domingo, 10 de janeiro de 2016

NADA DE NOVO A LESTE DO PARAÍSO
O surgimento de uma fé neo-pagã, cuja deusa é Gaia não é novidade para ninguém; nem sequer é novidade a alavancagem que dão das suas crenças através do activismo ecológico radical e muito menos as tentativas de promoverem um novo paradigma que tentará calar a Verdade e acabar com o Cristianismo que vêem como ameaçador ao seu modelo religioso, de uma eco-espiritualidade politizada que é centrada na terra. Os adeptos da religião verde, só ainda não especificaram publicamente como pretendem “acabar” com os cristãos a quem paradoxalmente chamam de “fundamentalistas”, de modo a atingirem os seus “elevados” objectivos religio-ecológicos. É que apontar objectivos não é o mesmo que implementá-los. O mais curioso é a posição “fundamentalista”da sua própria cosmovisão (entre aspas dado que usam o termo como sinónimo de alguém que não está disposto a abdicar das suas crenças) e serem eles próprios totalmente inflexíveis e sem disposição para aceitarem outras cosmovisões diferentes e em particular para acusarem o Cristianismo de todos os males que assolam este planeta.
O Homem inventa um deus à sua maneira, de acordo com os seus princípios e age como se Deus Soberano não existisse. Na realidade também isso sequer é uma novidade, a tentativa de calar a Verdade e de se vingarem no verdadeiro crente em Deus Criador; já Caim matou Abel naquele que foi o primeiro homicídio religioso da humanidade. O que fica por designar é a forma como pensam acabar com o Cristianismo e com os cristãos "fundamentalistas".
A Verdade é que Deus é de facto exclusivo como Criador e Salvador, e Soberano acima de tudo e todos. É facto também que Deus dotou-nos com liberdade para coexistirmos com crenças diferentes neste mundo que jaz no maligno (João 17:15 e Mateus 13:36-43); Ele dotou-nos com livre arbítrio para aceitarmos ou rejeitarmos a Sua salvação. E sim, Ele será o Juíz de toda a humanidade mas primeiro criou-nos à Sua imagem e semelhança e aos Seus olhos homens e mulheres são iguais (Genesis 1:27; 1Coríntios 11:11,12 e Colossenses 3:11) e que fique bem claro que, alguém que foi regenerado pelo Espírito do Senhor Jesus nunca abusará do seu poder contra a natureza, ao contrário do que esses neo-pagãos tentam mistificar. É um logro esse que tentam passar, de que é por causa do Cristianismo que existe o capitalismo selvagem e a exploração insana dos recursos do planeta. É tão ridículo como os acusarem de fazerem activismo ecológico radical enquanto se deslocam de carro, de barco ou de avião. Depois Deus enviou o Seu Filho Unigénito para que a humanidade pudesse ser salva e a natureza criada também fosse liberta da escravidão da decadência em que se encontra para vir a receber a gloriosa liberdade dos filhos de Deus (Romanos 8:18-22). O Senhor Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”(João 14:6) e é esta exclusividade contra a qual os neo-pagãos se rebelam, pois crêem noutra “verdade” e noutro caminho...o deles, sem terem a disposição para coexistirem com quem pense diferente...deles!

Portanto, o que se assiste é ao surgimento de uma fé neo-pagã, suficientemente hipócrita para usufruir da tecnologia que a livre iniciativa, o capitalismo e a exploração dos recursos do planeta colocaram à disposição deles, sem grandes remorsos, a qual não nos traz nada de novo. O novo paradigma para uma nova era global de que tanto se orgulham, de facto assenta em antigos mitos como o de Gaia e o da procedência animal do ser humano. E assim sendo, não há, de facto, nada de novo a leste do paraíso.

Sem comentários: