segunda-feira, 13 de outubro de 2025

 IMPORTA QUEM ELE É!


No "Dia do Senhor", que sabemos ser o sábado, pois o Senhor Jesus disse aos judeus que Ele é o Senhor do sábado, isto é, será Ele a decidir quem descansa na Sua glória...ou não..., o apóstolo João achou-se no Espírito e ouviu uma voz forte como de trombeta, por detrás dele - Apocalipse 1:10.

Impressiona a descrição que o apóstolo faz da representação angelical da Palavra de Deus, isto é, do Senhor Jesus - Ap.1:10 a 18. Sabemos que, o que o João viu foi o anjo do Senhor, pois o Senhor Jesus disse-lhe que o tinha enviado para que ele tornasse conhecida a revelação ao Seu servo João - Ap.1;1,2 e 22:16. O apõstolo João caiu como morto aos seus pés. Se pensarmos, que João foi o discípulo amado pelo Senhor e que O acompanhou no Seu ministério terreno até Ele subir aos céus já ressuscitado, esta reacção que João teve ao dar de caras com esta visão, é de causar grande admiração. A verdade é que João não reconheceu a voz do seu Mestre, uma voz forte como de trombeta. Eu não consigo imaginar o som dessa voz. 
Quando João se voltou, viu "alguém semelhante a um filho de homem" com uma veste que chegava até aos pés e um cinturão de ouro ao redor do peito. João também não reconheceu a figura do seu Mestre, a figura do servo de Deus feito homem, porém sem pecado. O que viu foi alguém com uma cabeça e cabelos brancos como a neve e olhos como uma chama de fogo. os pés como o bronze numa fornalha ardente e a voz - desta vez - como o som de muitas águas. Esta voz consigo imaginar; é como o som que as ondas fazem na rebentação, quase como trovões constantes a propagarem-se pelo ar. Ele tinha na Sua mão direita sete estrelas e da Sua boca saía uma espada de dois gumes. A Sua face era como o sol, quando brilha em todo o seu fulgor. Isto também imagino! O sol ao meio-dia fica tão branco de esplendor, que é difícil encará-lo.

Vou analisar a figura: os olhos como chama de fogo e pés como bronze numa fornalha ardente e a Sua face como o sol quando brilha intensamente. O fogo é o que consome o pecado e o mal; o nosso Deus é fogo consumidor. Vai ser o fogo que provará as nossas obras e é no lago de fogo e enxofre que satanás, os demónios e todos os ímpios, arderão para sempre. Na Sua mão direita está a igreja e da Sua boca saía uma espada de dois gumes:"Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada em toda a criação está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos Daquele a quem havemos de prestar contas" - Hebreus 4:12,13. Os olhos de Deus são como uma chama de fogo!

Um dia, o Senhor Jesus disse aos Seus discípulos: "Cada um será salgado com fogo" - Marcos 9:49.

A visão que João teve foi tão impactante, que ele desmaiou.

O apóstolo Paulo, escreveu aos coríntios, na sua 2ª carta 5:15,16: "E Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. De modo que, de agora em diante, a ninguém mais consideramos do ponto de vista humano. Ainda que antes tenhamos considerado Cristo dessa forma, agora já não O consideramos assim"; e este versículo de 2Coríntios 5, é dito na sequência dos versículos anteriores em que o apóstolo Paulo disse que todos nós deveremos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas, quer sejam más. E uma vez que conhecemos o temor ao Senhor, procuramos persuadir os homens...".É por isso que Paulo já não considera Cristo do ponto de vista humano, e este é o meu foco neste texto. Eu também já não considero Cristo apenas do ponto de vista humano. Ele já cumpriu o Seu ministério terreno; a Sua justiça já foi feita e abriu-nos o caminho de volta à vida eterna. Aquelas representações e imagens religiosas que supostamente o representam na cruz, em sofrimento e fraqueza já acabou! O Senhor já ressuscitou, há mais de dois mil anos; Ele já voltou para a Sua glória eterna e é Ele quem temos de temer, pois Ele será o Juíz de todos, o Rei Majestoso, Justo e o Poderoso Vencedor, o Rei dos reis voltará e todo o olhos o verá. 
O apóstolo Paulo escreveu na carta de 1Coríntios 15:25,26: "Pois é necessário que Ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo."; pois claro que Deus não se sujeita a Ele mesmo!
No Apocalipse, percebe-se que o Cordeiro está no meio do trono de Deus e que é Ele que abre os selos, envia os anjos com a sete trombetas e manda derramar os sete cálices da Sua ira. Até ao capítulo 22:3 de Apocalipse, o trono de Deus e do Cordeiro encontra-se no meio da Nova Jerusalém. Mas a partir do versículo 4, 5, desaparece o Cordeiro. E para onde Ele foi? Evaporou-se? Não! Ele voltou ao que sempre foi antes de tudo ser criado: Deus!
No versículo 6, o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas enviou o Seu anjo para mostrar aos Seus servos o que em breve as coisas que hão-de acontecer; e no versículo 16, o próprio Senhor Jesus informa: "Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas...".
Assim, há um só Senhor em toda a Bíblia, Aquele que é o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim - versículo 13, mas que se despiu da Sua glória por um tempo, para executar a Sua justiça na cruz. 
Há um só Deus e um só Espírito Santo, sobre todos, por meio de todos e em todos. O Senhor Jesus disse que Ele e o Pai fariam morada em nós crentes, por meio do Seu Espírito.
É por isso que digo: Importa quem Ele é, porque nós sem Ele, não podemos fazer coisa alguma - João 15:5. 

Sem comentários: