quinta-feira, 16 de outubro de 2025

DOIS PONTOS

"Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por isso, alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a Sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer Nele para a vida eterna.  

Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus seja honra e glória para todo o sempre. Amém!" - 1Timóteo 1:15-17.

Ponto 1 - O apóstolo Paulo diz que se não fosse a misericórdia do Senhor Jesus a perdoar-nos não alcançaríamos a vida eterna. E que, ele bem sabe que não merecia por ter sido um pecador dos piores, mas alcançou a misericórdia e o Senhor Jesus usou-o para que servisse de exemplo àqueles que haveriam de crer para a vida eterna. Este ponto é muito claro e taxativo: Sem o Senhor Jesus não há vida eterna !

Ponto 2 - Este ponto é o foco deste meu texto, pois parece-me que este é um ponto polémico na cristandade. O Senhor Jesus toma muitas formas e designações na cristandade: É um arcanjo ou a segunda pessoa da trindade, é um deus sem ser Deus, enfim muitos são os "piropos"...

Mas o apóstolo Paulo orou: "Ao Rei eterno...":Quem é o Rei eterno?, Paulo como que responde: "O Deus único. imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém!"

O Rei eterno é o Deus único, imortal e invisível", certo? O meu interesse é identificar na Bíblia, quem é este Rei eterno.

Nesta mesma carta a Timóteo mas agora no capítulo 6:13-16, o apóstolo escreveu: "Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristoa qual, a seu tempo, mostrará o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhoresAquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder Sempiterno. Amém! 

Qual foi então a boa confissão que o Senhor Jesus fez frente a Pilatos, quando ele perguntou ao Senhor se Ele era rei? E o Senhor respondeu:“O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”. “Então, você é rei!”, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De facto, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

Penso que Pilatos deve ter pensado que o Senhor Jesus não significava nenhuma ameaça para ele nem para Roma, além de que o deve ter achado um pouco lunático. Ali estavam as autoridades religiosas de Israel, a entregarem-lhe esse homem que lhe dizia que o Reino dele não era deste mundo, quando a ele, Pilatos, parecia-lhe mais que a inveja, é que era a rainha dos sacerdotes judeus.

Agora já sei quem é o Rei eterno, mas Paulo parece estar a escrever sobre dois seres: o Senhor Jesus e Deus; mas eu pergunto: quem é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, na Bíblia? O apóstolo João, em Apocalipse 17:14, responde: "Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com Ele, chamados, eleitos e fiéis."

Portanto, só o Senhor Jesus é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, não vejo outro na Bíblia!

Desde que o Senhor Jesus subiu aos céus que ninguém O vê! Nunca ninguém viu esse Deus feito de glória e luz, só há dois mil anos atrás é que os judeus daquele tempo viram a imagem e o resplendor dessa glória no Senhor Jesus feito homem...mas sem pecado! Os israelitas no deserto a caminho de Canaã, viram e ouviram a voz de Deus mas não viram figura alguma; e Moisés quando entrava na Tenda do Encontro para falar com Jeová, ouvia a voz que lhe falava do meio dos dois querubins de cima da arca da aliança - Números 7:89 e Deuteronómio 5:23.

Acredito que nós humanos, não estamos aptos físicamente  para ver o Senhor Jesus como Ele é agora sem termos corpos glorificados, a visão seria forte demais para os nossos corpos mortais.

O apóstolo Paulo caiu por terra quando ía a caminho de Damasco e a luz vinda do céu brilhou ao seu redor. Ele ouviu a voz do Senhor e ficou cego por três dias. Creio que é por isso que Paulo escreveu que:"...a quem nenhum dos homens viu nem pode ver" - 1Timóteo 6:16. 

Ora, ao Rei Jesus Cristo, imortal, invisível, ao único Deus  poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder Sempiterno. Amém! 

Este poderia ser o resumo deste texto!

Sem comentários: