CALAMIDADE E DESGRAÇAS
“Até quando vocês, inexperientes,
irão contentar-se com a vossa inexperiência?
Vocês, zombadores,
até quando terão prazer na zombaria?
E vocês, tolos,
até quando desprezarão o conhecimento?
Se acatarem a minha repreensão,
Eu lhes darei um espírito de sabedoria
e lhes revelarei os meus pensamentos.
Vocês, porém, rejeitaram o meu convite;
ninguém se importou
quando estendi minha mão!
Visto que desprezaram totalmente
o meu conselho
e não quiseram aceitar a minha repreensão,
Eu, de minha parte,
vou rir-me da vossa desgraça;
zombarei quando o que temem
se abater sobre vocês,
quando aquilo que temem
abater-se sobre vocês
como uma tempestade,
quando a desgraça os atingir
como um vendaval,
quando a angústia e a dor os dominarem.
“Então vocês me chamarão,
mas não responderei;
procurarão por mim,
mas não me encontrarão.
Visto que desprezaram o conhecimento
e recusaram o temor de Jeová,
não quiseram aceitar o meu conselho
e fizeram pouco caso da minha advertência,
comerão do fruto da vossa conduta
e se fartarão de vossas próprias maquinações.
Pois a inconstância dos inexperientes os matará,
e a falsa segurança dos tolos os destruirá;
mas quem me ouvir viverá em segurança
e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”. - Provérbios 1:22-33.
A quem é dirigida esta palavra?
Quem são os inexperientes, os zombadores e os tolos?
Não são os ímpios que recusam o Senhor Jesus e a Sua sabedoria? O Seu convite para se salvarem?
Não é a Palavra de Deus atemporal?
Não profetizou o Senhor Jesus: “Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes, - literalmente: doenças - e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores.” - Mateus 24:6-8.
Não estamos nós a viver os últimos dias dos últimos tempos?
Não disse o Senhor também:”Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.” - João 5:28,29.
São duras estas palavras mas são avisos sérios e verdadeiros; são a Palavra de Deus.
Quando há uma grande calamidade, uma grande desgraça que não acontece por mãos humanas, isto é, não é resultante de guerras, bombardeamentos, mísseis, bombas atómicas ou nucleares; por rebentamento de diques ou barragens e outras coisas semelhantes feitas pelos homens, então somos levados a pensar em Provérbios 1:22 a 33.
Somos impactados por esta palavra de Provérbios. Custa-nos a lê-la, porque sabemos que Deus é amor. Se estes versículos de Provérbios 1:22-33, não descrevem o que acontece aos ímpios, descreve o que acontece a quem?
Quem fez o Dilúvio acontecer? Por que é que ele aconteceu? Só restaram oito pessoas, a saber, Noé e a sua família, o resto da humanidade pereceu. Milhões de pessoas, animais e plantas, foram cobertas pela água e morreram. Não é isto uma grande calamidade?
Não foi Deus quem castigou o povo israelita que tirou do Egipto e fê-los perecer no deserto? Porquê? Não foram eles todos uma geração incrédula que puseram Deus à prova? Nem Moisés e Arão entraram em Canaã, porque não confiaram no Senhor para honrarem a Sua Santidade e rebelaram-se, junto às águas de Meribá. - Números 20:12 e 24.
Não foi Deus quem enviou a Assíria e a Babilónia contra Israel, para os castigar com a guerra, a fome, a peste e o exílio? Os babilónios destruíram Jerusalém e o templo.
Não quis Deus que o Império Romano oprimisse o povo de Israel por eles O terem abandonado?
Sim, Deus é amor mas Deus também é Justiça e Santidade. Quando pensamos no que o Senhor Jesus fez na cruz e o que os homens são capazes de fazer uns aos outros, coisas horríveis, pecados monstruosos muitas vezes feitos contra crianças, mulheres grávidas, idosos, que têm dificuldade em se defenderem e no entanto são enredados pelos tempos de desgraça que caem sobre eles – Eclesiastes 9:12 – até os homens violentos e cruéis, são enredados, porque ninguém tem o poder de escapar do dia da sua morte; e porque nem mesmo a maldade livra aqueles que a praticam. A maioria da humanidade não tem olhos para ver e ouvidos para ouvir...nem quer ter. Mas quando as coisas acontecem e a calamidade se abate sobre ela, nós ficamos condoídos com o que vemos, mas o Senhor está lá a ver tudo! Ele quis que essa calamidade acontecesse. Ele próprio diz que é inevitável que essas coisas aconteçam. Não há nada que aconteça neste universo, que não esteja no controle do Senhor Jesus, porque Ele é o Criador, Omnipotente, Omnipresente e Omnisciente; Ele é que sustém tudo, todas as leis físicas, todas as forças naturais existentes; tudo o que tem fôlego de vida depende dele e da Sua providência. O diabo não pode matar ninguém se Deus não quiser. Isso está muito bem provado no livro de Job.
Quando entendemos quem Deus é e o que Ele realizou na cruz por nós, a Sua Justiça começa a revelar-se. Aquele que nasceu sem pecado, fez-se pecado por nós para que Nele nos tornássemos justiça de Deus. Quem não quer aceitar o Seu convite, Ele não obriga ninguém, pois deu livre escolha à humanidade. Mas nunca devemos esquecer que Ele é a própria Justiça, por isso mais ninguém poderia ter ido para a cruz, só Ele poderia cumprir o que Ele próprio instituiu: “Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.” - 1 Coríntios 1:25.
Quando lemos em Genesis 18:16-33, a conversa que Abraão tem com o Senhor, aflito pelo que poderia acontecer a pessoas justas que poderiam viver em Sodoma e Gomorra, o Senhor disse que se encontrasse dez pessoas justas nessas cidades, por amor a elas não as destruiria. E sabemos que Ele as destruiu, pois o único justo foi Ló e a sua família que Ele livrou da destruição. E quem destruiu Sodoma e Gomorra não foi o diabo!
Vemos assim que a impiedade está recheada de inexperientes, que não querem deixar de o ser; de zombadores, que têm prazer em o ser; e em tolos que não querem obter conhecimento de Deus nem sequer ouvir falar da Bíblia. Eles comerão o fruto da sua conduta: “É justo da parte de Deus retribuir com tribulação aos que lhes causam tribulação, e dar alívio a vocês, que estão sendo atribulados, e a nós também. Isso acontecerá quando o Senhor Jesus for revelado lá dos céus, com os seus anjos poderosos, no meio das chamas flamejantes. Ele punirá os que não conhecem Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Eles sofrerão a pena da destruição eterna, a separação da presença do Senhor e da majestade do seu poder.” - 2 Tessalonicenses 1:7-9.
Portanto:”Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês.” - 1 Pedro 1:17.
Sem comentários:
Enviar um comentário