sábado, 27 de junho de 2026

 CALAMIDADE E DESGRAÇAS

Até quando vocês, inexperientes,

irão contentar-se com a vossa inexperiência?

Vocês, zombadores,

até quando terão prazer na zombaria?

E vocês, tolos,

até quando desprezarão o conhecimento?

Se acatarem a minha repreensão,

Eu lhes darei um espírito de sabedoria

e lhes revelarei os meus pensamentos.

Vocês, porém, rejeitaram o meu convite;

ninguém se importou

quando estendi minha mão!

Visto que desprezaram totalmente

o meu conselho

e não quiseram aceitar a minha repreensão,

Eu, de minha parte,

vou rir-me da vossa desgraça;

zombarei quando o que temem

se abater sobre vocês,

quando aquilo que temem

abater-se sobre vocês

como uma tempestade,

quando a desgraça os atingir

como um vendaval,

quando a angústia e a dor os dominarem.

Então vocês me chamarão,

mas não responderei;

procurarão por mim,

mas não me encontrarão.

Visto que desprezaram o conhecimento

e recusaram o temor de Jeová,

não quiseram aceitar o meu conselho

e fizeram pouco caso da minha advertência,

comerão do fruto da vossa conduta

e se fartarão de vossas próprias maquinações.

Pois a inconstância dos inexperientes os matará,

e a falsa segurança dos tolos os destruirá;

mas quem me ouvir viverá em segurança

e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”. - Provérbios 1:22-33.


A quem é dirigida esta palavra?

Quem são os inexperientes, os zombadores e os tolos?

Não são os ímpios que recusam o Senhor Jesus e a Sua sabedoria? O Seu convite para se salvarem?


Não é a Palavra de Deus atemporal?

Não profetizou o Senhor Jesus: “Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes, - literalmente: doenças - e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.” - Mateus 24:6-8.

Não estamos nós a viver os últimos dias dos últimos tempos?

Não disse o Senhor também:Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.” - João 5:28,29.

São duras estas palavras mas são avisos sérios e verdadeiros; são a Palavra de Deus.

Quando há uma grande calamidade, uma grande desgraça que não acontece por mãos humanas, isto é, não é resultante de guerras, bombardeamentos, mísseis, bombas atómicas ou nucleares; por rebentamento de diques ou barragens e outras coisas semelhantes feitas pelos homens, então somos levados a pensar em Provérbios 1:22 a 33.

Somos impactados por esta palavra de Provérbios. Custa-nos a lê-la, porque sabemos que Deus é amor. Se estes versículos de Provérbios 1:22-33, não descrevem o que acontece aos ímpios, descreve o que acontece a quem?

Quem fez o Dilúvio acontecer? Por que é que ele aconteceu? Só restaram oito pessoas, a saber, Noé e a sua família, o resto da humanidade pereceu. Milhões de pessoas, animais e plantas, foram cobertas pela água e morreram. Não é isto uma grande calamidade?

Não foi Deus quem castigou o povo israelita que tirou do Egipto e fê-los perecer no deserto? Porquê? Não foram eles todos uma geração incrédula que puseram Deus à prova? Nem Moisés e Arão entraram em Canaã, porque não confiaram no Senhor para honrarem a Sua Santidade e rebelaram-se, junto às águas de Meribá. - Números 20:12 e 24.

Não foi Deus quem enviou a Assíria e a Babilónia contra Israel, para os castigar com a guerra, a fome, a peste e o exílio? Os babilónios destruíram Jerusalém e o templo.

Não quis Deus que o Império Romano oprimisse o povo de Israel por eles O terem abandonado?

Sim, Deus é amor mas Deus também é Justiça e Santidade. Quando pensamos no que o Senhor Jesus fez na cruz e o que os homens são capazes de fazer uns aos outros, coisas horríveis, pecados monstruosos muitas vezes feitos contra crianças, mulheres grávidas, idosos, que têm dificuldade em se defenderem e no entanto são enredados pelos tempos de desgraça que caem sobre eles – Eclesiastes 9:12 – até os homens violentos e cruéis, são enredados, porque ninguém tem o poder de escapar do dia da sua morte; e porque nem mesmo a maldade livra aqueles que a praticam. A maioria da humanidade não tem olhos para ver e ouvidos para ouvir...nem quer ter. Mas quando as coisas acontecem e a calamidade se abate sobre ela, nós ficamos condoídos com o que vemos, mas o Senhor está lá a ver tudo! Ele quis que essa calamidade acontecesse. Ele próprio diz que é inevitável que essas coisas aconteçam. Não há nada que aconteça neste universo, que não esteja no controle do Senhor Jesus, porque Ele é o Criador, Omnipotente, Omnipresente e Omnisciente; Ele é que sustém tudo, todas as leis físicas, todas as forças naturais existentes; tudo o que tem fôlego de vida depende dele e da Sua providência. O diabo não pode matar ninguém se Deus não quiser. Isso está muito bem provado no livro de Job.

Quando entendemos quem Deus é e o que Ele realizou na cruz por nós, a Sua Justiça começa a revelar-se. Aquele que nasceu sem pecado, fez-se pecado por nós para que Nele nos tornássemos justiça de Deus. Quem não quer aceitar o Seu convite, Ele não obriga ninguém, pois deu livre escolha à humanidade. Mas nunca devemos esquecer que Ele é a própria Justiça, por isso mais ninguém poderia ter ido para a cruz, só Ele poderia cumprir o que Ele próprio instituiu: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” - 1 Coríntios 1:25.

Quando lemos em Genesis 18:16-33, a conversa que Abraão tem com o Senhor, aflito pelo que poderia acontecer a pessoas justas que poderiam viver em Sodoma e Gomorra, o Senhor disse que se encontrasse dez pessoas justas nessas cidades, por amor a elas não as destruiria. E sabemos que Ele as destruiu, pois o único justo foi Ló e a sua família que Ele livrou da destruição. E quem destruiu Sodoma e Gomorra não foi o diabo!

Vemos assim que a impiedade está recheada de inexperientes, que não querem deixar de o ser; de zombadores, que têm prazer em o ser; e em tolos que não querem obter conhecimento de Deus nem sequer ouvir falar da Bíblia. Eles comerão o fruto da sua conduta: É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, no meio das chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” - 2 Tessalonicenses 1:7-9.

Portanto:”Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.” - 1 Pedro 1:17.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

 A PAZ DO CÉU

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem tenham medo”. - João 14:27.


E no capítulo 16:33 do mesmo Evangelho de João: “Eu lhes disse essas coisas, para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Porque disse o Senhor Jesus para não terem os seus corações perturbados e para não terem medo? Porque o perfeito amor lança fora todo o medo: No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” - 1João 4:18.

E o que é o castigo? É a perdição eterna!

Na Sua exortação, no capítulo 14:13,14 de João, o Senhor disse: “E Eu farei o que vocês pedirem em meu Nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem no meu Nome, Eu farei.”; a plenitude de Cristo em nós, a santidade e a fé...são PODER!

Custa-nos a ter consciência disto!

Ele disse que enviaria o Seu Espírito Santo, para estar connosco, a igreja. E descreveu a obra que o Seu Espírito faria em nós.

A paz que o nosso Senhor Jesus nos dá, é a certeza do que esperamos – a vida eterna – e a redenção do nosso corpo. Haja o que houver neste mundo, essa certeza que temos nas Suas promessas, ninguém as tira. Sim, teremos aflições, o cristão não é intocável, basta ler o livro de Actos, para nos apercebermos disso. Mas o diabo não nos pode matar, a menos que saiamos do Caminho, isto é, se não permanecermos na Videira – João 15:5-8.

A santidade pode ser monótona, não tem a adrenalina que o mundo tem e não trás sucesso mundano, pelo contrário, mas estamos em paz com Deus. O apóstolo Paulo escreveu esta frase: Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.”. - 1 Coríntios 4:4. Que benção poder dizer isto!

Se voltarmos a ler o relato de Genesis 3, verificamos que o diabo não toca em Eva e em Adão. Mas os seduz com ideias e tenta-os com palavras. E eles pecaram e morreram...não obedeceram à Palavra que Deus lhes deu.

O mundo espiritual não se vê; mas vê-se os seus efeitos.

O bem e o mal apoiam-se na Verdade absoluta de Deus. Ele é que determina o que é bom ou mau; certo ou errado; verdadeiro ou falso.

Deixou-nos a Sua Palavra, a Bíblia, e nela podemos conhecê-Lo e vir a conhecer o Seu Planos poderoso e sublime de Salvação; além de aprendermos o que é correcto aos Seus olhos e o que é pecado.

Pecado é o que Ele diz que é pecado! E não será o homem caído a determinar o que é ou não é pecado. Tudo o que for desenfreado, nos domine e é contrário à sabedoria de Deus...é pecado!

E também:”'Tudo me é permitido', mas nem tudo me convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada me domine” - 1 Coríntios 6:12.

Há simplesmente coisas que não são pecado mas não nos convêm.

E como saber o que não nos convém? O Espírito Santo mostra-nos.

Por exemplo: A mim, não me convém ser indecisa. Uma manhã ao acordar ouvi uma voz suave mas incisiva na minha cabeça, a dizer-me: “seja o teu sim, sim; e o teu não, não.” Que bom conselho! E isto vem escrito na Palavra de Deus, em Mateus 5:37.

Imediatamente reconheci a minha falha de carácter e percebi que este conselho vinha de Deus. O diabo que conhece a Palavra de Deus melhor do que eu, também pode dizê-la, mas apontar algo errado em nós, não faz parte do seu método tentador. Ele quer que eu seja indecisa, porque a indecisão pode levar-me a questionar a Palavra de Deus, a enfraquecer a minha fé e a ser lenta a agir. Esta é a sua meta...afastar-me do Senhor Jesus.

Mas eu sabia que era indecisa...claro que eu sabia! O medo de fazer escolhas erradas ou de dizer algo que possa ser mal interpretado, levou-me a disfarçá-la de cordialidade e a outros fingimentos. Uma coisa que não me convém, levou-me a ser covarde e fingida...e essas coisas são pecado. Agora peço ao Senhor, para me dar sabedoria e discernimento, para poder afastar-me do que não me convém. Quando oramos:”Senhor, mostra-me como devo andar contigo no teu caminho, o que devo fazer...”; Ele mostra...mesmo...e quase sempre começa por nós, porque Ele quer que sejamos santos e quer aperfeiçoar-nos. O Seu trabalho começa por nós, no que arrastamos da velha vida. O que nós fomos; o que nós fizemos; o que alcançámos, não serve para nada...nada se aproveita. O apóstolo Paulo escreveu que considerava a antiga vida dele como esterco – Filipenses 3:8 – para poder ganhar Cristo. Nós hoje não somos melhores do que ele!

O que o Senhor faz em nós é que é bom e honesto. E posso garantir que, por vezes mortifica-nos o confronto com a Sua Santidade; ao percebermos o quanto é difícil para nós encarar a Verdade.

Graças a Deus pelo Seu Espírito Santo, pois é Ele que nos ajuda e nos guia, quando pedimos e clamamos. Aí a paz do Senhor vem ao nosso coração e mente. A paz do Senhor, é uma benção preciosa, que o próprio Senhor disse que a dáva mas não como o mundo a dá – João 14:27. Ele deu a Sua vida, para que a tenhamos; derramou o Seu sangue puro, para a termos em abundância. Glória ao Senhor, que deseja tudo o que é bom para nós, os que cremos, Ele deseja que andemos na Sua luz e mostra-nos o caminho.

Eu quero olhar para a frente e crer Naquele que me prometeu que, será Ele a enxugar os meus olhos de todas as lágrimas, porque na vida eterna não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem passará. - Apocalipse 21:4. Este é o versículo mais esperançoso, mais extraordinário, mais maravilhoso da Bíblia. As aflições deste mundo, acabarão.

Glória ao Senhor Jesus! Porque Ele venceu e ajuda-nos a vencer.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

 ALTO PREÇO

Todos somos pecadores? Somos! Mas nem todos somos pecadores deliberados.

Há uma diferença abissal entre ser um pecador deliberado e um pecador não-deliberado!

Todos precisamos do Senhor Jesus, para deixar de ser pecadores e permanecer Nele. Todos precisamos de estar na Videira, porque: “Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.” - João 15:6.

A Bíblia também nos ensina:”Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.” - Hebreus 10:26; E também: “Se alguém vir o seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que leva à morte; não estou dizendo que se deva orar por este. Toda a injustiça é pecado, mas há pecado que não leva à morte. Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” - 1 João 5:16-18.


Sei que há ensinamentos na cristandade que “aliviam” estas passagens aligeirando-as ou dizendo que é apenas a blasfémia contra o Espírito Santo, que é o pecado que leva à morte. Dizem isto, porque o pecado deliberado é pouco falado e ensinado nas diversas denominações religiosas que invadiram a igreja. Aliás, na maior parte delas, as pregações sobre os pecados são evitadas, porque afasta o “dizimista”, que gosta mais de saber como pode ser abençoado, esquecendo, claro, João 15, pois ser santo é tudo menos para o qual estão vocacionados e ninguém quer ser acusado de ser “fundamentalista”. Além disso, falar-se do pecado ou admoestar-se o pecador para deixar de o ser, não é “politicamente correcto” pois os “psicólogos gospel” estão aí para corrigir as fraquezas pecaminosas dos que se dizem cristãos, é o que muitos líderes aconselham. O Espírito Santo foi substituído pela inteligência artificial e o Senhor Jesus é o Deus fraquinho que é quase sempre retratado ao colo da Sua suposta mãe como menino. Que diferença faria, se Ele fosse crido como Senhor!

Mas não é verdade que o Senhor Jesus disse: Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.” - João 15:4.

Como a Videira é Santa, como permanecerão na Videira os que se dizem pecadores?: Todo aquele que Nele permanece não está no pecado. Todo aquele que está no pecado não O viu nem O conheceu.” - 1 João 3:6.


E o que é o pecado deliberado? É o pecado que, mesmo a pessoa que se diz cristão tendo conhecimento do que está escrito na Palavra de Deus continua a praticar, arranjando justificações para o fazer. E as justificações são insistentes e conscientes porque a pessoa propositalmente deseja continuar a pecar. Estes são alguns dos exemplos:


O meu Deus é misericordioso e conhece as minhas fraquezas!”;


Apenas é uma mentirinha, porque se dissesse a verdade a pessoa ficava muito irritada!”;


Foi apenas um pequeno suborno, um empurrãozinho, para que o meu processo fosse aprovado”;


Desejei-a, claro, não sou cego, mas ela também provocou com aquele decote, um homem não é de ferro!”;


Jesus é um arcanjo”;


Se Deus diz que o assassinato e a mentira são igualmente graves, então eu não creio num Deus assim!”.


E esta é a mais dita:

Deus entende o meu pecado e para mim Ele abre uma excepção!”

Deus não abre excepções para ninguém, nunca abriu nem nunca abrirá, porque se não a Sua justiça seria maculada!


Há uns espertalhões na cristandade que acharam uma solução: “Você vem cá ao domingo, e confessa todos os pecados que fez durante a semana e será absolvido por Deus, desde que faça as penitências. Depois vai à sua vida!” Seria como um salvo-conduto para se pecar; mesmo se assim fosse...quando é que alguém sabe quando morre? E se morrer na quarta-feira?:” Bolas, ó Deus... espera lá até domingo para eu me confessar, penitenciar-me e acertar-me contigo.”

Pois, pois...esses esperam a “extrema-unção” , só se não morrer de ataque cardíaco ou de um acidente fulminante. Para esses, não há extrema-unção que lhe valha...chega atrasada! Ou o pagamento para saírem do “purgatório”pois acreditam que há mais purificação após a morte terrena. O que eles inventam! Na Bíblia não há extrema-unções nem purgatórios em lado nenhum, mas funciona com os incautos e/ou ignorantes espirituais.


Se vocês permanecerem em mim e as minhas palavras permanecerem em vocês pedirão o que quiserem e lhes será concedido”- Vers.7.

Sério? Mesmo sendo pecador? Não me parece:Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre Ele. Porque morrendo, Ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os vossos corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros do vosso corpo ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do vosso corpo a Ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” - Romanos 6:9-14.

Deve ser por isto que o domínio próprio é fruto do Espírito Santo, pois sem Ele não se pode permanecer na Videira.


No Antigo Testamento, o texto de Levítico 4:1 informa que, quem pecava sem intenção fazendo o que é proibido em qualquer dos mandamentos, podia fazer a oferta do holocausto. Isto quer dizer que, só quem podia ofertar era quem pecava sem intenção, por exemplo: quem matasse por acidente, sem intenção de assassinar. O derramamento do sangue de certos animais, cobria a transgressão do mandamento e a pessoa era perdoada por Deus. - capítulo 4 e 5 de Levítico.

E disse-lhes Jeová: “Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque Eu sou Jeová, o vosso Deus. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou Jeová que os santifica”. - Levítico 20:7,8. E também disse: “Vocês serão santos para mim, porque Eu Jeová, sou Santo, e os separei dentre os povos, para serem meus.” - Levítico 20:26.

Isto foi na antiga aliança, a mesma que os israelitas quebraram. Por isso o Senhor Jesus disse:”Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que estando em mim não dá fruto, Ele corta; e todo o ramo que dá fruto, Ele poda para que dê mais fruto ainda.” - João 15:1,2; e em Romanos 11, o apóstolo Paulo explica que, os israelitas como povo eleito foram cortados, daí a Nova Aliança ter sido necessária: “...eles foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe mas tema. Pois se Deus não poupou os ramos naturais, também não poupará você.” Romanos 11:20,21.

Também no livro de Hebreus está escrito:”Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” - Hebreus 12:14.

Repito: “...sem santidade ninguém verá o Senhor.”

Não está claro? O povo de Deus tem de ser santo, se não, não alcançará a vida eterna. Isto é, o povo de Deus não quer pecar deliberadamente. E isto é transversal às duas alianças; a antiga aliança feita com o povo de Israel; e a Nova Aliança no sangue do Senhor Jesus – judeus e gentios, Efésios 2:14-18 – por isso disse o apóstolo Paulo:Mas agora, morrendo para aquilo que antes nos prendia, fomos libertados da Lei, para que sirvamos conforme o novo modo do Espírito, e não segundo a velha forma da Lei escrita. Que diremos então? A Lei é pecado? De maneira nenhuma! De facto, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da Lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a Lei não dissesse: “Não cobiçarás”” - Romanos 7:6,7.

Cristo é o Mediador da Nova Aliança: “Chamando “nova” esta aliança, Ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido está a pontos de desaparecer:” - Hebreus 8:13.

Isto foi há dois mil anos atrás. O judaísmo acabou! A antiga aliança com os seus ritos e sacrifícios de sangue de animais, com o templo e as suas ordenanças, acabaram!: Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espectáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” - Colossenses 2:13-15.

A antiga aliança deu lugar à Nova Aliança mas tem de se ter em mente que, na antiga aliança os pecados perdoados eram chamados de transgressões e não se podia pecar deliberadamente. As pessoas que pecavam deliberadamente tinham de ser tiradas do meio do povo e mortas. Eram pessoas consideradas ímpias e perversas e tinham de ser eliminadas do meio do povo que era santo.

Nesta Nova Aliança, foi o Senhor Jesus quem fez a propiciação por nós. Éramos nós que merecíamos o castigo por sermos pecadores: “Mas ele foi trespassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre Ele, e pelas suas feridas fomos curados.” - Isaías 53:5.

É por tudo isto que...não... Deus não ama os pecadores! Deus já amou o mundo ao enviar o Seu Filho para o salvar. Agora espera que nós façamos a nossa parte e que resistamos às tentações com o escape que Ele nos dá. Sabe-se que um cigarro não se acende sozinho!

Deus odeia o pecado e não ama quem peca...deliberadamente. Mas quem pecou sem intenção e se arrepende, Ele é misericordioso e perdoa-nos. Se assim não fosse, ninguém se salvaria. Mas a verdade é que o Senhor Jesus pagou um alto preço para nos livrar e purificar do pecado, que nos mantinha escravos do diabo e no reino das trevas. A nossa vida em Cristo, teve o preço justo determinado por Deus e quem o pagou foi o Senhor Jesus.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

 SÓLIDA COMO A ROCHA

É errado pensar-se que o cristão de hoje é mais evoluído e por isso melhor cristão do que os do passado, por causa das ferramentas que temos ao nosso dispor hoje em dia. Mas isso não é verdade!

Se nos focarmos na Palavra de Deus, nós agora pensamos exactamente o mesmo que eles pensavam no primeiro século e nos séculos seguintes, até aos dias de hoje.

A Palavra de Deus é a mesma e o Senhor Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre!

Nós inclusive, aprendemos com o que eles escreveram desde o começo da igreja; e o que eles escreveram não estava contaminado.

Aprendemos como a igreja não se deve contaminar com o mundo.

Por isso...não!...não temos mais vantagens por termos electricidade, automóveis, internet, etc. Não pregamos melhor o Evangelho. Pensamos e arrazoamos, reflectimos no mesmo Evangelho que eles, porque são palavras vivas e atemporais, ensinadas e reveladas pelo mesmo Espírito Santo, que fez o mesmo por eles. Ao longo dos séculos tem sempre havido um remanescente cristão, que apenas se atende à Palavra de Deus transmitida pelos primeiros apóstolos. Apesar das cópias das cópias das traduções das traduções, muitas delas enviesadas, o Espírito Santo é o mesmo e é Ele que revela e guia-nos a toda a Verdade.

Eles foram santos? Nós também fomos chamados para sermos santos!

Eles viveram pela fé? Nós também vivemos pela fé e temos a mesma esperança na vida eterna, que eles tiveram. O Senhor Jesus é o mesmo; Ele não muda, daí ser tão confiável.

Não é o meio ambiente, o século, a forma como percepcionamos o mundo em que vivemos, que faz a pessoa ser um verdadeiro cristão. Nós hoje, podemos ser tão verdadeiros cristãos como eles foram, pelo conhecimento do mesmo Evangelho. O facto de nos movermos mais rápido em tudo, penso que só atrapalha, porque estamos mais desatentos. A Palavra de Deus está mais diluída por causa da quantidade excessiva de informações, vídeos e todo o ruído que nos cerca. Esse é um trabalho que o diabo tem levado a cabo...diluir a Palavra de Deus, já que não pode nem consegue acabar com ela!

Também não somos mais “evoluídos” por haverem universidades teológicas, cursos de “divindade” e phd's em Novo Testamento ou Velho Testamento, e coisas semelhantes. Fica-se a saber muito sobre a Bíblia e sobra pouco espaço para a praticar. Um curso teológico não forma um santo, isto é, um verdadeiro cristão. O mundo está cheio de teólogos que não praticam nada do que ensinam.

Além de que a Divindade habita no cristão verdadeiramente comprometido com o seu Deus: E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, Aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida aos vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” - Romanos 8:11; “Quanto a vocês, a unção que receberam Dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção Dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam Nele como Ele os ensinou.” - 1 João 2:27.

Eu sei que é assim, porque eu sou a prova viva de que não é preciso ter cursos de “divindade” para se andar com o Senhor Jesus e ter o Seu Espírito Santo a nos guiar e a revelar a Palavra.

Afinal, percebe-se que o “ruído” só tem acrescentado doutrinas falsas e evangelhos anátemas ao Evangelho que os primeiros apóstolos receberam do Senhor. Eles sabiam exactamente o que estavam a pregar, viveram-no e escreveram-no inspirados pelo Espírito da Verdade. Morreram para que o Evangelho fosse propagado plenamente e para que ninguém fosse enganado por falsos ensinamentos e falsos profetas.

O pecado continua a ser pecado: as obras da carne continuam a ser as mesmas; o mundo é caído e quem está no mundo continua a assassinar, a roubar, a adulterar, a trair a invejar, a odiar, mentir, a serem hipócritas, etc, etc; a mudança é operada quando a pessoa se entrega de corpo, alma e espírito ao Senhor Jesus. Essa mudança chama-se: arrependimento.

A Palavra de Deus é eterna, seja qual for a época em que se viva, ela não muda, porque Deus não muda!

segunda-feira, 15 de junho de 2026

 "Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demónios crêem - e tremem." - Tiago 2:19.

Ter fé no Senhor é muito bom mas a fé é aperfeiçoada pelas obras, andam juntas. Não basta dizer que se tem muita fé e não praticar nada, continuar na mesmice e anular assim a Palavra de Deus.

"Como filhos obedientes, não se deixem moldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é Santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerempois está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santoUma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a vossa jornada terrena." - 1 Pedro 1:14-17.

sábado, 13 de junho de 2026

 UMA COISA NÃO É UMA COISA!

Uma coisa é o ponto de vista de Deus; outra coisa é o ponto de vista dos homens.

Uma coisa é o que Deus diz; e outra coisa é o que os homens dizem que Deus disse, sejam eles crentes ou descrentes.

Ouço muitas vezes, homens que se dizem de Deus, dizerem coisas que eu, lendo o que está escrito na Bíblia, verifico que é exactamente o contrário. Isto abre e escancara a igreja ao mundo e o mundo é orquestrado pelo diabo. Ele disse exactamente isso quando tentou o Senhor Jesus: “Depois o diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor: Eu te darei toda a autoridade sobre eles e todo o esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser”. - Lucas 4:6.

Desta vez o diabo evitou mentir, teve azar, porque o Senhor sabia ao que vinha e a importância da Sua missão salvadora. Mas nós cristãos sabemos que satanás dará o seu poder ao anticristo – 2 Tessalonicenses 2:3 e Apocalipse 13:2.

Por agora, sabemos que os três primeiros Selos de Apocalipse 6 já foram abertos e os homens irão matar-se uns aos outros e a inflação se agudizará.

O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo (2 Timóteo 3:1-9) que: “...nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.” Na verdade, vivemos tempos terríveis. Só no último século o homem produziu as armas mais terríveis que a humanidade já viu, armas altamente destrutivas, biológicas e nucleares, que ameaçam tudo e todos. Os homens tentam preencher as suas fantasias, ideologias e ganância desenfreada, usando a tecnologia e a ciência.

Não há neste mundo uma única nação que deseje seguir os mandamentos e ensinamentos do Senhor Jesus, nenhuma nação que deseje servir o Senhor, apesar de alguns governantes mundiais usarem o Seu Nome para alavancarem os seus interesses. Mas eu digo que é um engano desastroso, uma mentira, um engodo, em que primeiramente são eles que caiem ao tentarem alcançar os seus objectivos; e provo na Bíblia: o Senhor Jesus disse que o Seu Reino não era deste mundo e que nós cristãos estaremos no mundo mas não pertencemos a ele:”Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes me odiou. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” - João 15:18,19; “ Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” - João 17:14-17.

Nós cristãos, a igreja, é que somos a nação santa e esperamos a nossa pátria celestial e a cidade santa: a Nova Jerusalém que descerá dos céus. - Apocalipse 21:10 e Hebreus 11:13-16.

Assim, quando os governantes do mundo, de leste a oeste, invocam o Nome do Senhor Jesus para fazerem as suas guerras, para justificarem as suas agressões, estão a pecar e a mentir ao recrutarem o seus povos para combaterem uma “guerra santa”. Não há guerras santas, porque o Senhor Jesus disse para amarmos os nossos inimigos e pagarmos o preço por o fazermos. A mudança é operada naqueles que desejam seguir o Senhor Jesus e Ele disse para carregarmos a nossa cruz e para confiarmos Nele.

Mas há aqueles que preferiram e ainda preferem as cruzadas, a inquisição, as guerras entre a cristandade que duram até hoje. Os governantes mundiais e os líderes religiosos dizem-se cristãos mas lutam entre si. O Senhor Jesus avisou-nos na Sua Palavra que isso iria acontecer. Chamou-lhe: Apostasia!

E o apóstolo Paulo continua a dizer a Timóteo: “Os homens serão amantes de si mesmo, amantes do dinheiro, presunçosos, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, irreconciliáveis, caluniadores, cruéis, sem domínio próprio, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus tendo a aparência de piedade mas negando o seu poder, afaste-se desses também.”


Mas os homens não foram sempre assim? Claro que foram! Mas agora são mais pessoas no mundo, e há mais formas de fazer e propagar o mal.


O Senhor Jesus, em Mateus 24:12 disse que:Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes, doenças e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores. “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.” - Mateus 24:7-13.

Falsos profetas, ou a aparência de piedade, e o aumento da maldade, do pecado, esfriará o amor de muitos; o amor a Cristo e à Sua Palavra e apostatam-se. Dirão: “Mas onde está Deus nisto?” ou “Se Deus de facto existisse, não permitiria semelhante coisa”.

A justiça de Deus é o atributo mais difícil de aceitar! A pessoa não a entende e coloca-se no lugar de Deus e isso é muito grave, espiritualmente falando.

Hoje há mais formas de fazer o mal que dantes não existiam: a tecnologia e as investigações científicas, permitem isso; e o relaxamento na fé cristã permite deturpar, perverter, distorcer, acrescentar ou cortar e interpretar indevidamente o que está escrito na Bíblia. Cada um traduz a Bíblia conforme as suas inclinações dogmáticas e o relativismo faz o resto. O que era pecado, passa a ser aceite, isto é, transforma-se o bem em mal; e o mal em bem; faz-se da luz, trevas e das trevas, luz; do amargo doce e do doce, amargo! E o Senhor ainda diz: “Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes na sua própria opinião”. Isaías 5:20,21.

O apóstolo Paulo estava a “falar” para a igreja e a dirigir-se a ela na carta a Timóteo. Agora, que vivemos os últimos dias, verificamos que a palavra do apóstolo é verdadeira e certeira. O apóstolo diz que a “mente deles é depravada”. Ora, um depravado é um imoral, um corrompido, alguém que se usa do Nome do Senhor em benefício próprio mas que não vê que as trevas o envolvem e o seu fim será a perdição eterna.

Na verdade, vivemos dias terríveis, dentro e fora da igreja, e a Bíblia diz que antes de melhorar, para os cristãos só piorará. Que Deus nos ajude!

sexta-feira, 12 de junho de 2026

MALABARISMO E CONTORCIONISMO 

O Senhor Jesus admoestou os fariseus e os mestres da lei, com palavras duras, denunciando as suas más obras e o afastamento deles dos mandamentos de Deus.

O Senhor disse-lhes:” Ai de vocês, peritos da lei, porque se apoderaram da chave do conhecimento e impediram os que estavam prestes a entrar.” - Lucas 11:52 – Os fariseus e os mestres da lei, opuseram-se a Ele fortemente. A religião opõe-se sempre ao Senhor Jesus, naquele tempo como agora. Com a boca bendizem-No mas com o coração e os seus actos demonstram o contrário. Inventam doutrinas que tentam menorizar a divindade do Senhor Jesus, como dizendo que Ele é um anjo e colocam o Senhor dos senhores em pé de igualdade com outros seres humanos. Por exemplo: a religião chama-O de “menino Jesus”, o que ressalta o papel da Sua mãe...ou suposta mãe , pois não creio que a deusa forjada pelo catolicismo romano seja a mãe do Senhor Jesus, descrita na Bíblia. Certa vez, pregava Ele para uma multidão e uma mulher exclamou:”Bem-aventurada é a mulher que te deu à luz e te amamentou!” e Ele respondeu-lhe:”Antes, bem-aventurados são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.” - Lucas 11:27,28.

Há também aqueles que, já na época do apóstolo Paulo colocavam em causa a divindade do Senhor Jesus, e Paulo escreveu: “Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias e vãs subtilezas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo e não em Cristo. Porque em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade...” - Colossenses 2:9.

Filosofias e vãs subtilezas”, e está tudo explicado: Tradições escritas baseadas numa oralidade cujas doutrinas contradizem, acrescentam, distorcem, interpretam e pervertem o que está escrito na Bíblia. 

Os filósofos quiseram sempre organizar os pensamentos humanos, do homem para o homem, nas diversas áreas das suas vidas, competindo entre si sobre quem pensa melhor. A Bíblia fala de alguns deles em Actos 17:18 em diante – quando o apóstolo Paulo esteve em Atenas e pregou para eles a Palavra de Deus.

Mas há coisa pior: a apostasia!

O mundo tem muitas seduções; coisas irresistíveis e inegociáveis e falo especificamente para os que se dizem cristãos. Quando alguém que devia ser consagrado e santo, não negoceia certo tipo de coisas que não provêm de Deus, isso coloca a pessoa em muitos maus lençóis. Pessoas que dedicam os seus feitos ao Senhor Jesus e agradecem-Lhe por estarem no topo do mundo e a glória é primeiramente para eles...e o usufruto também. Até parece que o Senhor abre excepções para eles, por serem os maiores e os melhores e/ou esforçarem-se para o ser. O esforço intenso a que submetem os corpos, destrói o que supostamente deveria ser o templo do Espírito Santo, com lesões, muitas delas graves e com dopings e outras coisas do género. Além de se fazerem ídolos, para muitos e gostarem de o ser: Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne; a cobiça dos olhos e a ostentação da vida— não provém do Pai, mas do mundo.” - 1 João 2:15,16.

A mim, parece-me que o Senhor não os quer no topo do mundo, pois o topo do mundo precipita-se para o inferno. O Senhor Jesus não perverte a Sua justiça, nem abre excepções para ninguém.

Coisas como a copa do mundo - ou a taça cobiçada nesse torneio; os jogos olímpicos – jogos feitos em honra aos deuses gregos. Só este nome seria o suficiente para o cristão, mesmo o cristão mais recentemente convertido, se afastar desse evento; fóruns mundiais – entrar na política é coisa que armadilha a vida de muitos que se dizem cristãos; festivais e shows – coisas que dão notoriedade, sucesso, vendas, likes e clubes de fãs; e outras coisas semelhantes, onde o sucesso e a fama sobrepõem-se ao Senhor Jesus e ao que a Bíblia nos ensina.

O pior, para mim, é verificar que, o mundo está tão entranhado nessas pessoas que, como Cam, filho de Noé, não conseguem sequer perceber, o quanto o Senhor se desagrada deles. Eles querem os diplomas, as taças, as medalhas que premeiam os seus esforços e a dedicação para serem os melhores. E dizem que “querem ser os melhores para Jesus”; Jesus não precisa disso para nada! O Senhor Jesus é o Deus dos deuses, Senhor dos senhores, Rei dos reis e há-de vir como Juiz de toda a humanidade. E caixão não tem gaveta, como dizem os brasileiros, para enfiarem lá  prémios, taças e medalhas.

Quando vi um pouco do espectáculo de abertura dos jogos olímpicos, onde um bando de ímpios travestidos de mulheres obscenas, ridicularizaram e escarneceram da Ceia do Senhor, o único cerimonial que Ele nos deixou para fazermos em memória Dele, antes de ir para a cruz completar a Sua missão salvadora... fiquei agoniada, e pensei: Será que nem assim, esses ditos cristãos acordam? Será que o que o mundo lhes mostra, é mais importante do que o que deveria ser sagrado para eles? Os troféus mundanos são mais desejados? Houve até, nesse altar de egos, atletas “gospel” a agradecerem ao Senhor Jesus o seu triunfo mundano, a par e par com descrentes, quando o que o Senhor Jesus diz que o crente não tem nada em comum com o descrente; que o cristão não deve participar das coisas do mundo nem ser amigo dele, porque se faz inimigo de Deus; e que o exercício físico é de pouco proveito mas a piedade, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura. - 1 Timóteo 4:8.

O Senhor não se agrada da dedicação que, por exemplo,  um atleta de alta competição dedica à sua modalidade com o objectivo de se aperfeiçoar e ser o melhor.

Mas Ele diz que é de pouco proveito comparado com o quê?

Comparado com a piedade! E o que é a piedade? É a aproximação ao Senhor Jesus que é Deus. O contrário da piedade é a impiedade. Para bom entendedor esta palavra fará aquilo para a qual foi enviada. Mas sei que o diabo cega as pessoas, principalmente aqueles que desejam o melhor de dois mundos. Acontece que isso é impossível!

E o apóstolo Paulo ainda reforça: “De facto, a piedade é fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.” - 1 Timóteo 6:6-8.

Mas isso é muito chato! Não dá prestígio! Pois, estão a ver, porque é que eu digo que a santidade, para a cristandade, é chata e não dá lucro? A santidade é inimiga do mundo, do diabo e da carne! Que Deus nos ajude!

Diz Tiago 4:5-8: “Ou vocês acham que é sem razão que a Escritura diz que o Espírito que Ele faz habitar em nós tem fortes ciúmes? Mas Ele concede-nos graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos mas concede graça aos humildes. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus, e Ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração”.

Os líderes que deviam ensinar estas coisas, na realidade, incentivam-nas e elogiam-nas. Assim, estão como os antigos fariseus que se apoderaram da chave do conhecimento, impedindo os que estavam prestes a entrar: a apostasia!...enquanto o Senhor Jesus nos insta a aproximar-nos Dele...nos moldes Dele e não nos nossos. Isso significa que aceitamos o Seu senhorio.