segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

 TUDO GIRA À VOLTA DISTO!


O Senhor Jesus é a personificação de tudo o que só Deus pode fazer!

Na oração que Ele fez ao Pai, disse: " Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu." - João 17:10 – e esta é a Verdade.


Na conversa que o Senhor Jesus teve com Nicodemos – João 3:1 a 21 – Ele disse três palavras a Nicodemos que destaco: "Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo." - versículo 3; " Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus." - Versículo 5; "Se vos disse coisas terrenas e não credes, como crereis se vos disser coisas celestiais?". Que coisas são estas? Que o Senhor é a própria justiça de Deus, o próprio amor de Deus, a própria vida divina. É por isso que, quando nascemos de novo, pela fé, ressuscitamos da morte para a vida. Estávamos mortos no pecado e no reino das trevas, mas quando nascemos de novo, esse baptismo único – água e Espírito – o Espírito Santo vem habitar em nós e passamos da morte para a vida, passamos do reino das trevas para o Reino da Luz; o Espírito Santo vivifica-nos – Romanos 8:9 a 11.

O Senhor Jesus é o poder de Deus, a sabedoria de Deus: justiça, santidade e redenção – 1Coríntios 1:24; 2:30. A vida eterna que estava com o Pai, manifestou-se. Os apóstolos proclamavam a respeito da Palavra da vida. Sem o Senhor Jesus não há vida, porque Ele é a própria vida – 1 João 1:1 a 3. Só podemos conhecê-Lo na Bíblia, quando o Espírito Santo nos revela o que está escrito. Quando ficamos cheios da Palavra, ficamos cheios de vida! Quanto mais pensamos nela mais ficamos a conhecer o Senhor e quanto mais O conhecemos mais fé temos para viver esta nova vida. A nossa fé é viva, porque o nosso Deus vive! O Senhor Jesus é o Autor e o Consumador da nossa fé; é Ele quem a dá, firma e a aperfeiçoa.

Em Provérbios 4:20 a 23, podemos ler: "Meu filho, escute o que lhe digo, preste atenção às minhas palavras, inclina o teu ouvido aos meus ensinamentos. Não as deixes desviar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração, porque são vida para os que as encontram e cura para todo o seu corpo. Guarda, sobretudo, o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida."; e em João 7:38, esclarece: "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva; e isso disse Ele a respeito do Espírito, que os que Nele cressem haveriam de receber, pois o Espírito Santo ainda havia sido dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado." Mas o Espírito Santo já veio e já podemos respirar sobrenaturalmente, porque Ele já nos foi concedido pelo nosso Senhor Jesus Cristo! O nosso Salvador já foi crucificado, e já ressuscitou dos mortos, para nos dar vida eterna! Aquele que Nele crê também foi sepultado com Ele no baptismo: "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do baptismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova." - Romanos 6:3,4.

"Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele" – 1Coríntios 6:17. Temos de guardar o nosso coração, pois não basta desejar apenas esta vida, pela fé, cremos que a vivemos pela fé no nosso Senhor Jesus Cristo.

Não podemos deixar que nada se intrometa na nossa comunhão com Ele, nada que trave a acção do Seu Espírito em nós. Nada que venha do mundo deve interromper a nossa comunhão e paz com o Senhor, a nossa fé e o nosso fervor. O mundo não tem nada para nos oferecer; as pessoas do mundo nada têm que nos possam ensinar; não nos interessam as suas filosofias, as suas ideologias, as suas teorias, as suas religiões e as suas soluções mundanas. O Espírito Santo revela-nos a Verdade e opera em nós.

Ao andarmos no caminho de santidade, vemos o Senhor Jesus em todo o Seu esplendor e majestade; com todo o Seu amor, pureza e santidade. Se tivermos uma perfeita compreensão de quem Ele é, teremos a perfeita compreensão de quem nós somos Nele. Nesse caminho, o maligno não nos toca – 2 Tessalonicenses 3:3 e 1João 5:18 – nada nos pode fazer mal, pois o Senhor é connosco em perfeita união e tudo coopera para o nosso bem, até aquilo que não nos parece tão bem assim. A paz e a alegria da salvação acompanha-nos todos os dias. O cristão já chegou ao monte Sião e entrou na cidade de Deus pela fé – Hebreus 12:22 - apenas aguarda a redenção do seu corpo – Romanos 8:23 – a glória da ressureição, mas já beneficia de todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais – Efésios 1:3 – temos tudo o que precisamos para a vida e para a piedade – 1Timóteo 6:6 e 2Pedro 1:3 – um novo nascimento, uma nova vida, cheia de fé e esperança, uma vida que vale a pena viver. Glória a Deus!

Na Palavra há todo o poder, esse conhecimento faz-nos vencedores!

No capítulo 7 de Actos, Estevão cheio do Espírito Santo pregou frente ao Sinédrio. Na sua pregação, disse que Moisés recebeu palavras vivas para as transmitir a eles. São as mesmas palavras vivas que o Senhor Jesus, o EU SOU, nos prega, para por elas vivermos. Cada um de nós tem o conhecimento do plano de salvação e redenção perfeito de Deus para nós; e cada um tem o seu lugar reservado na igreja, que é o santuário de Deus, para prestar o seu serviço. O apóstolo Paulo disse aos coríntios: "Pois Nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda a palavra e em todo o conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado" – 1Coríntios 1:5 a 7.

A fé nisto é algo maravilhoso!

Conhecer o Senhor Jesus é conhecer Deus! Que esta verdade se enraíze mais em nós.

Sem comentários: