COLOSSOS
Colossos era uma cidade da Frígia, perto da cidade de Laodicéia, na actual Turquia. Só existem ruínas hoje em dia mas no tempo do apóstolo Paulo havia lá uma igreja e o apóstolo Paulo, escreveu-lhes uma carta.
Na carta, Paulo ora para que eles com toda a sabedoria e todo o entendimento espiritual, conheçam plenamente a vontade de Deus e cresçam em toda a boa obra sendo fortalecidos com todo o poder, para perseverarem e serem pacientes com alegria dando graças ao Pai que os tornou dignos de participar do Reino da Luz, o do Seu Filho amado em quem temos a redenção, o perdão dos pecados.
Por vezes, parece-nos que o Senhor Jesus demora a vir, especialmente quando somos atribulados. Mas por outro lado quanto mais O conhecemos mais vemos como Ele é bom e amoroso; a sua bondade ainda levará alguns ao arrependimento e salvação.
A seguir o apóstolo descreve o Senhor Jesus dizendo que, Ele é a imagem do Deus invisível e o primeiro dos homens a ressuscitar para a glória. Também diz que tudo foi criado pelo Senhor Jesus e para o Senhor Jesus! Como o Senhor é a Palavra de Deus e tudo foi criado porque Deus falou, o Senhor Jesus é Deus. Afinal, antes de tudo ser criado, só havia Deus e o apóstolo disse que o Senhor é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste...tudo é tudo...só Deus, Todo-Poderoso pode realizar isto!
O mistério oculto, Paulo proclamou-o com toda a dedicação e devoção a Cristo, considerando tudo o que aprendeu antes de se converter como esterco, para poder ganhar Cristo.
Numa forma mais do que coloquial, eu diria que, Paulo foi um grande otário, segundo a doutrina de uns ditos cristãos, pois ele não precisaria de se converter para ser salvo, pois tendo sido israelita da tribo de Benjamim, o seu ADN seria um salvo-conduto para o Reino dos céus. Portanto, otário sim, porque sofreu imenso, para proclamar o evangelho do Senhor Jesus, sem ter necessidade disso; podia descansadamente ter-se mantido na antiga aliança, como "eleito", não ter tido desentendimentos com os seus pares que o levaram à prisão; continuar fariseu e pertencer àquele gangue que entregou o Senhor Jesus aos romanos para ser crucificado...e mesmo assim, salvar-se... mas não! Paulo considerou tudo isso como esterco! Converteu-se ao Senhor Jesus, porque a Verdade foi mais importante para ele do que a aprovação dos seus pares; proclamou o evangelho, enterrou a Lei e a antiga aliança e afirmou, peremptóriamente que só pela fé no Senhor Jesus é que se é salvo. Que grande machadada dá nas suas cartas a essa doutrina espúria de que: "no último dia, todo o Israel será salvo, visto os dons de Deus serem irrevogáveis"; como se Deus, a própria justiça e santidade manifestada no Senhor Jesus, não tivesse sido fiel àquilo que lhes prometeu, aos judeus, quando deixou um remanescente escolhido pela graça a Israel - Romanos 11:5,6. A prova é que, o próprio apóstolo Paulo e todos os outros apóstolos e discípulos de Cristo no passado bíblico e que foram judeus, não foram salvos apenas por serem judeus mas que pela fé, ao tomarem conhecimento da mensagem da cruz, converteram-se ao Autor da sua fé. Porquê? Porque no Senhor Jesus, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento e isto para que ninguém nos engane com argumentos falaciosos e de aparência convincente.
Que a sinagoga de satanás dê a César o que é de Deus, não me causa admiração, mas que ditos cristãos se vendam por trinta moedas de prata, é que é grave!
Deve ter sido por causa disto que Paulo afirmou que, no Senhor Jesus habita corporalmente toda a plenitude da divindade, no capítulo 2:9; e isto significa que ninguém inferiorize ou despreze o Senhor Jesus, julgando-o apenas um homem sábio ou um profeta ou mesmo um homem bom, mas que Nele está toda a plenitude da divindade. O Senhor um dia disse-lhes: "Se me conhecessem, também conheceriam o meu Pai" - e: "Quem me ê, vê o Pai" - João 8:19 e 14:9.
Uma vez mais, Paulo não quer que haja dúvidas na igreja, no que respeita ao que o Senhor Jesus Cristo fez por ela e que os que querem voltar à antiga aliança, aos ritos judaizantes e as suas festividades, é voltar às sombras e não há realidade que só se encontra no Senhor Jesus. A falsa religiosidade não tem valor algum para refrear os impulsos da carne, isto é, fazer com que se deixe de pecar.
A seguir, no capítulo 3:1, é-nos mostrada uma verdade fundamental do cristianismo e que me parece que muitos ditos cristãos se esquecem...ou desconhecem:"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas do alto...", ou seja: "Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do baptismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos baptizados em Cristo Jesus, fomos baptizados na sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do baptismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova."-Romanos 6:3,4.
Apenas aguardamos a redenção do nosso corpo (Romanos 8:23), porque nós os que cremos já chegámos pela fé ao "monte Sião, à Jerusalém celestial, à cidade do Deus vivo. Chegamos aos milhares de milhares de anjos em alegre reunião, à igreja dos primogénitos, cujos nomes estão escritos nos céus. nós chegámos a Deus, juiz de todos os homens, aos espíritos dos justos aperfeiçoados, a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel." - Hebreus 12:22.
Nós cristãos, não temos de nos curvar aos que se dizem "povo eleito de Deus" por se dizerem judeus; não temos de celebrar festividades nem ritos judaizantes, nem estender passadeiras vermelhas até ao muro das lamentações, porque nós cristãos não lamentamos nada, muito pelo contrário, regozijamo-nos, porque o nosso Salvador já veio, deixemos essas coisas para os incrédulos. Nós só temos de olhar para o Senhor Jesus, desejarmos ser santos e de ter temor a Deus; só isto já ocupará todo o nosso dia.
Mas porque a maioria, em vez de "procurar as coisas do alto", procura antes as coisas mundanas? A mim parece-me que basta colocarem o rótulo "golpel" para que julguem que não buscam o padrão do mundo: Ceo's "gospel"; presidentes "gospel", políticos "gospel"; cantores "gospel", médicos "gospel", psicólogos "gospel", show's "gospel", empresas "gospel" e assim sucessivamente. Ocorre-me por exemplo que, Lucas, o médico amado e que escreveu um Evangelho e o livro de Actos, nunca deu uma dica sequer como tratar um doente de um furúnculo que fosse mas relatou muitas curas miraculosas que o Senhor Jesus, os seus apóstolos e primeiros discípulos fizeram, pelo poder do Espírito Santo.
Nós igreja, é que somos os eleitos, na Nova Aliança superior no sangue puro do Senhor Jesus, derramado na cruz. Os israelitas foram os eleitos na antiga aliança, a linhagem escolhida para que o Senhor Jesus Cristo, o Salvador viesse ao mundo como homem e isso cumpriu-se há dois mil anos atrás, mais ou menos; agora, somos nós cristãos a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" - 1Pedro 2:9.
Nós somos o corpo de Cristo, e Ele é o Cabeça, a nossa autoridade máxima.
As coisas de Deus são simples, porém profundas. Cabe a nós pedir revelação e Ele prometeu que: quem pede, recebe! - Mateus7:8.
Sem comentários:
Enviar um comentário