quarta-feira, 4 de maio de 2011

A ORAÇÃO DE EZEQUIAS

Este é um exemplo de oração extraordinário. O rei Ezequias confrontado com uma terrível ameaça de guerra e destruição, tanto para o seu povo, como para si e para a cidade de Jerusalém, orou a Deus da seguinte forma:

 Isaías 37:14 a 20
“Ezequias recebeu a carta das mãos dos mensageiros e a leu. Então subiu ao templo do SENHOR, abriu-a diante do SENHOR e orou: “SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra. Dá ouvidos, SENHOR, e ouve; abre os teus olhos, SENHOR, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo. “É verdade, SENHOR, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto. Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas. Agora, SENHOR nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, SENHOR, és Deus.”

Simples, claro e sem pieguices, confiante de que Deus faria justiça. E nem explicou as suas fraquezas, nem o poderio do rei da Assíria. Mas fez uma exposição puramente espiritual da situação, entregando o seu fardo pesado nas mãos de Deus. 

Mateus 11: 28,29
“Venham a Mim(Jesus), todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois Sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.”

Foi o que o rei Ezequias fez com esta oração. E devemos aprender com os exemplos que Deus colocou na Bíblia. Se sabemos que temos um Deus poderoso e somos mais que vencedores, temos de deixar de parte o choramingar e a pieguice quando oramos/conversamos com Ele. E passar a expor as coisas que nos criam problemas com a maior clareza que consigamos. Ao fazermos isto desta maneira, ajuda-nos a “arrumar” as ideias e os pensamentos e também a ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Por exemplo quando vamos tratar de um assunto secular em que necessitamos de um advogado, seja para um assunto particular ou não, tentamos ser o mais explícitos possível. É o que temos de nos esforçar por fazer com Deus, não porque Deus não saiba o que se passa connosco e com a nossa vida, porque Ele melhor do que ninguém sabe, mas para que aprendamos a confiar e a ouvir o que Ele tem para nos dizer:

Salmo 37:5
“Entregue o seu caminho ao SENHOR; confie nele, e ele agirá”

Provérbios 3:5,6
“Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Romanos 8: 36,37
“Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.”

Sem comentários: