quinta-feira, 14 de abril de 2011

JESUS E A FIGUEIRA

De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome. Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: “Nunca mais dê frutos!” Imediatamente a árvore secou. (Mateus 21:18,19)


Num canteiro ao pé de casa, no qual está plantada uma figueira, pude verificar que de facto, os figos nascem ao mesmo tempo que despontam as folhas. E compreendi porque Jesus amaldiçoou a figueira que não estava a produzir fruto, quando tudo o que se esperava é que o fizesse.

Então contou esta parábola: “Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum. Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra?’ “Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ”. (Lucas 13: 6 a 9)


Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.” (João 15:2)

Para bom entendedor esta palavra basta!