sexta-feira, 23 de setembro de 2011

com amor em Cristo

No texto “Mortos para o pecado” escrevi, que o capítulo 6 de Romanos, é como uma lâmpada que nos ilumina e nos direcciona no bom caminho, porque ele incentiva a nos considerarmos mortos para o pecado e também a morrermos para a nossa carne ou o nosso ego. Gostaria de avançar um pouco mais para o capítulo 7 e 8, destacando alguns versículos que irão ajudar a entender, o que eu vejo acontecer com tantas pessoas que se dizem crentes no Senhor Jesus Cristo. São elas leitoras da Bíblia, ouvintes de muitas pregações e ainda assim a percorrerem um caminho diferente do meu. Você já frequentou uma congregação na qual o pastor ou líder espiritual esteja seriamente preocupado com a sua “saúde espiritual”? Ou seja, tenha verdadeiro empenho em lhe mostrar, na Bíblia e em corpo de Cristo, o que você está a fazer de errado para que possa largar o pecado e consertar-se com o Senhor? Mas, para que o pecado se mostrasse como pecado, ele produziu morte em mim por meio do que era bom, de modo que por meio do mandamento ele se mostrasse extremamente pecaminoso. (Romanos 7:13b). E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:3b,4)
Parece-me que a grande tendência destes últimos tempos é as ovelhas quererem ser cabras e as cabras continuarem a serem cabras. Você já foi impelida, como que a ser empurrada interiormente, totalmente contra a sua carne a continuar a frequentar um local desses? Quem acha que a impeliu culto após culto a ir até lá? O Espírito Santo ou outro espírito? Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.(Romanos 8: 5-8). Vamos supor que você acreditou que era o Espírito Santo a dirigir os seus passos até uma congregação dessas, então porque você deixou de a frequentar? A sua carne não gostava do que ouvia? Não simpatizava com o pastor? Tinha medo do que poderia descobrir sobre si própria? Não queria os seus pecados expostos? Ou simplesmente não os quer abandonar? Eu acredito profundamente que quando pedimos a Deus para que Ele nos mude, Ele conduz-nos a um "local" em que temos sempre de tomar uma decisão. Primeiro porque Ele é bom e misericordioso o tempo todo e depois porque Ele, mesmo quando pedimos, nunca vai contra o nosso livre-arbítrio. Ele mostra-nos o caminho certo e o que estamos a fazer de errado. Ele mostra-nos! E depois podemos dizer como disse Paulo em Romanos 7:24,25: Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!; ou não! Muitas pessoas chegadas a um “local" desses conduzidas pelo Espírito Santo, decidem que afinal não eram nada “empurradas” pelo Espírito Santo, porque “Deus não quer que ninguém se sinta mal, desconfortável e contrariada; não por força nem por violência; Se Deus é amor e não força ninguém como é que eu posso ficar com a barriga às voltas desta maneira? Não, não pode ser Deus, nem o pastor pode ser tão franco e directo, dessa maneira uma pessoa até se sente ofendida! Que ele primeiro tire a trave do seu próprio olho antes de apontar os pecados aos outros”. Foi isto que a fez abandonar essa congregação? Ou podem também ter sido pensamentos do género: “Não quero continuar mais a vir aqui, afinal existem também outras congregações abençoadas por Deus, que falam a Palavra, que também são corpo de Cristo e nas quais eu me sinto mais à-vontade”. Se foi de facto assim que aconteceu consigo pergunto-lhe o seguinte: Quero dizer-lhe com amor em Cristo, que está a resistir ao Espírito Santo! Está a servir à religião e a si própria e isso não é nada bom. Deus usa pessoas para que:Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos”. (2Timóteo 4:1-4). Sabe o que é um mito? É uma coisa ou uma pessoa que não existe mas que se supõe real, ou coisa só possível por hipótese ou ainda uma coisa resultante da imaginação. Você está a viver uma esperança irrealizável. Você quer que seja o próprio Deus a vir ter consigo pessoalmente para corriji-lo (a) e não aceita que nenhum pastor ou irmão em Cristo faça isso consigo, pelo Espírito Santo. O Senhor Jesus quando quer falar algo que é MUITO importante repete assim: “Na verdade, na verdade vos digo! E diz: “Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: ‘Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada’ (não precisa de disciplina nem de correcção da parte de ninguém). Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego, e que está nu. Dou-lhe este conselho: Compre de mim ouro refinado no fogo, e você se tornará rico; compre roupas brancas (seja santa) e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar. Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se. Eis que estou à porta e bato (você está a ouvir?). Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo. “Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. (Apocalipse 3:14-22).

Sem comentários: