HEBREUS - 1
Hebreus é um livro extraordinário!
Por causa da missão salvadora do Senhor Jesus, realizada aqui na terra, este livro remata e explica que, o judaísmo acabou e o porquê de ter acabado.
Este é um livro pouco lido por aqueles ditos cristãos, que querem voltar às sombras da Lei e/ou apoiam aqueles que ainda querem perpetuar, uma aliança antiquada e que já terminou na vinda do Senhor Jesus. - Hebreus 8:13.
Neste livro, ficamos a saber que, o Evangelho proclamado pelo Senhor Jesus, é a última palavra de salvação e a última aliança de Deus dada aos homens: a revelação do mistério oculto desde os tempos eternos, revelada e manifestada pelo Senhor Jesus vindo à terra, na plenitude dos tempos. E não deixa de ser bastante sugestivo que, Ele tenha vindo, exactamente quando o povo de Israel vivia oprimido e ocupado pelo império romano. Eles precisavam de libertação da opressão e esperavam o Messias que os libertaria, mas nunca imaginariam que o Rei guerreiro que esperavam que os libertasse, fosse pendurado numa cruz romana; e muito menos, que esse Messias fosse a figura principal de toda a História humana.
Continua a ser um mistério para os homens, como é que Deus, mesmo despido da Sua glória, a resplandece? - Hebreus 1:3. Como é que o Senhor Jesus criou tudo pela Sua Palavra e tudo sustenta pela mesma? Como é que ressuscitou dos mortos, por receber autoridade de Deus para o fazer, sendo Ele próprio Deus? Como pôde o espírito do Senhor ser revestido pelo Espírito Santo, se ambos são o mesmo?
Todo o homem, nesta vida, pode dar a sua vida, digamos...pela sua família, por um amigo, por uma causa ou até mesmo suicidar-se, mas não consegue voltar à vida depois de morto, por si próprio. Mas o Senhor Jesus, deu a Sua vida e a retomou - João 10:17,18.
Penso que é assim, que a ressurreição de Cristo, é também, uma prova de que Ele é Deus!
No princípio do livro de Hebreus, isto fica bem explicado, para não se pensar que o Senhor Jesus é um anjo ou um homem que neste momento está sentado no trono de Deus na glória divina, porque o Seu trono é o trono que subsiste para sempre e só o Rei Eterno é que se pode sentar nele. - 1Timóteo 1:17 e 6:15,16. O Filho herdou tudo do Pai e reina para sempre. O Senhor Jesus é a “figura que parecia um homem” sobre o trono da glória, que os profetas Isaías e Ezequiel, viram; o Senhor Deus todo-Poderoso. É disto que eu creio que trata o primeiro capítulo de Hebreus.
O Senhor Jesus, é o que se pode ver de Deus; Ele é o Criador do universo – Hebreus 1 10,11 – a expressão exacta do Ser Deus – Hebreus 1:3 – e Nele está todo o poder – Hebreus 1:3. No Apocalipse, o Cordeiro está no centro do trono de Deus – Apocalipse 5:6 – Ele tinha sete chifres – poder divino – e sete olhos que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra – toda a plenitude de Deus. E Ele aguarda que os seus inimigos sejam colocados como estrado dos Seus pés. Mas depois do juízo final e após a redenção da igreja – Apocalipse 22:5 - o Cordeiro desaparece e fica só o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas – 1 Pedro 1:11 - que, “enviou o Seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” - Apocalipse 22:16.
Este mundo envelhecerá e desaparecerá enrolado como um manto, pelo Senhor Jesus, mas Ele permanecerá o mesmo, eternamente – Hebreus 1:13 e 13:8.
Vivemos na matrix de Cristo, e ao que se sabe e alguns viram, é que Ele morreu na cruz e nela estava “tão desfigurado que se tornou irreconhecível como homem” - Isaías 52:14 – e não se via a sua coroa de honra e glória, apenas uma coroa de espinhos. Mas o cristão, quando olha para a cruz com os olhos da fé, vê o seu Rei Vencedor, Perfeito e Glorificado, o nosso Salvador Eterno; não te vemos desfigurado e derrotado; vemos que o Filho de Deus começou a reinar e trouxe-nos a Sua graça gloriosa, libertadora; saímos do reino das trevas e fomos para o Reino da Luz Eterna. Destronou todos os seus inimigos com a Sua espada- o Evangelho. Ele reina na casa de Deus – a igreja – e todos ouvimos a Sua voz e não devemos endurecer os nossos corações ao ouvi-la...é a Ele que devemos temor!
As coisas espirituais são entendidas espiritualmente. O “descanso de Deus”, não é “guardar o sábado” como o dia da semana quando não se trabalha...mas a entrada na glória depois Dele ter criado novos céus e nova terra onde habitará a justiça. Quando o Senhor acabou de criar este universo, no sétimo dia descansou; novamente Ele criará novos céus e nova terra que serão eternos e nós entraremos no Seu descanso eterno. - Hebreus 3:6. Na Sua justiça, muitos não entrarão, porque foram incrédulos, negligenciaram a salvação oferecida, proporcionada pelo Senhor, a Palavra viva e eficaz, a Palavra que separa a vida da morte, e nada está oculto aos Seus olhos, é por isso que Ele disse que veio trazer espada...divisão! Mas para os Seus, Ele abriu o caminho no Santo dos santos, Ele que é a fonte de salvação eterna, para todos os que lhe obedecem. - João 7:37 e Jeremias 2:13.
Sem comentários:
Enviar um comentário