terça-feira, 15 de novembro de 2011


 É radical mesmo!

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos. (Lucas 9:23 a 26).


O que significa negar-me a mim mesma? E o que abrange essa negação? O que o Senhor Jesus quer dizer com isto de negar-me a mim mesma? As palavras que se seguem escritas no evangelho de Lucas, exemplificam o que o Senhor Jesus diz, o que significa e qual a abrangência dessa negação. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará”. Para mim são palavras muito belas mas totalmente radicais para a minha compreensão e vontade. E também para o mundo em que vivemos. Foram  pronunciadas há dois mil anos atrás e continuam a ser radicais e absolutamente divinas. Elas mudam-nos por dentro e sem o poder de Deus Pai, por causa do Senhor Jesus e através do Seu Espírito Santo, é completamente impossível de as aceitar quanto mais de as praticar. Leia com calma, ponderando em cada frase e perceberá o quanto elas são contrárias à nossa natureza, ao nosso ego, ao que nos foi ensinado desde sempre. Como relutamos em decidir (ao desejarmos de todo o nosso coração e ao pedirmos ao Senhor em oração que nos ajude a fazer a Sua vontade e não a nossa), que queremos de facto praticá-las sinceramente. E como elas mudariam a nossa vida para sempre. Será mesmo isto que queremos? Percebe que quem as praticar estará cheio do Espírito Santo? Mas é isso que queremos? Literalmente? Porque o Senhor Jesus diz que tem de ser assim para O seguir e não como nós pensamos que é! Porque tudo o que tem a haver com o amor-próprio e o orgulho, estará de rastos. E somos nós que queremos que assim seja: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Terá de ser assim sem lamúrias, sem olhar para trás!


Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo aquele que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam. E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim. E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral. Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso. (Lucas 6:27 a 36).


Quanto mais nos negamos, mais amamos! Quanto mais amamos, mais próximos do Senhor Jesus, mais comunhão com o Seu Espírito Santo. O Senhor Jesus diz assim em 1Coríntios 13:8: O amor nunca perece. E em 1 Coríntios 1:21: Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

Sem comentários: