fonte a jorrar para a vida eterna. - João 4:13. Gosto de pensar nestas coisas e ter vislumbres do que está por vir!

O nosso Rei Santo, diz hoje: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Ele estava a se referir ao Espírito, que mais tarde receberiam os que Nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado.” - João 7:38, 39. O nosso espírito recebe o Espírito Santo que glorifica o Senhor Jesus e nos guia em toda a Verdade, o tempo todo. O nosso espírito pulsa com a nova vida e a nossa alma vai-se renovando com a Palavra de Deus, que nos dá conhecimento e sabedoria; Deus já nos abençoou com estas coisas celestiais em Cristo. E a nossa vida pulsa com uma esperança viva, uma certeza de fé viva, confiante nas Suas promessas. Nesta esperança fomos salvos!


Tu me fizeste conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua Presença, eterno prazer à tua direita” - Salmo 16:11.


Sem comentários: