sexta-feira, 20 de maio de 2011

TUDO O QUE SE VÊ
Hebreus 11:3 Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.

Gosto muito deste versículo bíblico, gosto de o dizer baixinho para mim própria, é tão misterioso. Por exemplo, se eu olhar para um espelho vejo a minha imagem, sei que sou eu em carne e osso, mas tudo o que me move é consequência dos meus pensamentos, mas eu não os vejo. Sei que eles estão na minha cabeça, mas de onde eles vêm? Como se formulam? Onde ficam a “pensar”? Já vi também o que acontece às pessoas quando eles não estão lá, as pessoas tornam-se cadáveres. Um cadáver é algo estranho, porque aquilo que não se via na pessoa já não está lá e isso faz toda a diferença. Percebo então quando Deus diz que: “Aquilo que se vê não foi feito do que é visível”, quer dizer que, tudo é feito a partir do invisível para os olhos humanos. Quanto a mim sei que os meus pensamentos determinam os meus actos e o meu emocional também: “quanto mais penso nisso mais maluca fico”, ou “nem quero pensar nisso para não me magoar mais”. Isto quer dizer que são os meus pensamentos a comandarem a minha vontade. Por isso o Senhor Jesus ensina-nos um segredo espiritual, que é levarmos todo o pensamento cativo a Cristo (2 Coríntios 10:5b) e também a mantermos o pensamento nas coisas do alto (nas coisas de Deus, escritas na Bíblia), e não nas coisas terrenas (Colossenses 3:2): Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correcto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas...” (Filipenses 4:8).
Nunca ninguém viu Deus, como nunca ninguém viu os pensamentos que temos mas todos sabemos que eles existem. Nunca ouvi ninguém dizer que não pensa ou que consegue deixar de pensar. Até a dormir se pensa, ou hipnotizado. Nem com exercícios de “meditação” ou outra prática semelhante e isso é fácil de comprovar pela experiência de quem quiser aprofundar o caso. Quem disser que conseguiu, um dia, parar o seu pensamento...está a mentir! Como aquele que diz que Deus não existe, porque Deus diz que colocou dentro de nós, um pensamento recorrente, um anseio por Ele. E como diz James Whitaker e eu faço das dele as minhas palavras: “Não há ateus em trincheiras nem em botes salva-vidas”. Pela fé, que é acreditar no que não vemos, aquilo que nós somos e do que estamos rodeados foi feito pelo nosso Deus Criador Jesus Cristo, pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11:36). Você, que amavelmente está a ler este texto, pode até perguntar assim: Esse Deus que ela está a falar e que eu não vejo, onde o posso conhecer? Como O posso ouvir se não O vejo e não O conheço? Deus diz assim: Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o SENHOR...”(Jeremias 29, 13,14). Os pensamentos de Deus conhecem-se na Bíblia. Deus conhece-se na Bíblia. Ouça o que Deus tem para lhe dizer e ensinar, na Bíblia. Posso dar-lhe um conselho? Persevere! Não desista de a ler. Ela não é um livro qualquer. Ela é a Palavra de Deus para a humanidade. E só essa Palavra muda a sua vida!