VENHA A NÓS O TEU REINO - 2ªparte
Jesus fez uma promessa muito poderosa a todo aquele que a ler na Sua Palavra que é a Bíblia:
Atos dos Apóstolos 1:8
“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.”
Como Jesus não faz excepção de pessoas e não muda (“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.” – Hebreus 13: 8), essa promessa está ainda em vigor, e esse poder pode ser recebido por todo o filho de Deus que esteja disposto a pagar o preço de ser um seguidor de Jesus Cristo.
Atos dos Apóstolos 2:2 a 4
“De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.”
Atos dos Apóstolos 2: 17 e 18
“ ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. (O Espírito Santo foi derramado sobre toda a Humanidade e não só sobre aqueles que estavam em Jerusalém à dois mil anos atrás). Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão.”
Atos dos Apóstolos 2: 38 e 39
“Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja baptizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês, para os seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, o nosso Deus, chamar”.”
Atos dos Apóstolos 8: 14 a 17
“Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo, pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.”
A capacidade para fazermos a obra de Deus vem do Espírito Santo:
2ª carta aos Coríntios 3: 5
“Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.”
Efésios 3: 20
“Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que actua em nós…”
É o Espírito Santo que nos dá os Seus dons para que a igreja ou congregação, seja edificada e possa crescer em amor.
1ª carta aos Coríntios 12:4 a 11
“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de actuação, mas é o mesmo Deus quem efectua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.”
O Espírito Santo dá-nos também o Seu fruto, que são características da Sua personalidade a operar em nós.
Gálatas 5: 22 e 23
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.”
E funções ministeriais para nos tornarmos participantes da Sua divindade.
Efésios 4: 11 a 13
“E ele (Jesus designou e o Espírito Santo distribui conforme quer) designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
1ª carta de Pedro 4: 10
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”
1ª carta aos Coríntios 14: 12
“Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja.”
Esta é uma orientação que o apóstolo Paulo dá a cada cristão, que verdadeiramente queira servir a Deus. Este texto tem uma 3ª e última parte. Clique aqui!
Sem comentários:
Enviar um comentário