sexta-feira, 10 de outubro de 2025

 MARANATA



Há quem diga que maranata significa:”O Senhor virá” mas a Young's Literal Translation diz: ”Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo seja anátema! O Senhor veio!” 1Coríntios 16:22; ou: “Se alguém não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema! Maranata!”


Assim deduzo que, Maranata não significa “O Senhor virá” mas que “O Senhor veio”, o que me parece muito mais consistente com o que o apóstolo Paulo escreveu aos coríntios, isto é, que: o Senhor já tinha vindo e quem não cresse Nele que fosse amaldiçoado (ou anátema).

O Senhor Jesus Cristo veio cumprir toda a Lei e trouxe a nova aliança no Seu sangue derramado na cruz. Esta é a verdade para todos... judeus e gentios.


Posto isto, dou um salto para a carta aos Romanos 11. Este é um capítulo também polémico, pois pululam na cristandade vários ensinamentos que também me parecem estranhos, à luz do Evangelho e do que creio ser o que o apóstolo Paulo está a ensinar neste capítulo. Paulo começa por dizer que também é israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim e que por isso Deus não abandonou o seu povo. O contexto é que, pela graça haveria um remanescente israelita, do qual ele fazia parte e por isso converteu-se pela fé ao Senhor Jesus Cristo, o Senhor.


Alguns ditos cristãos, dizem ainda hoje que temos de voltar aos antigos ritos da antiga aliança, porque a “salvação vem do judeus”, porque o Senhor Jesus disse isto à samaritana – Jo.4:22 – mas no versículo 26, esquecem-se de que Ele lhe disse também que era o Messias. Ora, o Messias é o Salvador e os samaritanos do povoado dessa mulher reconheceram-no como tal.

Pergunto eu agora: Porque razão é que o apóstolo Paulo se converteu? E Mateus, Lucas e todos os outros, de lá para cá, se converteram ao Senhor Jesus? Se no fim, todo o Israel será salvo? Porque se converteram eles e passaram as agruras porque passaram por se terem convertido ao Senhor Jesus? Afinal, segundo esse ensinamento, não precisariam de se converterem, o ADN deles asseguraria a sua entrada no Reino dos céus...ou não?...parece-me que não!

Assim houve um remanescente escolhido pela graça e se foi pela graça já não seria mais pelas obras (versículos 5,6). A Lei não salvou nem salva ninguém! Isto significa que não basta ser judeu e ter a Lei para se ser salvo.

Quem não aceita a graça de Deus e não recebe o Senhor Jesus Cristo, não está salvo e é um incrédulo, coisa que na sua maioria eles foram. Mas Deus é poderoso para enxertá-los novamente, caso não permaneçam na incredulidade- Romanos 11:23.

Nos versículos 26 e 27, o apóstolo Paulo citou a profecia de Isaías 59:20, 21 e de Jeremias 31:33,34 e elas foram cumpridas pelo Senhor Jesus, porque Paulo escreveu, citando: “Virá de Sião o redentor que desviará de Jacob a impiedade...”, e Ele já veio! O único Redentor!

E a profecia continua:”...E esta é - ou será – a minha aliança com eles quando eu remover os seus pecados.”... e Ele já os removeu...na cruz, para todo o que Nele crer, seja judeu, seja gentio!:”Nele temos a redenção por meio de Seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.” - Efésios 1:7.

Acaso há ainda mais alguma aliança, para além da aliança superior no sangue puro do Senhor Jesus? Acaso haverá mais uma aliança específica para os os supostos judeus na vinda do Senhor Jesus, quando Ele vier buscar a Sua igreja? Parece-me a mim, que não haverá mais nenhuma aliança feita com alguém, a não ser esta que o Senhor realizou na cruz; não há mais purificação no futuro para os supostos judeus: “Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.” - Colossenses 3:11. Esta é a verdade...ou não é? Alguém que se diga cristão, tem a coragem de dizer que este versículo de Colossenses 3:11, não é bem assim? Este não é um versículo não é taxativo? Claro que é!

O Senhor colocou todos debaixo da desobediência, para exercer misericórdia para com todos...judeus e gentios: “Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois Ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando no seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo Dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois num corpo, por meio da cruz, pela qual Ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio Dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.” - Efésios 2:11-22.

O que está a ser dito é que, de ambos os povos – judeus e gentios - Ele fez um e que a Lei acabou com vinda da nova aliança superior que o Senhor Jesus nos trouxe – a graça de Deus. Esta é a aliança que Isaías 59:20, 21 e de Jeremias 31:33,34, profetizaram.


Concluo então, que, Maranata significa:”O Senhor veio! E não que:”O Senhor virá!” É facto que Ele virá mais uma vez julgar o mundo todo, derramar a Sua ira e buscar a Sua igreja, mas o que está a ser ensinado em Romanos 11, é que estas duas as profecias de Isaías e Jeremias foram cumpridas pelo Senhor Jesus, o Redentor que desviou da impiedade todo o israelita que se converteu a Ele e trouxe uma aliança superior à antiga que remove os pecados de todo aquele que O receber. - Hebreus 8:10-13 e João 1:12,13.


Deixo aqui esta passagem de 1Pedro 2:9, onde o apóstolo ao dirigir-se para a igreja, escreveu: “... e vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que das trevas vos chamou para a sua maravilhosa luz...”; e o apóstolo Paulo numa carta a Tito 2:14, escreveu: “Ele entregou-se por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente dedicado à prática de boas obras.”


Sem comentários: