domingo, 21 de setembro de 2025

Por Ele e para Ele são todas as coisas!


"Assim diz Jeová, o Seu redentor, que o formou no ventre:"Eu sou Jeová, que fiz todas as coisas, que sozinho estendi os céus, que espalhei a terra por mim mesmo..."(Isaías 44:24).

"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
Este estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1-3 -Young's Literal Translation

(Os destaques a bold e as maiúsculas nas referências ao Senhor Jesus são da minha autoria).

Isaías acreditava num único Deus Criador e Soberano nos céus e na terra e afirma de forma peremptória que Deus criou tudo e sozinho. O apóstolo João afirmou que sem a Palavra - ou o Senhor Jesus - nada do que existe teria sido feito. Percebe-se nestas passagens que, Deus e o Senhor Jesus que, é a Palavra poderosa de Deus, são um e o mesmo. Deus pronunciou a Palavra: "Haja luz, e houve luz."(Genesis 1:3). Se fossem dois deuses - ou como muito gostam de acreditar que são duas pessoas distintas - e se nada do que existe, sem o Senhor Jesus, não teria sido feito, significa que Deus por si só não teve poder para criar nada, visto que a Bíblia descreve a forma como Deus tudo criou: pela Sua Palavra.

"Ele é a imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação pois Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. Ele é antes de todas as coisas e Nele tudo subsiste". (Colossenses 1:15-17).

O apóstolo Paulo aos colossenses afirmou que o Senhor Jesus criou tudo e é só pelo Seu poder imenso que tudo subsiste. O apóstolo Paulo afirma que o Senhor Jesus é "antes de todas as coisas", que Ele mesmo criou, isto é, que Ele é Eterno (um atributo divino) antes de haver algo criado O Senhor Jesus É. Esta é uma das muitas provas bíblicas de que o Senhor Jesus nunca poderia ser um ser criado, pois Ele É antes de toda a criação porque TUDO foi criado por Ele e para Ele; mais ninguém tem o poder criador nem de sustentar todas as coisas, nos céus, na terra e debaixo da terra.

O apóstolo Paulo, tal como o profeta Isaías e o apóstolo João, foi monoteísta e portanto a única conclusão a que se pode chegar pelas afirmações dos três escritas nas Escrituras Sagradas, é que Deus e o Senhor Jesus são o mesmo Deus Criador que sozinho estendeu os céus e espalhou a terra "por Ele mesmo" (profeta Isaías); 
que sem Ele nada do que existe teria sido feito (apóstolo João); 
e "todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele" (apóstolo Paulo).

Sem comentários: