terça-feira, 21 de outubro de 2025

OS PRESENTES DOS MAGOS

oferecidos ao Senhor Jesus quando do Seu nascimento, eram usados especificamente no lugar santo, dentro do tabernáculo no deserto e posteriormente no templo em Jerusalém.

Ouro - Metal que não perece, nem enferruja. Revestiu a arca da aliança e o altar de incenso. - Hebreus 9:4.

Incenso - Arão queimará incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, quando vier cuidar das lâmpadas, e também quando acendê-las ao entardecer. Será queimado incenso continuamente perante o Jeová, pelas suas gerações. Não ofereçam nesse altar nenhum outro tipo de incenso nem holocausto nem oferta de cereal nem derramem sobre ele ofertas de bebidas. Uma vez por ano, Arão fará propiciação sobre as pontas do altar. Essa propiciação anual será realizada com o sangue da oferta para propiciação pelo pecado, geração após geração. Esse altar é santíssimo a Jeová”. - Êxodo 30:7-10.

O altar de incenso era revestido a ouro - Êxodo 30:1-6 - e eu penso que esse altar representava as orações dos santos. - Apocalipse 6:9,10 e 8:3,4; Hebreus 9:3,4.

Mirra - A mirra era usada para fazer o óleo da unção. Esse óleo era usado para consagrar os utensílios do Lugar Santo - 1 João 2:20,27.

A mirra também era usada com as especiarias aromáticas nos corpos das pessoas que faleciam. Mirra e aloés envolveram o corpo do Senhor Jesus com faixas de linho após o Seu sepultamento - João 19:39, 40:

"E foi também Nicodemos (aquele que, anteriormente, se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro." 


A morte do Senhor Jesus, abriu-nos o caminho para o Santo dos Santos, rasgando o véu:

"Na verdade a mente deles se fechou, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido. De facto, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações. Mas quando alguém se converte ao Senhor, o véu é retirado." - 2 Coríntios 3:14-16.


Na antiga aliança, o sumo-sacerdote e todos os outros sacerdotes, eram ungidos com o óleo sagrado. - Exodo 30:22-33.

Nós igreja somos agora o santuário santo e sagrado de Deus. - 1Coríntios 3:16,17; daí a santidade, a consagração, isto é, a separação da mentalidade da carne em prol da mentalidade do Espírito, ser tão importante. - Romanos 8:2-11. 

A unção do Senhor que é a verdadeira permanece em nós:

"Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento...Quanto a vocês, a unção que receberam Dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção Dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam Nele como Ele os ensinou." - 1João 2:20,27.


Na antiga aliança, no Santo dos santos, o incenso misturado com sal era moído em frente às tábuas da aliança. Penso que esta era a representação do que viríamos a ser na Nova Aliança superior no sangue puro do Senhor Jesus: o sal da terra sempre na Presença de Deus: O Senhor Jesus é a Presença de Deus em nós. - Êxodo 30:22-38; Mateus 5:13; João 14:23.


Nada na Bíblia é ao acaso, tudo tem o seu significado e tudo aponta sempre para o Senhor Jesus. É por tudo isto que eu sei que a igreja tem de ser santa e separada do mundo, isto é, sagrada.

Estes presentes dos magos, tinham também estes significados, e foram oferecidos ao Rei dos reis e Senhor dos céus e da terra, o Salvador do mundo. 


Sem comentários: