sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO VENCER NA FÉ


Há exemplos na Bíblia de pessoas que travaram o bom combate da fé e venceram. Foram pessoas que como nós tiveram dificuldades com o mundo que as rodeava, com as tentações de satanás, com os seus desejos, vontades e sentimentos... e venceram! Passaram por grandes adversidades e ainda assim depositaram a sua fé em Jesus Cristo. E isso ficou escrito para que nós contra toda a esperança, em esperança coloquemos a nossa fé também em Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. O episódio de Actos dos Apóstolos no capítulo 27 de 13 a 26, mostra-nos as palavras de Paulo diante da forte possibilidade de naufragarem durante a tempestade: Começando a soprar suavemente o vento sul, eles pensaram que haviam obtido o que desejavam; por isso levantaram âncoras e foram navegando ao longo da costa de Creta. Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva. Passando ao sul de uma pequena ilha chamada Clauda, foi com dificuldade que conseguimos recolher o barco salva-vidas. Levantando-o, lançaram mão de todos os meios para reforçar o navio com cordas; e temendo que ele encalhasse nos bancos de areia de Sirte, baixaram as velas e deixaram o navio à deriva. No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga. No terceiro dia, lançaram fora, com as próprias mãos, a armação do navio. Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento. Visto que os homens tinham passado muito tempo sem comer, Paulo levantou-se diante deles e disse: “Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo. Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe a vida de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito. Devemos ser arrastados para alguma ilha”.
Aqui está o segredo de vencer na fé nestas palavras: Paulo  declarou pertencer a Deus: apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço”; declarou servir a Deus: “e a quem adoro”; e afirmou a sua confiança na promessa de Deus: "Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito."
Você pertence a Deus? O Senhor Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador? Entregou a sua vida para Ele? Arrependeu-se de coração dos seus pecados e crê que Jesus os perdoou todos quando foi para a cruz do Calvário? Você adora só a Deus e a sua vida é pautada pela Sua Palavra que é a Bíblia? Se a sua fé é em Deus (no que está escrito na Bíblia) então só lhe resta descansar Nele. Repare que Paulo só tinha a promessa de que ía salvar-se daquela tribulação tempestiva mas não sabia como Deus iria fazer. Ele calculou que seriam arrastados para uma ilha mas nunca afirmou que Deus lhe tinha dito que seria isso que Ele iria fazer para os salvar. Daí ser tão necessária, a fé confiante em Deus. Temos a promessa de Deus mas não sabemos como Deus a vai concretizar: “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:9)
Deus sabe, o quanto eu preciso de ler e reler este episódio para me fortalecer, porque a fé vem por ouvir e ouvir a palavra de Deus. Ler e reler o que está escrito na Bíblia até entrar no meu coração. Neste momento, confio muito de que vou ser arrastada para uma ilha também.

Sem comentários: