sexta-feira, 19 de junho de 2015



Embora eu não concorde com a doutrina calvinista, concordo com o comentário a Mateus 16:18 feito por um dos seus pregadores de nome John Macarthur, (onde se lê "eleitos" eu substituíra por "filhos (as) ou por fiéis) que diz assim:
"A imagem retórica desta passagem é frequentemente mal compreendida. Jesus não estava a sugerir que a igreja seria inacessível aos ataques do Hades. A palavra "portas" não sugere uma investida ofensiva. Portas não são armas, são obstáculos. Jesus estava a retratar o inferno como uma prisão, ao sugerir que as suas portas seriam incapazes de conter ou aprisionar a igreja.
Hades é a habitação dos mortos e é a palavra grega equivalente à hebraica Sheol (Salmos 6:5). A versão Revista e Actualizada traduz esta frase "as portas do inferno não prevalecerão contra ela" mas isso é enganoso. Jesus não estava a referir-se ao eterno tormento do inferno eterno; estava a afirmar que o sepulcro não poderia deter os eleitos. As portas da morte não foram capazes de deter Jesus e não podem manter cativo o cristão. "Ondes está ó morte a tua vitória? Onde está, ó morte o teu aguilhão?" (1Coríntios 15:55).
Na realidade, as portas do Hades não prevalecerão contra ela, é uma promessa de ressurreição.
A linguagem de morte e ressurreição estava a tornar-se um tema comum nos ensinamentos de Jesus. Ele sabia que os seus discípulos enfrentariam dias traiçoeiros e que todos (menos João) acabariam dando as suas vidas terrenas como mártires em nome de Jesus. Ele estava prestes a dizer-lhes: Quem quiser salvar a sua vida perde-la-á; quem quiser perder a sua vida por minha causa acha-la-á (Mateus 16:25).
Porém antes, Jesus asseverou-lhes que o sepulcro não poderia reter os seus eleitos. Esse assunto permeia todo o Novo Testamento. Visto que Cristo venceu a morte, os crentes não precisam temê-la:"Havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele (Romanos 6:9); tampouco a morte tem domínio sobre aqueles que, pela fé, estão unidos a Cristo. O Senhor Jesus prometeu: "Porque eu vivo, vós também vivereis" (João 14:19). 
Na visão do Apocalipse, o Senhor Jesus declarou: "Não temas, Eu sou o Primeiro e o Último e Aquele que vive, estive morto mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno (Hades).

O comentário bíblico de F.Davidson diz também:
"A interpretação mais comum deste trecho sempre era a de que os poderes do mal nunca prevalecerão contra a igreja de Cristo. Embora verdade, o sentido mais real é que a morte nunca vencerá finalmente os crentes, visto que todos ressuscitarão um dia. 
A palavra "inferno" - do grego hades - significa "sepulcro" (do hebraico sheol)".


Importante reter também, é que a Igreja de Cristo, que é o Seu Corpo e da qual Ele é o Cabeça (autoridade máxima), não é uma instituição eclesiástica ou organização formada apenas por homens mas é quando o Espírito Santo passou a operar no meio dos homens e eles reunem-se para adorar o Senhor em espírito e em verdade.


Sem comentários: