quinta-feira, 18 de junho de 2015

LUCAS 4:1-13
                                                           
Nesta passagem bíblica é relatado que o Senhor Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo, para ser tentado pelo diabo. É neste relato de Lucas 4:1-13 que ficamos a saber que o Senhor Jesus durante o seu jejum de quarenta dias, teve o diabo sempre a tentá-Lo. E no quadragésimo dia, o Senhor teve fome e o diabo tentou-o na Sua fraqueza carnal:"Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão". O diabo desejava que o Senhor lhe obedecesse ao dar-lhe ordens e ainda tentou colocar em dúvida a Sua filiação divina. Mas o Senhor Jesus respondeu-lhe: " Está escrito: nem só de pão viverá o homem", e só me vem à cabeça Deuteronômio 8:2,3 que diz:"E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem". É importante perceber que o jejum do Senhor Jesus no deserto com o diabo a tentá-Lo durou também quarenta dias. O número quarenta é um número bíblico marcado pela provação. Também é dito nessa passagem de Deuteronômio:"E te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem". Ora o maná era o pão dos anjos. Os israelitas, durante a sua travessia pelo deserto a caminho da Terra Prometida foram assim alimentados por um alimento que eles não conheciam nem produziam de modo a que não restasse dúvidas de que seriam sustentados pelo Senhor.

Uma vez mais, o diabo tentou o Senhor, para pavonear o poder reinante que lhe foi entregue por Adão causado pela desobediência ao Senhor. Adão caiu na tentação do diabo como ficou tão bem descrito em Romanos 5:17,18:"Porque, se pela ofensa de um só, a 
morte reinou por esse...Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação...". Ao contrário de Adão, o Senhor Jesus resistiu ao diabo e respondeu-lhe com toda a autoridade:"Está escrito" e graças a isso o resultado foi:"...muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo...assim também por um só acto de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida...assim pela obediência de um muitos serão feitos justos" (Rm.5:17,18,19).

Então o diabo lhe disse: "Se me adorares tudo será teu". Isto é o que o diabo pretende roubar ao Senhor, a adoração. Ele deseja que as pessoas o adorem ao invés de adorarem o Senhor Jesus que é Deus Bendito. Ele dará poder ao anticristo e o anticristo é aquele que se quer colocar no lugar de Cristo e usurpar-lhe a adoração que é devida ao Senhor. O anticristo irá querer toda a glória para ele mesmo e tentará enganar os filhos de Deus fazendo-se passar pelo Senhor Jesus. A mais essa tentação, o Senhor Jesus, respondeu-lhe com o primeiro mandamento:"Adore o Senhor, o seu Deus e só a Ele preste culto". É uma ordem e também é um aviso para toda a humanidade; é como se o Senhor Jesus nos dissesse:"Tenham atenção a quem prestam culto".


Mas o diabo ainda não está em tempo de desistir e novamente investe levando o Senhor a Jerusalém (creio que isto se passou em visão) dizendo-lhe:"Se és o Filho de Deus joga-te daqui para baixo, pois está escrito:'Ele dará ordens aos seus anjos a teu respeito para o guardarem; com as mãos eles te segurarão para que não tropeces numa pedra". O diabo esperto, primeiro levou o Senhor a Jerusalém a cidade onde o Senhor sabia que iria sofrer o Seu martírio e crucificação, abusando da autoridade da palavra de Deus dizendo também "está escrito", estando implícita nessa citação a pergunta:Será mesmo que o teu Pai virá em teu socorro?" É assim que o diabo introduz na mente da pessoas a dúvida, com perguntas que começam sempre com: Será assim? Será mesmo? É mesmo isso que Deus disse? Tal como fez com Eva, fará o mesmo com todos nós.

Mas o Senhor respondeu-lhe:"Dito está: Não ponha à prova, o Senhor o teu Deus".
O Senhor diz-nos assim também para não nos expormos aos desafios do diabo abrindo brechas que ele possa aproveitar e também para não pedirmos mais provação do que a que já temos.
O diabo perdeu! Ele sabe que já perdeu e que já está condenado mas ainda assim não desiste e estará de volta em ocasião oportuna, enquanto Deus permitir. A Bíblia ensina-nos acerca do diabo:"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar" (1Pedro 5:8).