sexta-feira, 26 de junho de 2026

 A PAZ DO CÉU

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem tenham medo”. - João 14:27.


E no capítulo 16:33 do mesmo Evangelho de João: “Eu lhes disse essas coisas, para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Porque disse o Senhor Jesus para não terem os seus corações perturbados e para não terem medo? Porque o perfeito amor lança fora todo o medo: No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” - 1João 4:18.

E o que é o castigo? É a perdição eterna!

Na Sua exortação, no capítulo 14:13,14 de João, o Senhor disse: “E Eu farei o que vocês pedirem em meu Nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem no meu Nome, Eu farei.”; a plenitude de Cristo em nós, a santidade e a fé...são PODER!

Custa-nos a ter consciência disto!

Ele disse que enviaria o Seu Espírito Santo, para estar connosco, a igreja. E descreveu a obra que o Seu Espírito faria em nós.

A paz que o nosso Senhor Jesus nos dá, é a certeza do que esperamos – a vida eterna – e a redenção do nosso corpo. Haja o que houver neste mundo, essa certeza que temos nas Suas promessas, ninguém as tira. Sim, teremos aflições, o cristão não é intocável, basta ler o livro de Actos, para nos apercebermos disso. Mas o diabo não nos pode matar, a menos que saiamos do Caminho, isto é, se não permanecermos na Videira – João 15:5-8.

A santidade pode ser monótona, não tem a adrenalina que o mundo tem e não trás sucesso mundano, pelo contrário, mas estamos em paz com Deus. O apóstolo Paulo escreveu esta frase: Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor é quem me julga.”. - 1 Coríntios 4:4. Que benção poder dizer isto!

Se voltarmos a ler o relato de Genesis 3, verificamos que o diabo não toca em Eva e em Adão. Mas os seduz com ideias e tenta-os com palavras. E eles pecaram e morreram...não obedeceram à Palavra que Deus lhes deu.

O mundo espiritual não se vê; mas vê-se os seus efeitos.

O bem e o mal apoiam-se na Verdade absoluta de Deus. Ele é que determina o que é bom ou mau; certo ou errado; verdadeiro ou falso.

Deixou-nos a Sua Palavra, a Bíblia, e nela podemos conhecê-Lo e vir a conhecer o Seu Planos poderoso e sublime de Salvação; além de aprendermos o que é correcto aos Seus olhos e o que é pecado.

Pecado é o que Ele diz que é pecado! E não será o homem caído a determinar o que é ou não é pecado. Tudo o que for desenfreado, nos domine e é contrário à sabedoria de Deus...é pecado!

E também:”'Tudo me é permitido', mas nem tudo me convém. 'Tudo me é permitido', mas eu não deixarei que nada me domine” - 1 Coríntios 6:12.

Há simplesmente coisas que não são pecado mas não nos convêm.

E como saber o que não nos convém? O Espírito Santo mostra-nos.

Por exemplo: A mim, não me convém ser indecisa. Uma manhã ao acordar ouvi uma voz suave mas incisiva na minha cabeça, a dizer-me: “seja o teu sim, sim; e o teu não, não.” Que bom conselho! E isto vem escrito na Palavra de Deus, em Mateus 5:37.

Imediatamente reconheci a minha falha de carácter e percebi que este conselho vinha de Deus. O diabo que conhece a Palavra de Deus melhor do que eu, também pode dizê-la, mas apontar algo errado em nós, não faz parte do seu método tentador. Ele quer que eu seja indecisa, porque a indecisão pode levar-me a questionar a Palavra de Deus, a enfraquecer a minha fé e a ser lenta a agir. Esta é a sua meta...afastar-me do Senhor Jesus.

Mas eu sabia que era indecisa...claro que eu sabia! O medo de fazer escolhas erradas ou de dizer algo que possa ser mal interpretado, levou-me a disfarçá-la de cordialidade e a outros fingimentos. Uma coisa que não me convém, levou-me a ser covarde e fingida...e essas coisas são pecado. Agora peço ao Senhor, para me dar sabedoria e discernimento, para poder afastar-me do que não me convém. Quando oramos:”Senhor, mostra-me como devo andar contigo no teu caminho, o que devo fazer...”; Ele mostra...mesmo...e quase sempre começa por nós, porque Ele quer que sejamos santos e quer aperfeiçoar-nos. O Seu trabalho começa por nós, no que arrastamos da velha vida. O que nós fomos; o que nós fizemos; o que alcançámos, não serve para nada...nada se aproveita. O apóstolo Paulo escreveu que considerava a antiga vida dele como esterco – Filipenses 3:8 – para poder ganhar Cristo. Nós hoje não somos melhores do que ele!

O que o Senhor faz em nós é que é bom e honesto. E posso garantir que, por vezes mortifica-nos o confronto com a Sua Santidade; ao percebermos o quanto é difícil para nós encarar a Verdade.

Graças a Deus pelo Seu Espírito Santo, pois é Ele que nos ajuda e nos guia, quando pedimos e clamamos. Aí a paz do Senhor vem ao nosso coração e mente. A paz do Senhor, é uma benção preciosa, que o próprio Senhor disse que a dáva mas não como o mundo a dá – João 14:27. Ele deu a Sua vida, para que a tenhamos; derramou o Seu sangue puro, para a termos em abundância. Glória ao Senhor, que deseja tudo o que é bom para nós, os que cremos, Ele deseja que andemos na Sua luz e mostra-nos o caminho.

Eu quero olhar para a frente e crer Naquele que me prometeu que, será Ele a enxugar os meus olhos de todas as lágrimas, porque na vida eterna não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem passará. - Apocalipse 21:4. Este é o versículo mais esperançoso, mais extraordinário, mais maravilhoso da Bíblia. As aflições deste mundo, acabarão.

Glória ao Senhor Jesus! Porque Ele venceu e ajuda-nos a vencer.

Sem comentários: